O Onçafari

Nossa história

O Onçafari teve início em agosto de 2011, quando o fundador e idealizador do Onçafari, o ex-piloto de fórmula 1, Mario Haberfeld, começou os trabalhos no Refúgio Ecológico Caiman (REC).

2011

Nasce o Onçafari. Início dos trabalhos no bioma Pantanal (Refúgio Ecológico Caiman)

Onçafari começa a atuar no Refúgio Ecológico Caiman

Out. 2011 - Nasce o primeiro filhote da Esperança após a criação do Onçafari

Nasce Natureza, primeira filhote da Esperança monitorada pelo Onçafari. A Esperança foi acompanhada desde o início das nossas atividades e sua habituação é passada por gerações, permitindo que o Onçafari acompanhe a história de sua família.

Out. 2011 – Primeiro colar em Onça-pintada no Refúgio Ecológico Caiman

É colocado o primeiro rádio-colar com GPS em uma onça-pintada pela equipe do Onçafari (na onça conhecida como Chuva).

2012

Mar. 2012 - Primeiro filhote de onça-pintada registrado em armadilha fotográfica pelo Onçafari

É registrado o primeiro vídeo de um filhote de onça-pintada monitorado pelo Onçafari. A feminha batizada de Garoa estava com sua mãe, Chuva, uma onça com colar já monitorada por nossa equipe.

Out. 2012 - Primeiro colar da Esperança

Esperança é capturada pela primeira vez no Refúgio Ecológico Caiman e recebe seu primeiro colar de monitoramento.

2013

Maio 2013 – Encontrada a primeira “toca” de Onça-pintada

É encontrada a primeira toca de onça-pintada na natureza pelo Onçafari. Nela estavam Ypy, Savana e Gaia, os três filhotes da Esperança.

Nov. 2013 - Nascem os primeiros netos da Esperança após a criação do Onçafari

Nascem Felino e Felina, primeiros filhotes da Natureza, sendo também os primeiros netos da Esperança.

2014

Abr. 2014 - Lançamento do Documentário ``Onça Pintada, Mais Perto Do Que Se Pode Imaginar``, WCP/Marca D'água

Lançamento do primeiro documentário sobre os trabalhos do Onçafari. “Onça Pintada, Mais Perto Do Que Se Pode Imaginar” traz ao público os primeiros passos da equipe Onçafari no monitoramento das onças-pintadas.

Maio 2014 - Certificação do primeiro Tracker Brasileiro pela Tracker Academy da Africa do Sul

O guia de campo Disnei Sousa é o primeiro brasileiro a ser certificado pela Tracker Academy após 15 dias de curso intensivo na África do Sul. Disnei desenvolveu habilidades de rastreamento de fauna por meio de pegadas e outros vestígios, refinando ainda mais o estudo e turismo de observação das onças-pintadas pelo Onçafari.

Jun. 2014 - Resgate das irmãs órfãs

Após o óbito acidental de sua mãe, as irmãs Isa e Fera são resgatadas e encaminhadas para o cativeiro.

2015

Mar. 2015 - Lançamento do Livro ``Wild Soul`` pela editora Avis brasilis

É lançado pela editora Avis brasilis o primeiro livro retratando os momentos e experiências que inspiraram o fundador Mario Haberfeld a criar o Onçafari. “Wild Soul” traz registros de encontros com a vida selvagem e conta sobre o início dos trabalhos no Pantanal.

Abr. 2015 - Primeira captura com tiro livre no Pantanal

É capturada a primeira onça por meio da técnica de “tiro livre”. A onça Nusa foi capturada com uso de um dardo contendo anestésico, o que possibilitou a colocação do seu primeiro colar de monitoramento.

Jun. 2015 - Início do Onçafari Rewild no Pantanal

As irmãs Isa e Fera são transferidas do cativeiro para o recinto de reintrodução no Refúgio Ecológico Caiman, onde, então, começam os treinamentos para que possam retornar à natureza.

2016

Jan. 2016 - Publicação do primeiro artigo científico colaborativo do Onçafari

É publicado o primeiro artigo científico elaborado com a colaboração de dados do Onçafari. Representado pelo veterinário da Equipe Joares May Júnior como um dos autores, o artigo “Rickettsial infection in ticks (Acari: Ixodidae) of wild animals in midwestern Brazil” foi publicado na revista científica “Ticks and Tick-borne Diseases”.

Mar. 2016 - 50a onça-pintada registrada no Refúgio Ecológico Caiman - Pantanal

O macho Bahati é avistado e passa a ser a 50a onça-pintada diferente registrada pelo Onçafari no Refúgio Ecológico Caiman.

Jun. 2016 – De volta à natureza - Pantanal

Após quase um ano de reabilitação, os portões do recinto, no Pantanal, são finalmente abertos, Isa e Fera caminham livres para a natureza.

Set. 2016 – Resgate de duas oncinhas, transportadas para o NEX

As duas oncinhas Pandora e Vivara são encontradas na Amazônia, resgatadas e transportadas para o NEX, um santuário de felinos localizado em Goiás, para receberem cuidados intensivos.

Set. 2016 - Lançamento do Documentário `` Jaguars: Brazil's Super Cats``, BBC

É lançado o Documentário “Jaguars: Brazil’s Super Cats”. Produzido em parceria com a rede britânica BBC e narrado por Sir David Attenborough, o documentário compõe a série “Natural World” e consagra internacionalmente as ações do Onçafari na conservação das Oncas-pintadas ao retratar a primeira reintrodução com sucesso do mundo de duas oncinhas orfãs na região do Pantanal.

Dez. 2016 - Início dos trabalhos no bioma Mata Atlântica (Velo Cittá)

Começa parceria com o Velo Cittá em Mogi Guaçú – SP e nasce o Guará Cittá, o estudo dos Lobos-Guarás da região pela equipe do Onçafari.

2017

Mar. 2017 - Lançamento do Livro ``Panthera onca`` pela editora Avis brasilis

É lançado pela editora Avis brasilis o livro “Panthera onca”, uma obra toda dedicada a Onça-pintada. O livro reúne aspectos culturais e científicos sobre a história de vida do maior felino das americas.

Abr. 2017 - Início dos trabalhos no bioma Amazônia (Pousada Thaimaçu)

Começa parceria com a pousada Thaimaçu, na Amazônia, e armadilhas fotográficas são instaladas em um grande perímetro.

Jun. 2017 – Primeiro ano de liberdade das onças Isa e Fera

Após um ano de reintrodução na natureza, Isa e Fera estabeleceram territórios, caçam, buscam parceiros, defendem seus territórios e seguem monitoradas pela equipe de Onçafari.

Set. 2017 - Primeiro colar em lobo-guará no Velo Cittá

É colocado o primeiro rádio-colar com GPS em um lobo-guará pela equipe (macho conhecido como Velo).

2018

Abr. 2018 - Centésima onça-pintada registrada no Refúgio Ecológico Caiman - Pantanal

O macho Pirata é registrado em uma armadilha fotográfica e passa a ser a centésima onça-pintada diferente registrada pelo Onçafari no Refúgio Ecológico Caiman.

Abr. 2018 - Nasce a primeira cria da Isa - primeiro filhote do mundo de uma onça-pintada reintroduzida

Nascimento da Aurora, filhote da Isa, uma das irmãs reintroduzidas. É o primeiro filhote de uma onça-pintada reintroduzida com sucesso no mundo.

Jun. 2018 - Nascem os primeiros filhotes da Fera

Nascimento de Céu e Ferinha, filhotes da Fera, outra irmã reintroduzida.

Jun. 2018 – Início do Onçafari Rewild na Amazônia

Começou, neste momento, uma nova etapa na história dessas oncinhas. Em julho, Pandora e Vivara foram transportadas para o recinto que foi construído na Amazônia para serem reabilitadas e devolvidas à natureza.

Ago. 2018 - Resgate do Jatobazinho, o macho debilitado

Encontrado extremamente magro e fragilizado no pátio de uma escola, a onça batizada como “Jatobazinho” é resgatado e encamihado para cativeiro para se recuperar.

Ago. 2018 - Nasce a primeira bisneta da Esperança

Nasce Shiva, a primeira bisneta da Esperança. Sua mãe, Leen, é filha da Gaia, uma das trigêmeas encontrada na primeira toca registrada pela equipe em 2013.

Ago. 2018 – Início dos trabalhos no bioma Cerrado (Pousada Trijunção)

Inicia-se a expansão do ecoturismo e exploração científica em um novo bioma. O foco agora é estudar e habituar lobos-guarás, além das onças-pintadas.

Ago. 2018 - Lançamento do Livro ``A Onça na Cultura Pantaneira`` pela editora WCP

É lançado pela editora WCP o livro “A Onça na Cultura Pantaneira”. Reunindo aspectos da interação entre a onça-pintada e as pessoas na região do Pantanal, o livro traz registros e conquistas do Onçafari nos seus primeiros anos de atuação.

Set. 2018 - Primeira onça-pintada melânica identificada pelo Onçafari no Cerrado - Pousada Trijunção

É registrada em uma armadilha fotográfica na Pousada Trijunção a primeira onça melânica identificada pelo Onçafari no bioma cerrado. Una estava acompanhada de sua mãe, uma onça-pintada com padrão de coloração normal.

Dez. 2018 - Primeiro colar em lobo-guará na Pousada Trijunção

É colocado o primeiro rádio-colar com GPS em um lobo-guará da Trijunção (macho conhecido como Diadorim).

2019

Jan. 2019 - Chegada do Jatobazinho no recinto de reintrodução - Pantanal

Jatobizinho é transferido para o recinto de reintrodução no Refúgio Ecológico Caiman, onde se iniciam os treinamentos que antecederão a reintrodução.

Abr. 2019 - Primeira onça-pintada melânica registrada pelo Onçafari na Amazônia - Pousada Thaimaçu

É registrada em uma armadilha fotográfica na Pousada Thaimaçu a primeira onça melânica identificada pelo Onçafari no bioma Amazônia. O macho, batizado de Jaú, comprova a ocorrência de melanismo entre as onças na nova área monitorada pelo Onçafari.

Jun. 2019 - Encontrada a primeira ``toca`` de Lobo-guará

É encontrada a primeira toca de Lobo-guará, com dois filhotinhos da loba Vereda. Seu colar de monitoramento registrou dados de algomeração da loba em um ponto por mais de um dia consecutivo, levando a equipe até a descoberta.

Jul. 2019 - De volta à natureza - Amazônia

Depois de um ano de reabilitação no recinto da Amazônia, as irmãs Pandora e Vivara ganham a liberdade e voltam pra natureza em uma reserva da Força Aérea Brasileira.

Jul. 2019 - Aquisição da primeira área do Onçafari Forests (Margem do Rio São Benedito - Pará)

Como medida para frear o desmatamento na região amazônica, o Oncafari adquire uma importante área para preservação e manutenção da floresta ás margens do Rio São Benedito, no sul do estado do Pará.

Set. 2019 - Incêndio florestal na Caiman

Por mais de 20 dias um incêndio sem precedentes queimou grande parte do Refúgio Ecológico Caiman. Em um esforço conjunto entre governo, equipe do Refúgio Ecológico, Equipe Onçafari, Equipe Arara Azul e outros importantes parceiros o fogo foi controlado.

Out. 2019 - Novo lar para o Jatobazinho - Argentina

A onça Jatobazinho viaja até a Argentina, onde ocupará provisoriamente um recinto de reintrodução e em futuro próximo, ganhará a liberdade e auxiliará a repopulação de onças nos Esteiros de Iberá, na Argentina.

Foto por Donal Boyd BTS Nature

Foto por Donal Boyd_BTS Nature

Foto por Donal Boyd BTS Nature

Foto por Donal Boyd BTS Nature

Foto por Donal Boyd BTS Nature

Nov. 2019 - Nasce a segunda cria da Isa

Nascimento da Aracy, segunda filhote da Isa, uma das irmãs reintroduzidas.

2020

Fev. 2020 - Publicação do primeiro artigo científico elaborado exclusivamente com dados do Onçafari

É publicado o artigo “Antagonistic interactions between predator and prey: mobbing of jaguars (Panthera onca) by white-lipped peccaries
(Tayassu pecari)” na revista científica “Acta Ethologica”.

Mar. 2020 - Início dos trabalhos no Delta do Salobra (Refúgio da Ilha)

Inicia-se a parceria com a pousada Refúgio da Ilha, em uma importante área de transição entre Cerrado e o Pantanal sul.

Mar. 2020 - 150a onça-pintada registrada no Refúgio Ecológico Caiman - Pantanal

A oncinha Lampião é registrada em uma armadilha fotográfica junto com sua mãe, Maria Bonita, e passa a ser a 150a onça-pintada diferente registrada pelo Onçafari no Refúgio Ecológico Caiman.

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna