Nosso Trabalho

Ecoturismo

O ecoturismo é uma importante ferramenta de conservação da natureza em muitos lugares do mundo, como na África, cuja rica vida selvagem atrai turistas de todos os cantos do globo terrestre.

Por meio da renda gerada pela visitação, os moradores e proprietários de terras passam a valorizar as espécies nativas e tornam-se, assim, os protagonistas da conservação do ecossistema no qual vivem e trabalham.

O Onçafari Ecotourism trabalha para habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos. À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.

Os encontros com onças e lobos permitem que os visitantes aprendam mais sobre as espécies, conscientizando-se da importância desses predadores na natureza e envolvendo-se em seu processo de conservação. Parte do trabalho de conscientização engloba palestras sobre essas espécies e outros animais que convivem no mesmo bioma. São aulas ministradas em escolas e universidades brasileiras e estrangeiras, assim como para os hóspedes que visitam o Onçafari.

Alguns números do Onçafari

Mais de

3400

avistamentos de onças

98

dos hóspedes avistaram onças-pintadas em 2019

Aumento de

270

na ocupação do Refúgio Ecológico Caiman desde o início do Onçafari, em 2011.

foto: Gustavo Figueiroa

“Habituar animais” não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos

Habituação

A habituação é uma técnica importada da África do Sul, utilizada há décadas no ecoturismo da região. Trata-se de uma interação neutra entre ser humano e animal, na qual a aproximação não gera nem malefícios nem benefícios.

“Habituar animais” não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos. Esse processo de habituação foi desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Galeria de imagens

foto: Edu Fragoso

Os encontros com onças e lobos permitem que os visitantes aprendam mais sobre as espécies, conscientizando-se da importância desses predadores na natureza e envolvendo-se em seu processo de conservação.

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna