O Onçafari

Membros da equipe

O Onçafari é formado por uma equipe interdisciplinar, composta por biólogos, veterinários, guias de campo e até um ex-piloto de corridas.

Conheça o perfil de cada um dos profissionais apaixonados pelo que fazem, que formam esta equipe incrível.

Executivo

Mario Haberfeld

CEO/Fundador

Mario nasceu em São Paulo, Brasil, e desde pequeno sempre teve duas paixões: carros de corrida e vida selvagem. Após uma longa carreira, de quase 20 anos, no automobilismo, com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, resolveu se dedicar integralmente à conservação da vida selvagem. Visitou várias partes do mundo a fim de conhecer diversos projetos de conservação de animais, como gorilas, tigres, ursos polares, pandas, leopardos, leões, etc.. Depois, Mario decidiu fundar o Onçafari com o objetivo de conservar a biodiversidade brasileira, auxiliando no desenvolvendo das comunidades locais por meio do ecoturismo e da ciência.

Simon Bellingham

Co-fundador

Simon é natural do Zimbábue, onde, desde criança, desenvolveu uma paixão pela natureza. Começou como guia de vida selvagem profissional na África do Sul trabalhando para vários importantes grupos de pequenos hotéis que fazem ecoturismo como forma de conservação. Foi progredindo na carreira e hoje é certificado com o mais avançado nível de sua profissão na África do Sul. Ao conhecer Mario, os dois traçaram um plano de como fomentar o ecoturismo no Brasil. Após várias visitas ao Pantanal ficou claro que, para que qualquer plano desse certo, a onça-pintada teria que ser incluída.

Paula Amaral

Analista de Gestão

Teve seu primeiro contato com a área financeira quando ganhou uma bolsa de estudos em administração no SENAC/SP. O curso fez toda diferença e abriu as portas para atuar na área, onde trabalhou por 6 anos em um projeto de formação de tenistas, responsável pela área de prestação de contas ao Ministério do Esporte. Tem paixão por viajar, pela natureza, conhecer novos lugares e seu hobby e segunda área de atuação é a confeitaria, onde também se formou pelo SENAC/SP.

Lélia Bárbara Doumit

Gerente de Marketing

Formada em Relações Internacionais pela FAAP e com MBA em Marketing pela ESPM conta com mais de 10 anos de experiência em marketing digital trabalhando em multinacionais e os últimos 5 anos empreendendo com o próprio negócio. Apaixonada pela natureza, por viagens e pessoas. Praticante de Yôga e vegetariana fez seu primeiro safari em 2017 na África do Sul quando se encantou ainda mais pelos animais e o meio ambiente. Hoje lidera o time de marketing do Onçafari.

Germano Knorr

Diretor Financeiro

Sempre esteve imerso no universo dos esportes, começou a jogar tênis aos 5 anos de idade e continuou seguindo sua paixão até sua graduação em Business Administration, com foco em finanças, na Whintrop University/USA, onde cursou a faculdade como student athlete. Em 2014 concluiu seu MBA em Global Management pela Thunderbird School of Global Management/USA. Germano possui mais de 10 anos de experiência nas áreas financeira e administrativa adquiridas trabalhando em empresas nacionais e nos Estados Unidos. Atuando em planejamento financeiro, desenvolvimento estratégico, identificação de oportunidades de negócio, aliando gestão de pessoas para alcance de objetivo organizacionais. Seguiu sua trajetória de amor ao esporte, não mais como atleta, mas na área administrativa, e agora entra em um novo universo, diferente, porém tão interessante quanto o esporte, o mundo da biodiversidade.

Juliana Werdesheim Altona

Consultora de Marketing e Estratégia

Formada em Administração de empresas pela PUC-SP, passou por renomadas empresas multinacionais e nacionais, onde por mais de 15 anos atuou com estratégia de negócios, liderou grandes marcas, promoveu inovações e lançamentos de produtos e gerenciou relevantes campanhas de comunicação. Suas grandes paixões são: sua família - casada e mãe de 3 filhos -, natureza e viagens. E foi assim, em uma de suas viagens com sua família para o Pantanal, que se encantou com o Onçafari. Juliana juntou-se como consultora de gestão, estratégia e marketing.

João Almeida

Diretor de Operações

João nasceu em São Paulo e já criança se apaixonou pela área socioambiental, por influência principalmente de seu pai e de sua mãe, que há muito atuam para melhorar a situação ambiental e social no Brasil. Se formou em Biologia (USP) em 2006, e desde então vem dedicando a sua carreira à agenda socioambiental, com ênfase em conservação da biodiversidade, proteção animal e outros projetos positivos relacionados, nos diferentes biomas brasileiros. Em 2010 concluiu o seu mestrado (USP), quando comprovou os efeitos negativos de certos tipos de poluentes para a flora e a fauna. Entre 2010 e 2017, no setor de consultoria ambiental atuou como líder de projetos socioambientais, cuidando de agendas como fauna, flora e áreas protegidas. Em 2018 iniciou sua trajetória no 3º setor, à época como gerente de vida silvestre na organização internacional World Animal Protection (WAP), o que incluiu liderar campanhas para transformar o setor de turismo e garantir que as experiências com animais selvagens fossem responsáveis. Nos últimos anos na WAP João atuou como diretor executivo da ONG no Brasil. A partir de agosto de 2022 João lidera a área de operações do Onçafari.

Amanda Guedes

Analista de Marketing Jr.

Amanda é bióloga e educadora formada pela Universidade de São Paulo (USP), com grande interesse pela conservação da biodiversidade, educação e comunicação científica. Durante a graduação, participou de diferentes projetos de extensão universitária para estudantes do ensino básico e foi voluntária em projetos de educação ambiental para conservação de ecossistemas marinhos. Participa de projetos de divulgação científica por meio de podcasts e vídeos, atuando desde a produção de roteiros à edição dos episódios. Fazer parte da equipe Onçafari é uma grande realização para Amanda e importante oportunidade de unir a ciência, a educação e a produção audiovisual em prol da conservação do meio ambiente.

Carina Toledo

Assistente Administrativo

Formada em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com uma bolsa de 100%, realizou o sonho de trabalhar em uma Big Four, atuando por 4 anos na área técnica e contábil de auditoria externa da PwC, onde desenvolveu habilidades técnicas e interpessoais.

Fez curso de marketing digital onde aprendeu a vender produtos digitais através de anúncios nas redes sociais e realizou pequenos trabalhos como Freelancer criando conteúdo para blogs de diversos nichos. Seus hobbies são tocar piano, ler e cozinhar.

Ama viajar, observar e registrar as paisagens.

Encontrou no Onçafari uma grande oportunidade de contribuir, mesmo que indiretamente, na conservação do meio ambiente.

Felipe Oricchio

Analista de Projetos

Felipe costuma dizer que não se tornou biólogo, mas que nasceu biólogo. Desde muito novo era clara sua admiração pela natureza. Em 2012 se formou bacharel em ciências biológicas pela USP e seguiu sua carreira acadêmica, concluindo o mestrado em 2015 e o doutorado em 2019, ambos em ecologia e evolução. Após este período decidiu compreender melhor outras áreas de atuação de um biólogo e trabalhou por três anos como analista ambiental na área de consultoria, produzindo diversos estudos e relatórios de impacto ambiental nos mais diferentes ambientes. Em 2022 ingressou em um MBA em Data Science. Ingressou no Onçafari em abril de 2023 como analista de projetos. Hoje vê seu papel na empresa como um privilégio e uma grande responsabilidade, pois enxerga esta oportunidade como uma chance real de lutar pela conservação da biodiversidade brasileira.

Jéssica Donelli

Assistente de Marketing

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Jéssica tem notável envolvimento e dedicação à divulgação científica da fauna brasileira e à conservação ambiental. Seu envolvimento abrange projetos de extensão para redes sociais e mídia tradicional, além da criação de um jogo de cartas de divulgação científica para estudantes de escolas públicas em uma iniciação tecnológica, o qual resultou na participação do prestigioso European Conference on Research in Science Education (ESERA). Além disso, sua pesquisa na iniciação científica e estágio concentrou-se no estudo de bacteriófagos como alternativa ao uso de antibióticos para tratamento de doenças bacterianas em plantas e animais, demonstrando sua preocupação com o impacto ambiental por esses compostos. Seu compromisso com a biodiversidade é refletido de maneira abrangente, desde seus projetos até sua função no marketing do Onçafari, o que ressalta sua versatilidade e paixão por contribuir tanto para o avanço científico quanto para a sociedade em geral.

Equipe de campo

Lilian Rampim

Coordenadora de Operações da Base Caiman Pantanal

Graduada em Ciências Biológicas em 2005 com pós-graduação em Manejo e Conservação de Animais Silvestres, sempre almejou trabalhar com animais, tendo suas primeiras oportunidades no Zoológico de São Paulo, onde atuou como pesquisadora de pequenos felinos e bióloga aprimoranda. Trabalhou também em Centro de Animais Silvestres e, posteriormente decidiu ampliar seus conhecimentos em vida-livre, quando iniciou pesquisas com felinos da Serra do Mar. Compõe a equipe do Onçafari desde 2012 e possui funções de coordenação da equipe de campo, organização de dados coletados, apresentação de palestras, dentre outras funções executadas em escritório e também no campo.

Leonardo Sartorello

Coordenador de Reintrodução

Biólogo, iniciou sua carreira em 2004 trabalhando com patologia clinica. Em 2006 ingressou no Zoológico de São Paulo para atuar como educador ambiental e com manejo de mamíferos silvestres. Complementou sua experiência com animais silvestres em cativeiro trabalhando na Fundação Animália (CETAS). Também realizou o monitoramento de animais silvestres na Serra do Mar, entre SP e RJ. Ingressou no Onçafari em 2012, realizando habituação de onças-pintadas e capturas para monitoramento. Coordena o Centro de Reintrodução do Onçafari, Pantanal e Amazônia. Realiza monitoramento de onças-pintadas no estado do Pará com o apoio da FAB – Força Aérea Brasileira, na base do Onçafari localizada na Pousada Thaimaçu. É o responsável técnico (Pantanal e Amazônia) em reintrodução, capturas e monitoramento de onças-pintadas e onças-pardas frente ao Cenap/IcmBio.

Eduardo Fragoso

Coordenador de Ciência

Natural de Santa Catarina, Edu é um biólogo formado em 2014 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é o coordenador da frente Science do Onçafari. Desde o início da carreira, vem se dedicando à pesquisa e conservação de mamíferos, com ênfase em predadores de topo, como onças-pintadas, pumas e lobos-guarás. Passou a integrar a equipe do Onçafari em 2015, trabalhando com armadilhamento fotográfico, coleta, compilação e análise de dados, rastreamento e habituação de onças-pintadas no Pantanal e de lobos-guarás no Cerrado. Possui profundo interesse em ecologia, comportamento e estratégias para a conservação dessas espécies em vida livre.

Bianca Machado

Guia Bilíngue e Bióloga

Bióloga licenciada, se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - campus Macaé em 2022. Sempre foi apaixonada por felinos tanto silvestres quanto domésticos e trabalhar com esses animais sempre foi um sonho de infância. Desde o primeiro período da faculdade se envolveu em pesquisas com mamíferos: seu primeiro estágio foi com monitoramento de pequenos mamíferos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba realizado pelo Laboratório de Zoologia da URFJ-Macaé. Também participou do projeto "Avaliação dos efeitos de Gasodutos e Oleodutos na Mastofauna e análises da eficácia de medidas mitigatórias" em Silva Jardim-RJ em parceria com a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Associação Mico-Leão-Dourado. Nesse projeto teve o primeiro contato com o monitoramento de fauna por armadilhas fotográficas e encontrou a linha de pesquisa que gostaria de seguir. Além disso, descobriu na licenciatura a paixão por ensinar e estar em contato com pessoas de diferentes contextos culturais, abraçando o desafio da educação ambiental. Hoje em dia atua como bióloga e guia bilíngue na base do Legado das Águas na Mata Atlântica com o foco no monitoramento de Onças-pardas e Jaguatiricas.

Rachel Befi

Auxiliar de Campo

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP) em 2023, direcionou toda a graduação para o trabalho com animais silvestres. Realizou estágios em diferentes instituições, mas se encontrou principalmente durante seu tempo na Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo, onde conheceu pessoas que pensavam a conservação da fauna integrada ao cuidado social e cultural. Ainda nesse escopo, desenvolveu projeto de iniciação científica trabalhando dados da vigilância da fauna na cidade enquanto ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas.

Atualmente trabalha no Onçafari com monitoramento de fauna por armadilhamento fotográfico, tendo essa oportunidade como uma grande e especial realização profissional.

Luan Ramires

Guia Onçafari e Auxiliar de Reintrodução

Nascido e criado em fazenda que trabalhava com turismo rural em Miranda-MS, desde pequeno sempre gostei muito de natureza e tive muito interesse em conhecer a fauna e flora pantaneira. Na minha adolescência, descobri minha paixão por aves e fotografia, e comecei a guiar passeios no Pantanal do Delta do Salobra. Em 2022, comecei a estudar ciências biológicas e também tive a grande oportunidade de entrar para o time Onçafari, onde atuo como guia de campo e auxiliar no Centro de Reintrodução de Animais Silvestres.

Natália Cará

Guia Onçafari e Bióloga

Natural de São Paulo, Natália se formou como bacharel e licenciada em Ciências Biológicas em 2014. Começou a fazer voluntariados e estágios pelo mundo em 2013 e não parou mais, tentando trabalhar com o máximo de espécies possível, alternando entre resgate e reabilitação e pesquisa de campo, tendo passado por países da África, Américas do Sul, Central e do Norte.

Conheceu o Onçafari durante seu estágio no Projeto Arara Azul, em 2018, onde se encantou pelo pantanal e sua biodiversidade. Seguiu seu caminho, mas sempre pensando em voltar.

Apaixonada por encontrar e fotografar animais e observar seus comportamentos, recentemente descobriu uma nova paixão: compartilhar esse amor com outras pessoas e fazê-las se apaixonarem pela natureza também!

Depois de anos, finalmente voltou para o pantanal em 2023, onde agora trabalha como guia bilíngue e bióloga do Onçafari, realizada e com muito orgulho.

Pedro Reali

Guia Onçafari e Biólogo

Biólogo formado em bacharelado e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP) em 2017, sempre se interessou no estudo, conservação e divulgação da biodiversidade. Já atuou em unidades de conservação marinha e participou de projetos de conservação com outras espécies ameaçadas. Fez intercâmbio acadêmico na Austrália, onde estudou um ano de biologia na Universidade de Queensland, Brisbane, aprimorando seu conhecimento sobre conservação. Para ele, trabalhar no Onçafari descobrindo mais a respeito do maior felino das Américas e compartilhando seu fascínio com os visitantes é uma grande realização pessoal e profissional.

Stephanie Simioni

Guia Onçafari e Bióloga Coordenadora da Base Legado das Águas e Coordenadora da Frente Social

Bióloga formada em bacharelado e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP), acumulou experiências de estágios e voluntariados relacionados à conservação e educação ambiental, suas áreas de maior interesse. Fez intercâmbio na University of Canterbury, Nova Zelândia, onde expandiu seu conhecimento sobre esses temas e atuou como voluntária em uma ONG local. Estagiou na Divisão de Fauna Silvestre de São Paulo e desenvolveu uma pesquisa sobre as interações humano-fauna na cidade. Apaixonada pelo que faz, acredita que conservação ambiental e transformação social devem andar juntos. No Onçafari desde 2019, hoje coordena a frente Social e as operações da ONG em uma das bases na Mata Atlântica.

Fabio Souza

Guia Onçafari e Biólogo

Biólogo natural de Miranda-MS, formou-se em 2019, pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Passou a integrar a equipe do Onçafari em 2021, trabalhando com armadilhamento fotográfico, coleta, rastreamento e habituação de onças-pintadas no Pantanal. Possui grande interesse em ecologia, comportamento animal e conservação.

Maria Julia Sternberg

Guia Onçafari e Bióloga

Cresceu em Ilhabela/SP, onde se apaixonou pela natureza e se tornou consciente da necessidade de conservar a biodiversidade e da importância do ecoturismo para esse fim. Formou-se em biologia, com o propósito de estar envolvida em áreas que colaborassem para a manutenção saudável dos ecossistemas.
Se envolveu em projetos de pesquisa e ações que visassem uma agricultura sustentável e por isso, ao fim da graduação ingressou em um mestrado na ESALQ/USP com o objetivo de compreender o uso de microrganismos como produtos alternativos ao uso de agrotóxicos.
Após essa vivência, despertou seu desejo por trabalhos diretamente relacionados à conservação da biodiversidade. Por isso, decidiu viver mais próxima da vida silvestre, aprender com mestres do Cerrado, como o Lobo-guará, e trocar aprendizados com aqueles que visitam esse bioma. Com muita satisfação, atua como guia bilíngue e bióloga na base Trijunção no Cerrado.

Rodrigo Falcão Ventura

Guia Onçafari e Biólogo

Desde pequeno, sempre foi apaixonado pela natureza e por animais de todas as formas e tamanhos, o que naturalmente, fez com que ingressasse na área da biologia. Formado bacharel em ciências biológicas em 2018 pela Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí-SP e pós graduado em biodiversidade e conservação. Rodrigo trabalhou por 6 anos na Associação Mata Ciliar, onde adquiriu experiência durante a graduação com trato e manejo de fauna silvestre, atividades de enriquecimento ambiental e bem estar ex-situ. Depois de formado, realizou atividades de educação ambiental, cursos e palestras, tendo também trabalhado no setor de vida livre, onde prestou consultorias e trabalhava com resgates e solturas de animais silvestres. Sempre teve grande admiração pela fauna brasileira, e o pantanal abriga nomes de peso nessa admiração, como onças pintadas, tamanduás bandeiras, sucuris e jacarés, e ao encontrar a chance de estuda-los e conviver com eles no Onçafari, além de compartilhar de sua admiração pelo pantanal com os hóspedes, não pensou duas vezes.

Adauto Ferreira

Guia Onçafari

Pantaneiro de raiz, Chipa, trabalhou durante muitos anos no campo. Com muita habilidade, manejava gado de um lado para o outro, foi tratorista e até barqueiro. Por ter nascido na região, possui vasto conhecimento da flora e da fauna pantaneira. Se juntou à equipe do Onçafari em 2018 e recebeu treinamento de guias profissionais africanos. Está tão realizado nesta profissão que decidiu constituir sua família dentro da Caiman. Sua filhinha pantaneira nasceu em 2019 e, em breve, acompanhará seu pai nas jornadas em busca da onça-pintada.

Juninho Correa

Guia Onçafari

Nascido e criado na aldeia IPEG, no distrito de Taunay, em Aquidauana, Juninho é da etnia Terena e desde jovem vive em contato com a natureza, ajudando no campo com manejo de gado. Já adulto, foi contratado como brigadista do PrevFogo - IBAMA, prevenindo e combatendo incêndios na região onde sempre viveu. Trabalhou 05 anos para a instituição, onde também foi chefe de brigada e chefe de esquadrão. Juninho adora aprender coisas novas e estar em contato com a natureza. Em 2023 iniciou suas atividades de guia de campo do Onçafari, na base Caiman – Pantanal, onde ama aprender com as novas pessoas e experiências que vive a cada dia.

Mario Nelson Cleto

Guia Onçafari

Nascido e criado no Pantanal, Mario Nelson trabalha como guia de campo do Onçafari desde 2015. O Pantanal é a sua casa e ele o conhece como a palma de sua mão. Também possui experiência com manejo de gado, tendo crescido observando seu pai e seu avô trabalhando no campo. Foi treinado por guias profissionais africanos e até visitou este continente para aprender a falar inglês e se comunicar melhor com hóspedes estrangeiros. Adora guiar e cada vez mais aprende novos hábitos da fauna pantaneira, principalmente da majestosa onça-pintada.Foi contratado para trabalhar na manutenção do Refúgio Ecológico Caiman aos 20 anos de idade. Fazia de tudo um pouco. Lá teve contato com os pesquisadores do Projeto Onçafari. Foi aprendendo com eles que devemos respeitar a onça. Passou a sair para observar o animal à tardinha. Foi contratado pelo Onçafari como guia de campo.

Hoje leva os turistas pela mata, atravessa rios e lagoas, apresentando não só as pintadas, mas também tamanduás, araras, tuiuiús, veados-campeiros, garças reais e azuis.

Participa das capturas junto com os veterinários e biólogos. Antes ele tinha medo da onça. Hoje tem medo dela ser extinta.

Diogo Lucatelli

Biólogo e Treinador de Guias

Desde que se formou biólogo pela Universidade Federal da Bahia em 2011, Diogo tem trabalhado como guia de natureza no Pantanal. Ele juntou-se ao time em 2012 como guia, biólogo e rastreador. Em sua carreira, aumentou sua experiência como guia liderando viagens a várias outras áreas do Pantanal, mas a parceria nunca cedeu. Através do Onçafari, Diogo atendeu treinamento de rastreamento de animais e, mais recentemente, a um curso de dois meses de guia de safaris na África do Sul. Hoje, ele é responsável pela temporada de seleção e treinamento de guias tanto do Onçafari como do Refúgio Ecológico Caiman. Agora, em 2021, está tocando o Projeto Tapirapé, um novo esforço conjunto pioneiro da Caiman e Onçafari para monitorar e habituar antas. Nosso objetivo é estender o sucesso da habituação das onças ao maior mamífero terrestre do país, e para isso Diogo passa seus dias rastreando e tentando entender melhor estas criaturas maravilhosas.

Taile Nascimento

Assistente de Campo e Pesquisa

Nascida na Caatinga, na cidade de Jacobina, interior da Bahia. Passou a maior parte da infância rodeada de muitos bichos que havia na cidade. Crescendo assim um amor por animais, trabalhou por 7 anos com animais domésticos, tendo suas primeiras oportunidades em hotel e creche para cães. Se formou em Radiologia, com especialização em veterinária. Nesse meio tempo, fez cursos nas áreas de comportamento animal, enriquecimento ambiental e técnicas de levantamento de mastofauna. Com o propósito de estar ainda mais envolvida com animais selvagens, foi em busca de trabalhos diretamente relacionados à conservação da biodiversidade.

Atua como assistente de campo e pesquisa, com ênfase no monitoramento por rádio-telemetria, rastreamento e armadilhamento fotográfico, sendo uma enorme realização morar no coração do Cerrado, trabalhar no Onçafari com os grandes carnívoros de vida livre, em especial as onças-pintadas.

Isabela Meniz

Guia Onçafari e Bióloga

Bióloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e logo no início da faculdade, realizou um voluntariado pelo ICMBio na Chapada dos Guimarães, o que despertou sua paixão pelo Cerrado, decidindo trabalhar em prol da conservação deste bioma. Desde então, atuou por dois anos como monitora ambiental no Parque Ibirapuera, pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (UMAPAZ), onde expandiu suas habilidades com público e guiagem ao ar livre, além de realizar atividades acadêmicas e trabalhos sociais. Estagiou no laboratório de Ecologia Vegetal no Instituto de Biociências - USP, desenvolvendo um jogo educativo sobre espécies exóticas invasoras do Cerrado. Estudou os efeitos da fragmentação do Cerrado na distribuição de populações da Lobeira (Solanum Lycocarpum St Hil.) no Brasil, tendo os resultados desta pesquisa apresentados no Congresso Nacional de Botânica de 2021.

Hoje, Isabela atua como Bióloga e Guia bilíngue, sendo uma grande realização morar no coração do Cerrado trabalhando com Lobo-Guará, contribuindo para conservação da biodiversidade e partilhando com as pessoas todo esse amor pela natureza.

Gabriela Burattini

Bióloga

Gabriela é formada no bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação estagiou no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), onde teve sua primeira experiência trabalhando com animais silvestres. Também realizou atividades de campo para monitoramento de avifauna e mastofauna. Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2022, onde investigou a dieta e conservação da anta brasileira. Atua como bióloga de campo com ênfase nos monitoramentos por armadilhamento fotográfico. Para ela, é uma grande satisfação poder aplicar sua experiência num projeto em prol da conservação da biodiversidade.

Marcos Ávila

Guia Onçafari e Biólogo

Natural de Goiânia (GO), Marcos é biólogo formado pela Universidade Federal de Goiás. Logo no início da graduação já começou a desenvolver projetos de pesquisa com ecologia de mamíferos no Cerrado, foi monitor por 2 anos de disciplinas de Zoologia, fundou a Liga Acadêmica de Ciências Forenses e foi membro do Laboratório de Ecologia Teórica, Metacomunidades e Ecologia da Paisagem (TheMetaLand). Depois de formado atuou como consultor ambiental, realizando levantamento e monitoramento de fauna com mamíferos. Desenvolveu atividades relacionadas com Ecologia do Fogo como pesquisador voluntário do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio. Apaixonado pela biodiversidade brasileira e com muita vontade de estar próximo à natureza, hoje, atuando como Guia Bilingue no Onçafari, realiza um sonho de vida e segue com um sorriso no rosto e um coração alegre para ajudar a conservar toda a vida do nosso planeta.

Lucas Morgado

Guia Onçafari e Biólogo

Sou biólogo formado em bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2020. Sempre fui o tipo de biólogo apaixonado por mato, que gosta de estar em meio à natureza e os animais. Em 2016 fiz uma graduação sanduíche em Perth, na Austrália. Já trabalhei em variadas áreas da Zoologia, com ênfase na Ornitologia, possuindo experiência com observações, censos acústicos e visuais de aves. Entre 2018 e 2020 atuei como Educador Ambiental no Jardim Botânico da UFJF, recepcionando e guiando escolas e turistas, além de participar na elaboração de projetos voltados à educação ambiental e divulgação científica. Foi lá que descobri que gostaria de trabalhar mostrando as maravilhas da nossa fauna e flora para as pessoas. O onçafari se mostrou a oportunidade perfeita para eu atuar profissionalmente no que amo.

Chiara Bortoloto

Guia Onçafari e Bióloga

Nascida e criada em Brasília, no centro do Cerrado, sempre teve grande apreço pela natureza e a vida silvestre do bioma. Foi voluntária em um zoológico e reserva na África do Sul, no qual sua paixão pelos grandes mamíferos e a conservação destes cresceu muito. Formada em Biologia pela Universidade de Brasília (UnB), estagiou por 4 anos no Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação, com foco principal na herpetofauna do Cerrado. Nesse estágio aprendeu muito sobre a grande diversidade de anuros e sua importância ecológica, além de estudar a importância e necessidade da conservação deste bioma. Ainda durante a graduação trabalhou em um projeto de extensão com foco em educação ambiental para as escolas de Alto Paraíso de Goiás, GO. Com o crescente desejo de trabalhar com a conservação da Savana mais biodiversa do mundo, é uma grande realização fazer parte da Equipe Onçafari, contribuindo com a preservação do Lobo Guará, animal que está intimamente relacionado a este bioma.

Giovanna Leite

Guia Onçafari e Bióloga

Bióloga formada pelo Mackenzie, durante a faculdade atuou com educação ambiental e divulgação científica e foi voluntária no CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres no Estado de São Paulo.

Após sua formação, obteve experiência na comunicação, produção de textos e conteúdos voltados para a conservação da biodiversidade quando trabalhou na GreenBond Conservation. Realizou trabalhos voluntários no Rio Grande do Norte com o monitoramento de ninhos de tartarugas marinhas.

Sua paixão sempre esteve na conservação e por isso, uniu as mídias sociais e a fotografia para divulgar a preservação da natureza. Hoje, é guia bilíngue e bióloga no Onçafari na Base da Caiman Pantanal, realizando um enorme sonho de poder trabalhar com a conservação das onças-pintadas.

Bruno Carvalho

Coordenador Socioambiental da Base Reserva São Francisco do Perigara

Formado em biologia e com mestrado em ecologia (UEPG e UFPR). Dedico a minha vida aos trabalhos com fauna desde 2006, com experiência no registro, inventariamento, manejo e liderança de projetos relacionados à fauna em todos os biomas do Brasil. Tenho especial interesse e afinidade na pesquisa e conservação de mamíferos terrestres e aves, especialmente grandes araras. Hoje atuo como coordenador socioambiental da Reserva São Francisco do Perigara.

Silvana Oliveira Brandão

Cozinheira

Nascida e criada no Retiro São Bento, munícipio de Barão de Melgaço - MT, Silvana após terminar os estudos, trabalhou na Escola Estadual de São Pedro de Joselândia, como cozinheira, preparando a refeição para todos os alunos.
Mãe de dois filhos e com uma risada e astral contagiantes, Silvana hoje é uma orgulhosa e querida cozinheira na Reserva São Francisco.

Lucinete Silva

Cozinheira

Nascida e criada na região do Perigara na beira do rio São Lourenço, Lucinete sempre morou na região.
Quando criança Lu estudou na escola que tinha na Fazenda São Francisco.
Depois de crescida já trabalhou em diversas fazendas e pousadas das cercanias como por exemplo na pousada Arara-azul, pousada Treze, pousada Triunfo, fazenda Tarigara e Fazenda São Francisco. Trabalhou como cozinheira principalmente, mas também como camareira e garçonete.
Na Reserva São Francisco é a responsável pela cozinha onde encanta a todos com seu tempero maravilhoso e seu bom humor cativante.

Vitor Kogue

Serviços Gerais

Vitor Kogue é indígena Bororo nascido na aldeia Perigara. Desde cedo aprendeu com o pai a trabalhar na lavoura, realizando as mais diversas funções na roça, da capinada à colheita das plantações da família.
Formou-se em um curso de saneamento básico focado em saúde indígena e trabalhou por alguns anos como técnico de enfermagem na aldeia Perigara.
Na Reserva São Francisco, Vitor é responsável pelo desenvolvimento e plantio das mudas de bocaiuva e manduvi. Sempre disposto a todo tipo de trabalho, desempenha com afinco todos os serviços de manutenção da Reserva que lhe sejam designados.

Roberto do Prado Souza

Tratorista

Nascido na região de São Pedro de Joselândia, Roberto cresceu com a família na beira do rio São Lourenço.
Desde sempre aprendeu com os pais o trabalho na terra, plantando e colhendo alimentos como arroz, feijão, mandioca, milho e muitos outros.
Depois, Roberto trabalhou muitos anos na Fazenda Santo André, hoje parte da RPPN do Sesc Pantanal, onde iniciou com o trabalho como vaqueiro e depois aprendeu a trabalhar com o trator, adquirindo experiência e maestria para operar todo o tipo de implemento do trator como roçadeira e grade.
Hoje, na Reserva São Francisco, desempenha com muito gosto a função de tratorista, cultivando o encanto e admiração pela vida selvagem da região em que cresceu.

Everson de Alvarenga Brandão

Vaqueiro

Nascido e criado no Retiro São Bento, munícipio de Barão de Melgaço, MT, Everson ou Dundo como é conhecido na região, cedo aprendeu a lida do campo. Exímio cavaleiro, aprendeu a desempenhar todo tipo de função com o gado.
Dundo trabalhou durante 8 anos na RPPN do Sesc Pantanal, como brigadista de incêndio, porém adquirindo também rica experiência com o ecoturismo, guiando turistas visitantes da RPPN bem como dando apoio logístico aos pesquisadores que trabalhavam na Reserva.
Hoje, na Reserva São Francisco, Dundo trabalha no campo com a pecuária extensiva, além de dar suporte em todo tipo de serviço de manutenção da Reserva sem poupar esforços.

Lourenço Custódio Marques de Souza

Operador de Máquinas

Lourenço nasceu na cidade de Poconé, MT. Começou a trabalhar em fazendas da região como auxiliar de cozinha. Na Fazenda Campo Novo teve a oportunidade de aprender a dirigir trator e depois foi expandindo sua expertise em outros tipos de máquinas como pá carregadeira, d-4, d-8, trator de esteira entre outras.
Trabalhou como operador de máquinas no combate aos incêndios de 2020 junto à DEPAN, fazendo a contenção do fogo na transpantaneira.
Hoje na Reserva São Francisco, Lourenço ou Marruco como é mais conhecido, é o operador de máquinas, responsável pela manutenção de todos os acessos da Reserva. Reabrindo e mantendo estradas, permitindo que tanto as pessoas quanto a fauna local possam se deslocar com mais facilidade.

Joacy de Campos

Gerente Geral da Reserva

Nascido em Poconé, MT, desde cedo Joacy auxiliava o pai, Jose Francisco de Campos, na gestão das fazendas de sua família.
Neste período aprendeu todo o tipo de trabalho capaz de se imaginar no mundo do agronegócio e da mineração, de cargos administrativos à lida no campo. Dessa forma, se tornou um gerente que não só sabe gerir com maestria, mas também opera todas as funções diárias com propriedade.
Hoje, Joacy é o grande responsável pelo funcionamento do dia a dia da Reserva São Francisco do Perigara, sendo um líder respeitado e admirado por todos.

Wellington da Silva Moura

Capataz

Nascido e criado em Pimenteira, município de Barão de Melgaço. Boiadeiro legítimo, Wellington ou Careca, como é conhecido na região, montou a cavalo pela primeira vez aos três anos de idade.
A lida do dia a dia foi aprendida com seu avô, Jose Dias, com quem aprendeu não só a montar, mas também todo o tipo de lida com o gado: da domada de cavalo bravo, à laçar gado no campo e conduzir grandes boiadas por longas distâncias Pantanal a fora.
Trabalhou no campo em diversas fazendas da região do Perigara, como na Fazenda Campo Novo, Fazenda Tarigara e na Fazenda São Francisco desde 2011.
Desde a aquisição da Reserva São Francisco pelo Onçafari, Wellington é o capataz, o grande responsável pelas cabeças de gado manutenidas na Reserva.

Conselho consultivo

Alexandre Bossi

Alexandre Bossi é CEO e um dos fundadores do Pandhora ao lado de Isaías Lopes. Possui uma carreira profissional construída em instituições como o Mauá Capital, o Pactual e foi um dos sócios fundadores da Brasil Capital. Iniciou sua carreira na Cannel Capital, em São Francisco, na Califórnia (EUA). É formado em Economia pela Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo está intimamente ligado à preservação do meio ambiente: preside o SOS Pantanal e é conselheiro do Onçafari, entre outras organizações.

Ana Cristina Haberfeld

Ana Cristina Medeiros Haberfeld é economista de formação e hoje dedica-se a desenvolver roteiros de viagens especializados em experiências únicas. Mãe orgulhosa de 2 filhos, Roberto e Mariana.
Um dos maiores prazeres do seu trabalho é apresentar o Pantanal para os seus clientes mais exigentes e perceber que eles assim como ela se apaixonaram pelo contato com a natureza.

Arri Coser

Com mais de 40 anos de expertise no mercado de alimentação, o empresário consagra o setor de restaurantes investindo em churrasco e pizza, com as redes NB Steak e Maremonti.

Fernando von Zuben

Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UNICAMP, atuou em empresas químicas como Monsanto e Shell e alimentos, Nestlé. Foi responsável pela área ambiental mundial da Tetra Pak, baseado em Lund, Suécia. Foi diretor de meio ambiente da Tetra Pak América Latina, desenvolvendo tecnologias para reciclagem de materiais como o processo a Plasma Térmico. Exerceu a presidencia do CEMPRE, Compromisso Empresarial para a Reciclagem por dois mandatos. Secretário do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo em 2017. Atualmente está a frente da EnviroPartners, especializada em sustentabilidade empresarial.

Marina Courrol

Advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Ambiental pelo COGEAE PUC/SP, mestre em Direito Político e Econômico com ênfase em Mudanças Climáticas pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi professora assistente do Módulo de Mudanças Climáticas da especialização em Direito Ambiental do COGEAE PUC/SP. Atualmente atua na área ambiental e do terceiro setor. No Onçafari é a responsável pelas questões jurídicas da associação.

Pedro Camargo

  • Fundador do Mantenedouro de Onças Pintadas Santa Rosa
  • Conselheiro da SOS Pantanal
  • Conselheiro da Rede de proteção e conservação da Serra do Amolar
  • 16 anos de experiência em Value Investing
  • Sócio fundador e gestor da Trilha Investimentos (2013-hoje)
  • Sócio fundador da Pandhora Technologies (2016-hoje)
  • Trabalhou como trainee na Skopos Administradora de Recursos (2007) e foi analista de empresas sênior na DEC Investimentos (2003-2013)
  • Gestor credenciado pela CVM desde março de 2010 e possui certificação CGA (ANBIMA)
  • Formado em Economia pela FAAP (2007) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP/Fipecafi (2008)"

Roberto Klabin

Formado em Direito pela USP, envolvido com o movimento ambiental desde 1977. Fundador de varias ONGs entre elas a Fundação SOS Mata Atlântica da qual foi presidente durante 22 anos.

Robert Betenson

Bobby tem descendência européia, porém nasceu e foi criado no Brasil. Se formou em Gestão Hoteleira na Suíça e foi gerente do Refúgio Ecológico Caiman por 5 anos, onde sua paixão por natureza aflorou e virou um importante valor em sua vida. Depois do Pantanal, Bobby trabalhou com hotéis corporativos antes de fundar a Matueté em 2001, uma produtora de viagens de alto nível situada em São Paulo.

Robert Kozmann

Robert Kozmann Jr. tem 28 anos de experiência no setor financeiro, com passagens por São Paulo, Frankfurt, Londres e Nova Iorque. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo de Operações na América Latina em um dos maiores bancos Norte Americanos, baseado em Nova Iorque.
Robert é conselheiro em diversas organizações não governamentais. Participa como voluntário em maratonas auxiliando atletas com necessidades especiais, auxilia na construção de casas para pessoas carentes, além de atuar em diversas iniciativas de proteção do meio ambiente.
Em seu cargo atual, também participa de diversos comitês e fóruns na América Latina, incluindo o Comitê de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, Comitê de Risco Reputacional e Comitê Executivo da América Latina.
Robert tem bacharelado em Economia pela FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), além de ter formação no curso técnico de Mercado de Capitais através da Associação de Mercados Financeiros (SIFMA) pela Wharton University / USA.

Teresa Cristina Ralston Bracher

Teresa Cristina Ralston Bracher passou grande parte de sua infância na fazenda de sua família, no interior do estado de São Paulo. Vem desta época, a sua paixão pela natureza. Em 2005 realizou um sonho antigo e adquiriu sua primeira fazenda, onde pode focar na sua principal vocação, a preservação do meio ambiente. É fundadora da Acaia Pantanal, organização social cuja missão é contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal em ações integradas com a preservação do bioma. Parti-cipou da articulação que culminou na aquisição da Fazenda Santa Sofia, área de 33 mil hectares que corria risco iminente de desmatamento. Teresa integra o conselho do Onçafari e contribui com todo seu conhecimento adquirido em mais de quinze anos de dedicação intensa à preservação do Pantanal.

Lilian Marques Esteves

Lilian Marques Esteves é formada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na administração de negócios da família, sendo responsável pela holding patrimonial no Brasil – Romanof Ltda. É presidente do conselho de administração da vinícola italiana Argiano Società Agrícola e tem uma posição de liderança na Agropecuária Santana Do Deserto. Iniciou sua carreira como analista de sistemas na Varig Viação Aérea Rio-Grandense e, posteriormente, ocupou diferentes cargos no desenvolvimento de software em outras empresas locais. Cursou o Harvard Business School HBX Core em 2015 e o Financial Times Non-Executive Director Diploma em 2018. Lilian tem muito interesse pelas causas ambientais e está no Conselho Consultivo brasileiro da Conservação Internacional desde 2012.
Em fevereiro de 2020, tomou posse como membro efetivo do Conselho de Administração da Estapar e passou a integrar o Conselho de um ambicioso projeto filantrópico na área de educação em tecnologia: Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. Recentemente se juntou ao Conselho do Onçafari e da SOS Pantanal.

Raquel Machado

Raquel Machado é médica dermatologista, mineira, radicada na capital paulista, conservacionista, defensora do direito dos animais e da natureza. Fundou um mantenedor legalizado pelo IBAMA em 2010, no município de Porto Feliz, estado de São Paulo, para proteger e abrigar animais silvestres vítimas de tráfico e maus-tratos. É responsável pela gestão da área, no estabelecimento de parcerias, na captação de recursos e nas interfaces institucionais. Atualmente é Presidente do Instituto Raquel Machado, com a missão de promover a conservação da fauna silvestre brasileira por meio do manejo responsável, reabilitação, soltura na natureza e educação ambiental visando inibir o tráfico e a caça, além de atuar na proteção de ambientes naturais e recuperação de áreas degradadas. Passou a atuar diretamente com conservação de terras privadas. Adquiriu duas áreas no MS, ambas reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) destinadas a proteção, a pesquisa, a visitação e a educação ambiental. Uma localizada na Mata Atlântica (RPPN Saci), e outra no Cerrado (RPPN Santuário), contribuindo com a proteção da maior diversidade possível de ambientes. No Pantanal integra o maior projeto de conservação privado do país, a Santa Sofia. É conselheira da Fundação Neotrópica do Brasil, SOS Pantanal e Onçafari.

Alexandre Max

Conselheiro de Marketing

CEO da Vivae, empresa de capacitação, com foco em educação continuada e empregabilidade. Acumula ampla experiência em edtechs, com passagens pela Pearson e Casa do Saber, além de ter sido gestor de negócios de companhias como Dell, McDonald’s e Kimberly-Clark. É formado em Administração de Empresas e Economia, pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Marketing, pela UC Berkeley.

Ivan Martinho

Conselheiro de Marketing

Ivan Martinho é administrador de empresas graduado pela FAAP, tem pós-graduação na ESPM, MBA na Fundação Dom Cabral e extensão na Kellogg School of Management de Chicago.

Sua carreira inclui passagens pela Ambev, Vivo, Michael Page, T4F(Time fo Fun) , Traffic Sports onde era responsável pela unidade de negócios de patrocinios, media Rights e propriedades esportivas tendo experiência direta em eventos como a Copa do Brasil, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa America 2015 e Olimpiadas Rio2016. Ocupou a posição de CEO da Flix Media, maior empresa de mídia Cinema da América Latina pertencente ao CInemark , foi VP de AdSales dos canais Fox, Fox Sports e National Geographic e nos últimos 3 anos ocupa a posição CEO da WSL(World Surf League) pra América Latina.

Ivan também é professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing Esportivo da ESPM, Ibmec-RJ e CBF Academy, mentor na ArenaHub, conselheiro no MIBR, na FanBase e na ONG Onçafari, colunista na Máquina do Esporte, criador e apresentador do Podcast Patrocinei! além de co-fundador do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros.

Conselho fiscal

Rafael Fuganti

Profissional de Mercado Financeiro com 20 anos de experiência em instituições como JP Morgan, Merrill Lynch, Santander, BR Partners e Bank of America. Atua ou já atuou nas areas de Controladoria, Risco e Compliance, Gerencia Operacional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Antes de sua atuação no Conselho do Onçafari, Rafael foi voluntário do Instituto Laje Viva, entidade de proteção da APA marinha da Laje de Santos. Atuou também como fotógrafo submarino do projeto Mantas do Brasil.

Fabio Prada

Conselheiro financeiro voluntário do Onçafari desde 2017, Fábio possui 26 anos de experiência na área financeira como operador financeiro, diretor de finanças e conselheiro fiscal. Possui uma vasta experiência nos departamentos de tesouraria em bancos, atuando para bancos estrangeiros como Citi e Santander, auxiliando clientes corporativos a realizarem operações como: investimentos, coberturas, empréstimos, câmbio e financiamento comercial.
15 anos de experiência como Diretor Financeiro de diversas corporações como: Huawei Technologies, ZTE Technologies e Mitsubishi/Suzuki Motors. Quatro anos de experiência com gerenciamento de patrimônio global, sendo um conselheiro licenciado no Brasil e Estados Unidos.

Administrador de empresas formado pela FAAP, possui 2 licenças FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) para trabalhar na indústria de valores imobiliários dos Estados Unidos: a SIE (Securities Industry Essentials) e a Series 7 (Representante Registrado). Também possui uma licença ANCORD (Certificadora brasileira como a FINRA): AAI (Agente Autônomo de Investimentos), licença que permite comprar e vender valores mobiliários no mercado financeiro brasileiro.

Membro do conselho do CREA-SP (Conselho de Administração de São Paulo).

Tem interesse em fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para nós!

Vigência de mandato do conselho atual: 30 de março de 2021.