O Onçafari

Membros da equipe

O Onçafari é formado por uma equipe interdisciplinar, composta por biólogos, veterinários, guias de campo, psicólogo e até um ex-piloto de corridas.

Conheça o perfil de cada um dos profissionais apaixonados pelo que fazem, que formam esta equipe incrível.

Executivo

Mario Haberfeld

Presidente/Co-fundador

Mario nasceu em São Paulo, Brasil, e desde pequeno sempre teve duas paixões: carros de corrida e vida selvagem. Após uma longa carreira, de quase 20 anos, no automobilismo, com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, resolveu se dedicar integralmente à conservação da vida selvagem. Visitou várias partes do mundo a fim de conhecer diversos projetos de conservação de animais, como gorilas, tigres, ursos polares, pandas, leopardos, leões, etc.. Depois, Mario decidiu fundar o Onçafari com o objetivo de conservar a biodiversidade brasileira, auxiliando no desenvolvendo das comunidades locais por meio do ecoturismo e da ciência.

Leonardo Gomes

Diretor Executivo

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leonardo atua há mais de dez anos no Terceiro Setor, no qual lidou especialmente com as temáticas de desenvolvimento local, empregabilidade e educação, tendo passado por áreas de gestão e produtos. Como diretor do Onçafari, seu foco está em desenho e gestão de projetos e relacionamento institucional. Também está no time da SOS Pantanal, no qual gerencia um projeto de cooperação internacional.

Simon Bellingham

Co-fundador

Simon é natural do Zimbábue, onde, desde criança, desenvolveu uma paixão pela natureza. Começou como guia de vida selvagem profissional na África do Sul trabalhando para vários importantes grupos de pequenos hotéis que fazem ecoturismo como forma de conservação. Foi progredindo na carreira e hoje é certificado com o mais avançado nível de sua profissão na África do Sul. Ao conhecer Mario, os dois traçaram um plano de como fomentar o ecoturismo no Brasil. Após várias visitas ao Pantanal ficou claro que, para que qualquer plano desse certo, a onça-pintada teria que ser incluída.

Equipe de campo

Lilian Rampim

Coordenadora geral

Bióloga formada há 14 anos, realizou pós-graduação focada em manejo de fauna em 2007. Trabalhou com fauna em cativeiro no Zoológico de São Paulo e no Centro de Triagem de Animais Silvestres por, aproximadamente, 7 anos. Compôs a equipe de um projeto que realizou levantamento de felídeos na Serra do Mar, quando iniciou seus trabalhos com animais em vida livre. Trabalha no Onçafari desde novembro de 2012 e atua como coordenadora geral, compila informações coletadas em campo, ministra palestras para hóspedes, escolas e empresas, supervisiona vários projetos nos quais o Onçafari está envolvido, além de outras funções executadas no escritório ou em campo.

Leonardo Sartorello

Coordenador de Reintrodução

Biólogo e analista de sistemas, iniciou a carreira na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, trabalhando com Educação Ambiental e, posteriormente, manejo de mamíferos silvestres. Complementou sua experiência de manejo com animais em cativeiro trabalhando na Fundação Animália (Centro de Triagem de Animais Silvestres). Em 2011, realizou o monitoramento de animais silvestres na Serra do Mar, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Iniciou seu trabalho no Onçafari em novembro de 2012, realizando a habituação de onças-pintadas e as capturas para monitoramento. Atualmente, é coordenador do setor de reintrodução de grandes felinos do Onçafari (Rewild), Pantanal e Amazônia. Além disso, é o responsável técnico do Onçafari (Pantanal, Amazônia e Cerrado) em capturas, monitoramento de onças-pintadas, onças-pardas e área de soltura frente ao IcmBio – Ministério do Meio Ambiente.

Eduardo Fragoso

Coordenador de Ciência

Natural de Santa Catarina, Edu é um biólogo formado em 2014 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é o coordenador da frente Science do Onçafari e do projeto desenvolvido no Cerrado. Desde o início da carreira, vem se dedicando à pesquisa e conservação de mamíferos, com ênfase em predadores de topo, como onças-pintadas, pumas e lobos-guarás. Passou a integrar a equipe do Onçafari em 2015, trabalhando com armadilhamento fotográfico, coleta, compilação e análise de dados, rastreamento e habituação de onças-pintadas no Pantanal e de lobos-guarás no Cerrado. Possui profundo interesse em ecologia, comportamento e estratégias para a conservação dessas espécies em vida livre.

Joares May Jr.

Veterinário

Joares Adenilson May Júnior é o médico veterinário responsável pelas capturas e monitoramento sanitário dos animais no Onçafari. É formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em1997, especializado em medicina e manejo de animais silvestres e exóticos, com Mestrado em Epidemiologia veterinária pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na UNISUL, em Tubarão (SC), atua em projetos de conservação de carnívoros desde 2003 no Brasil, em Belize, no Chile e na Colômbia.

Valquiria Cabral

Bióloga

Bióloga formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), foi estagiária em um projeto de levantamento de espécies de aves no Pantanal Sul e no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande (MS). Depois da graduação, trabalhou como guia ambiental no Refúgio Ecológico Caiman e, posteriormente, no Instituto Espaço Silvestre, no qual atuava como assistente de projeto na reintrodução de papagaios-de-peito-roxo em uma área de conservação no oeste de Santa Catarina. Atualmente, integra a equipe do Onçafari no Cerrado, trabalhando com monitoramento e habituação de lobos-guarás.

Wellyngton Ayala

Biólogo

Desde pequeno Wellyngton era fascinado pela natureza e seus fenômenos ecológicos. Em 2010, entrou na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMG) para estudar Biologia. Teve experiência com répteis, mamíferos e plantas na academia e ao longo dos anos foi descobrindo mais coisas que lhe encantavam, o que o levou à Amazônia para a realização de um mestrado. Em 2018, concluiu seu Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Contudo seu coração ainda batia mais forte pelo Cerrado e Pantanal e seu amor pelos grandes mamíferos só cresceu. Entrou para o Onçafari no começo de 2019 e hoje atua na investigação de informações úteis para a conservação de espécies brasileiras como o lobo-guará e a onça-pintada.

Victória Pinheiro

Guia Onçafari e Bióloga

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Foi bolsista em diferentes programas de extensão universitária, além das experiências em órgãos colegiados, adquiriu uma bagagem importante de relacionamento interpessoal. Possui participação em diversos cursos relacionados a mamíferos de médio e grande porte, tendo como foco de estudo o comportamento e a conservação de grandes felinos, que pôde aplicar em sua pesquisa de graduação com leões de cativeiro. Diante de tudo isso, fazer parte da Equipe Onçafari, trabalhando diretamente com a onça-pintada e outros mamíferos de vida livre, é uma grande realização pessoal e profissional.

João Brachur

Guia Onçafari e Biólogo

Biólogo formado em bacharelado e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como monitor ambiental no Parque Estadual da Ilha Anchieta, localizado em Ubatuba, SP, com experiência no atendimento ao público, tratando de temas relacionados à fauna e flora locais. Bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras, durante um ano, estudou manejo de zona costeira na Van Hall Larenstein University of Applied Sciences, na Holanda, na qual desenvolveu fluência na língua inglesa e compartilhou experiências e aprendizagens com estudantes e professores de várias nacionalidades e culturas. Sua trajetória e sua paixão pela diversidade da natureza brasileira, proporcionaram-lhe o privilégio de trabalhar frente a frente com o maior predador das Américas.

Stephanie Simioni

Guia Onçafari e Bióloga

Stephanie é bióloga formada em bacharelado e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP). Sua vontade de contribuir para a conservação da biodiversidade fez com que se dedicasse a estágios, projetos de extensão e voluntariados na área de educação ambiental. Atuou como educadora em escolas públicas, museus e parques estaduais e, assim, acumulou experiência no atendimento ao público. Em 2015, fez um intercâmbio de um ano na University of Canterbury, na Nova Zelândia, o que auxiliou no desenvolvimento de seu inglês. Estagiou também no Centro de Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) da Prefeitura de São Paulo com o monitoramento preventivo da fauna silvestre da cidade. Hoje, atua como guia bilíngue pelo Onçafari.

Mario Nelson Cleto

Guia Onçafari

Nascido e criado no Pantanal, Mario Nelson trabalha como guia de campo do Onçafari desde 2015. O Pantanal é a sua casa e ele o conhece como a palma de sua mão. Também possui experiência com manejo de gado, tendo crescido observando seu pai e seu avô trabalhando no campo. Foi treinado por guias profissionais africanos e até visitou este continente para aprender a falar inglês e se comunicar melhor com hóspedes estrangeiros. Adora guiar e cada vez mais aprende novos hábitos da fauna pantaneira, principalmente da majestosa onça-pintada.Foi contratado para trabalhar na manutenção do Refúgio Ecológico Caiman aos 20 anos de idade. Fazia de tudo um pouco. Lá teve contato com os pesquisadores do Projeto Onçafari. Foi aprendendo com eles que devemos respeitar a onça. Passou a sair para observar o animal à tardinha. Foi contratado pelo Onçafari como guia de campo.
Hoje leva os turistas pela mata, atravessa rios e lagoas, apresentando não só as pintadas, mas também tamanduás, araras, tuiuiús, veados-campeiros, garças reais e azuis.
Participa das capturas junto com os veterinários e biólogos. Antes ele tinha medo da onça. Hoje tem medo dela ser extinta

Adauto Ferreira

Guia Onçafari

Pantaneiro de raiz, Chipa, trabalhou durante muitos anos no campo. Com muita habilidade, manejava gado de um lado para o outro, foi tratorista e até barqueiro. Por ter nascido na região, possui vasto conhecimento da flora e da fauna pantaneira. Se juntou à equipe do Onçafari em 2018 e recebeu treinamento de guias profissionais africanos. Está tão realizado nesta profissão que decidiu constituir sua família dentro da Caiman. Sua filhinha pantaneira nasceu em 2019 e, em breve, acompanhará seu pai nas jornadas em busca da onça-pintada.

Gustavo Figueirôa

Comunicação/Marketing

Biólogo de formação e Pós-graduado em Manejo e Conservação da fauna silvestre, Gustavo atuou como biólogo de campo no Onçafari no ano de 2014. Voltou para São Paulo após esse período para atuar na gestão de parques urbanos e Unidades de Conservação. Foi um dos autores da proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre de Anhanguera. Tem experiência com manejo de serpentes e felinos. Atualmente, é cofundador da GreenBond, empresa que presta assessoria em comunicação e captação de recursos para projetos de conservação ambiental.

Diego Rugno

Comunicação/Marketing

Nascido e criado em São Paulo, Diego se formou em Medicina Veterinária pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), em 2011. Em seguida, iniciou sua residência em herpetologia pelo Instituto Butantan e se especializou em clínica de animais silvestres. Porém, ao longo de sua carreira, vivenciou inúmeras experiências nas áreas de marketing e vendas em grandes multinacionais, observando uma grande oportunidade para a especialização e gestão de projetos de conservação. Pós-graduado em Gerência comercial e Comunicação e marketing em mídias digitais, atualmente é cofundador da GreenBond, empresa que presta assessoria em comunicação e captação de recursos para projetos de conservação ambiental.

Tem interesse em fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para nós!