Skip to main content

Último dia de 2019. Hora de olhar pra trás e rever os nossos passos, aprender com as pegadas que deixamos durante o ano. O que tivemos de mais efetivo na luta pela conservação das onças-pintadas? E na proteção do lobos-guarás? O que podemos fazer para melhorar e ajudar ainda mais neste processo?  São muitos aprendizados. Diversos planos para 2020. Um sentimento enorme de gratidão por todos que caminharam ao nosso lado e tornaram o nosso trabalho ainda mais positivo. Junto de tudo isso, também há um sentimento de esperança, de que estamos no caminho certo e que ainda há muito a ser feito. 

Céu, uma das onças monitoradas por nós. (Foto: Gustavo Figueirôa)

Nós acreditamos que todo o mal causado pelo ser humano, tanto para a flora quanto para a fauna, também pode ser revertido pelo próprio ser humano. Por isso, fazemos uma corrente do bem! Nos conectamos à parceiros que tenham o mesmo objetivo que o nosso: proteger a biodiversidade brasileira, em especial as onças-pintadas, lobos-guarás e seus habitats.   

PARCERIAS FEROZES

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a cada um de nossos colaboradores, desde a equipe executiva, conselheiros até o time que está sempre em campo. É a dedicação e união de todos que torna esse sonho uma realidade.  Agradecemos também pela confiança de nossos antigos parceiros: Bank of America, Pandhora e The Secular Society. Já vínhamos de um histórico muito positivo com eles, que se manteve durante o ano, fortalecendo os laços da nossa “corrente do bem”.  Além disso, também tivemos a honra de começar novas parcerias. Aumentamos o alcance e o impacto de nossa mensagem da melhor forma possível! Em 2019, pudemos contar com a Land Rover, Isa CTEEP, Fairfax e Empty Clothing Co. para continuar atuando na proteção da fauna selvagem brasileira. Muito obrigado a todos vocês! 

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

Janeiro – Entrada dos novos guias

Para trabalhar o ecoturismo com ainda mais força e eficiência, nós reforçamos o time dos guias logo no começo do ano. 

Victória Pinheiro, uma das novas integrantes da nossa equipe de campo. (Foto: Onçafari)

João Brachur, Stephanie Simioni e Victória Pinheiro trouxeram toda sua bagagem de experiências com educação ambiental, animais selvagens e comunicação com o público para potencializar o nosso trabalho e ajudar ainda mais na conservação. 

Julho – Reintrodução da Vivara e Pandhora 

No mês de julho, nós tivemos a alegria de concluir o processo de reintrodução das onças Vivara e Pandhora, que retomaram sua liberdade em meio à mata da Amazônia. Após vários meses de trabalho árduo para reabilitar os dois felinos e ensiná-los a serem selvagens novamente, nós pudemos finalmente devolvê-los à natureza em segurança. O case de sucesso foi exibido em uma reportagem do Fantástico (Rede Globo), que, mostrou não apenas o trabalho realizado por nós com apoio de nossos parceiros, mas também confirmou que a interferência do ser humano, quando feita do jeito certo, pode ser muito positiva para a biodiversidade. 

Agosto – PL da caça

Também em setembro, nos juntamos ao Instituto SOS Pantanal, Freeland, Mater Natura, Aliança Pró Biodiversidade e Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação na campanha #TodosContraACaça.  Em uma manobra relâmpago, deputados alteraram o texto do Projeto de Lei 3723/2019, o PL dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). De última hora, adicionaram ao texto alguns parágrafos que permitem o abate de animais silvestres dentro das propriedades rurais.   A pressão nas redes sociais surtiu um efeito positivo, pois conseguimos viabilizar a aprovação de um texto mais brando, menos problemático. Essas são pequenas vitórias que fazem do nosso trabalho tão gratificante. 

Setembro – Fogo no Pantanal

Em setembro, um grande incêndio devastou parte do Refúgio Ecológico Caiman, onde atuamos no Pantanal. Foi de longe o pior incêndio que já enfrentamos na história do Onçafari e do próprio Refúgio. Porém, é das cinzas que renascemos. Nesta foto vemos o mesmo local em dois diferentes momentos. A de cima, logo após o fogo ter devastado a área, a de baixo, tirada recentemente por nossa parceira Claudia Gaigher. Isso mostra que o Pantanal é resiliente, como nós. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas estamos empenhados em recuperar o que foi perdido. Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que doaram por meio de nossa campanha no Brasil e no mundo, além dos parceiros que nos ajudaram de alguma forma, como a ISA Cteep, Bank of America, Instituto PremieRpet e Tetra Pak.

Setembro –  Lançamento da Jaguar Parade Brasil 

No dia 25/09, nós tivemos a honra de participar do lançamento da Jaguar Parade Brasil. O evento contou com a presença de patrocinadores, parceiros, artistas e apoiadores, que uniram-se para prestigiar a magnífica junção de arte urbana com a conservação das onças-pintadas. 

Foto: Jaguar Parade Brasil

O movimento artístico, que durou até o dia 29/11, foi um verdadeiro sucesso! Ao todo, foram vendidas 46 obras durante o leilão beneficente, que geraram R$ 631.500,00. Metade do valor arrecadado está sendo destinado ao Onçafari, SOS Pantanal, AMPARA Animal e Panthera Brasil, para que possamos continuar o gratificante trabalho de proteção da espécie! O Onçafari foi a instituição beneficiada com o maior número de onças. Durante o leilão, tivemos 20 esculturas exclusivas arrematadas, mais 21 adquiridas durante a pré-venda. Ou seja, o valor levantado com o arremate dessas 41 onças está sendo destinado apenas ao Onçafari, tornando o trabalho em conjunto para captação de recursos bastante efetivo. 

Outubro – Transferência do Jatobazinho

Em outubro, iniciou-se também uma nova fase na vida do Jatobazinho. Ele foi transferido para Corrientes, na região de Iberá na Argentina, onde deve ganhar a liberdade em breve! Jatobazinho foi resgatado em Agosto de 2018 na região de Corumbá. Depois de um processo de recuperação, ele veio para nosso recinto no Refúgio Ecológico Caiman, onde aplicamos o mesmo processo de reintrodução pelo qual passaram Isa e Fera.

Foto: Mario Haberfeld

Ele será solto em uma área onde onças-pintadas estão extintas há anos, nos alagados argentinos de Iberá, e este trabalho só foi possível graças ao trabalho conjunto de diversas instituições públicas e privadas do Brasil e Argentina, como: Onçafari, Refúgio Ecológico Caiman, Conservation Land Trust (CLT), Onças do Rio Negro, UFMS, IMASUL, Crás Campo Grande, Cenap, ICMBio dentre outras. Vida longa e livre ao Jatobazinho!

Novembro – Exposição Pantanal 

No dia 01/11, uma exposição com uma causa genuinamente nobre em sua essência aconteceu em São Paulo: a Exposição Pantanal. O evento, produzido pela galeria Wickbold, trouxe fotos tiradas no Pantanal por Donal Boyd, um renomado fotógrafo de natureza. Além do Onçafari, outras organizações estiveram envolvidas nesta exposição em prol da conservação. Metade dos valores arrecadados com a venda das fotografias foram destinadas ao Onçafari e Instituto SOS Pantanal. Ambas as organizações viabilizaram a vinda de Donal Boyd e sua equipe, a BTS, para o Brasil.

Umas obras que estavam na Exposição Pantanal. (Foto: Donal Boyd)

Novembro – Parceria com a Empty

Em novembro também tivemos o imenso prazer de anunciar um dos nossos novos parceiro: Empty Clothing Co A Empty é uma marca brasileira de vestuário. Desde 2011 possui uma linha de roupas voltada para a conservação do meio ambiente, mostrando a natureza em seus produtos, como a linha ECCO (Ecologia, Conservação, Consciência e Observação). Uma porcentagem de toda receita gerada com os produtos da linha ECCO será destinada ao Onçafari, para que continuemos nosso trabalho em prol da conservação da biodiversidade. Você se veste com qualidade, conforto, estilo e ajuda as onças-pintadas e lobos-guarás ao mesmo tempo!

Camiseta Pegadas | Verde

As camisetas são demais, e algumas são estampadas com fotos das onças que monitoramos no Pantanal! Acesse o link e garanta a sua!

Novembro – Parceria com a Land Rover 

No dia 29 de novembro, Dia Internacional da Onça-pintada, tivemos duplo motivo para comemorar. Primeiro, celebramos o animal encantador para o qual nos dedicamos todos os dias. Segundo, tivemos a honra de anunciar a parceria do Onçafari com a Land Rover, uma das empresas que mais desfruta da natureza e, por isso, entende a necessidade de conservá-la. O match não poderia ser maior.  Alinhada ao nosso propósito de proteção ambiental, em especial das onças-pintadas, a Land Rover nos cedeu uma Discovery Sport personalizada, totalmente compatível com o espírito do Onçafari. O carro, que atende às necessidades do Pantanal, será utilizado por nossa equipe para qualquer movimentação de pesquisa científica e/ou ecoturismo dentro do Refúgio Ecológico Caiman. 

Novembro – Lançamento do site novo

Em novembro nosso site ficou de cara nova! Isso mesmo, nós inauguramos recentemente o nosso novo site, cheio de novidades sobre os biomas e animais com os quais trabalhamos! Agora temos nosso blog integrado ao site, uma página completa sobre as onças-pintadas, lobos-guarás e outras espécies de mamíferos, além de muita informação sobre nossos projetos e frentes de trabalho. Então, sinta-se à vontade para navegar aqui no site e conhecer melhor nosso trabalho.    Muito positivo. Esse foi o balanço de 2019. Para 2020, esperamos que a luta pela conservação da biodiversidade seja ainda mais efetiva! Vida longa e livre para todos os animais! 

1 comentário

  • RODRIGO CRIPPA AMARAL disse:

    Boa noite, sou um apaixonado por animais de todas as espécies, principalmente onça pintada, tenho como objetivo um projeto voltado a conservação desse animal, estou em Tocantins com uma área próxima ao parque Estadual do Cantão, é nesse local onde pretendo montar minha base nesse projeto. Gostaria de saber se existe possibilidade e interesse da Onçafari em formar uma parceria nessa empreitada, algum tipo de filial, extensão…etc
    Sou iniciante nesse processo, mas boa vontade, tempo e empenho não me faltam, preciso de orientação e de um norte para seguir no caminho correto.
    Desde já agradeço a atenção.
    Rodrigo Amaral
    17 99178-8346