O Onçafari

Mata Atlântica

Onde atuamos

A Mata Atlântica, é um bioma que ocupa mais de 1,3 milhões de km², ou seja, cerca de 15% do total do território brasileiro em 17 estados, dos quais 14 são costeiros.

É uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies, abrigando cerca de 35% das espécies existentes no Brasil, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Além disso, é composta por formações florestais nativas, como as matas de araucárias, e ecossistemas associados, como manguezais e restingas.

Devido ao impacto ambiental, desmatamentos sucessivos, agricultura e agropecuária, exploração predatória de madeira, entre outras causas, é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Hoje só restam 13% da área original de Mata Atlântica, colocando-a como o bioma mais ameaçado do Brasil.

A Mata Atlântica também é onde a  onça-pintada mais corre perigo de extinção. Estimam-se que existam menos de 300 indivíduos de onça-pintada em toda a extensão do bioma, ou seja, uma população muito pequena para voltar a crescer sozinha. Se nenhuma intervenção conservacionista for feita, as pintadas da Mata Atlântica estão fadadas à extinção em um futuro não tão distante. Uma das principais ameaças neste bioma é a perda de habitat e a caça.

Na Mata Atlântica, trabalhamos com as bases Legado das Águas, Fazenda Velocittá, Parque Nacional do Itatiaia, e São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional (JHSF).

Nosso trabalho é voltado à ciência em todas as bases listadas e ecoturismo no Legado das Águas.

Galeria de imagens

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna