Nosso Trabalho

Conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio do ecoturismo, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do país.

Atuamos em 6 diferentes frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas.

Cada uma das frentes permeia por distintos campos do conhecimento, contudo sempre integradas ao objetivo majoritário de conservar a biodiversidade e desenvolver economicamente as regiões onde estamos inseridos.

Conheça a fundo nossas frentes e como atuamos em cada uma delas.

Perguntas frequentes

O que é o Onçafari?

A Associação Onçafari é uma ONG criada para promover a conservação do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida por meio do ecoturismo, da educação ambiental, da atuação junto às comunidades locais e de estudos científicos, com foco em onças-pintadas, onças-pardas e lobos-guarás. Trabalhamos em 6 frentes de atuação: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social e Florestas.

O que é o Onçafari Ecoturismo?

É a frente de atuação do Onçafari que trabalha com turismo de observação de fauna. Por meio da habituação de onças-pintadas e lobos-guarás à presença de veículos, conseguimos desenvolver o ecoturismo respeitando o bem-estar das espécies e possibilitando uma maior proximidade ao comportamento natural dos animais. “Habituar animais” não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos.

O que é o Onçafari Ciência?

É a frente de atuação do Onçafari que tem como objetivo monitorar a longo prazo o comportamento das onças-pintadas, onças-pardas e lobos-guarás em vida livre, assim como levantar informações biológicas, ecológicas e epidemiológicas sobre essas espécies, muitas delas ainda inéditas para a ciência, e transformar os dados coletados em dados técnico-científicos.

O que é o Onçafari Educação?

É a frente de atuação do Onçafari que trabalha com o objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da biodiversidade por meio de palestras, atividades de campo, eventos, participação em matérias de programas de televisão, produção de documentários, publicação de livros e constante presença nas mídias sociais. Nós buscamos compartilhar conhecimento e trazer as pessoas para somar esforços na proteção de onças, lobos e do meio ambiente.

O que é o Onçafari Reintrodução?

É a frente de atuação do Onçafari que trabalha para reabilitar mamíferos de médio e grande porte para posterior reintrodução desses animais na natureza. Os processos de reabilitação e reintrodução são ferramentas importantes para a recuperação de populações ameaçadas de extinção.

O que é o Onçafari Social?

É a frente de atuação do Onçafari que tem como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades locais onde as nossas bases estão inseridas, através do empoderamento e do engajamento dessas pessoas no contexto da conservação ambiental. Realizamos atividades e palestras de conscientização sobre a importância da natureza, além de treinamentos que incentivam a atuação profissional no ecoturismo.

O que é o Onçafari Florestas?

O Onçafari Florestas é a frente do Onçafari que busca por áreas biologicamente importantes, estratégicas para a conservação do meio ambiente e sob algum grau de ameaça. Com a compra de uma área de floresta, conseguimos juntar outras ao redor e criar corredores ecológicos, que são essenciais para conectar fragmentos de floresta. Isso ajuda o meio ambiente pois permite o movimento dos animais e a dispersão de sementes entre essas áreas que antes estavam isoladas.

Onde fica?

Atualmente, temos 9 bases estabelecidas em 4 dos biomas brasileiros (Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica). Em cada um desses biomas, atuamos em diferentes frentes, com abordagens distintas, adaptadas à cada realidade.

Quanto custa?

Para informações sobre valores, você pode enviar um e-mail para [email protected] registrando seu interesse e nos contando qual base gostaria de visitar e iremos te responder em breve!

Quero mais informações

Para mais informações sobre o Onçafari, você pode acessar o nosso site www.oncafari.org e acompanhar nosso dia a dia nas mídias sociais (@oncafari). Ou, então, pode nos enviar um e-mail através do contato [email protected]. Vamos adorar te ajudar!

É possível fazer um safári para ver a onça?

Sim! As maiores chances de ver onça-pintada são em nossas bases no Pantanal, na Caiman (@caimanpantanal) e no Refúgio da Ilha (@refugiodailha_ecolodge). Lembrando que as onças-pintadas são animais selvagens (não domesticados) em vida livre e não há garantia de avistá-las.

Quais espécies vou ver?

Depende do bioma em que você estiver. No geral, as espécies que você encontra no Onçafari dependem muito das condições climáticas, sazonalidade e do próprio comportamento e hábitos de vida dos animais.

No Cerrado, você pode encontrar lobo-guará, veado-campeiro, ema, tatu-bola e arara-canindé.

No Pantanal, você pode encontrar onça-pintada, cervo-do-pantanal, arara-azul, tamanduá-bandeira e capivara.

Na Mata Atlântica, você pode encontrar tamanduá-mirim, bicho-preguiça e diversas aves.

Preciso pagar agora ou somente lá na base?

As condições de pagamento são apresentadas no momento em que você fecha o pacote com a Pousada de seu interesse e opta por fazer o safári com a nossa equipe.

Qual a melhor época para ver as onças?

As onças-pintadas podem ser avistadas em qualquer época do ano. Lembrando que são animais selvagens (não domesticados) em vida livre e não há garantia de avistá-las.

Onde tem bases do Onçafari?

Para realizar um passeio com o Onçafari, é necessário se hospedar nas pousadas em que nossas bases estão localizadas.

Estamos presentes em 4 dos 6 biomas brasileiros:

 

Pantanal
Nós atuamos na Caiman, uma pousada no Pantanal do Mato Grosso do Sul, próximo à cidade de Miranda. Para orçamentos e agendamentos, acesse o site www.caiman.com.br

Cerrado
Nós atuamos na Pousada Trijunção, na divisa entre os estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás. Para orçamentos e agendamentos, acesse o site www.pousadatrijuncao.com.br

 

Mata Atlântica

Nós atuamos no Legado das Águas, uma Reserva na cidade de Miracatu, em São Paulo. Para orçamentos e agendamentos, acesse o site www.legadodasaguas.com.br

 

Amazônia
Nós atuamos na Pousada Thaimaçu, na cidade de Jacareacanga, no Pará. Para orçamentos e agendamentos, acesse o site www.thaimacu.com.br

Em quais bases posso fazer safári?

Atualmente, o passeio com a equipe Onçafari acontece em nossas bases na Pousada Caiman (Pantanal) e na Pousada Trijunção (Cerrado). Nas demais bases, o Onçafari dá suporte para encontro dos animais, mas os passeios são feitos pelos guias e pela estrutura oferecida nas próprias pousadas.

Quero trabalhar/estagiar no Onçafari

Ficamos felizes com seu interesse em fazer parte da nossa equipe. Nossas vagas são divulgadas em nossas redes sociais, principalmente o LinkedIn.

Quero comprar os produtos Onçafari

Para adquirir nossos produtos, acesse www.oncafari.me

Com a sua compra, 100% do valor é revertido para projetos da Associação Onçafari.

Como posso contribuir com o Onçafari?

Para contribuir com o Onçafari, acesse www.oncafari.org/doe-agora e participe conosco da conservação do meio ambiente.

Como faço para me tornar um parceiro do Onçafari?

Trabalhamos com empresas parceiras de diversos segmentos de atuação. Para se tornar um parceiro e contribuir com a conservação da biodiversidade, acesse www.oncafari.org/participe/seja-um-parceiro

foto: Edu Fragoso

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna