O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul (perde apenas para a Amazônia), ocupando uma área de aproximadamente 2 milhões km², cerca de 22% do território nacional.

O bioma abrange os estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Piauí, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, além de manchas em Roraima, Amapá e Amazonas. É nesse bioma que se encontram as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/ Tocantins, São Francisco e Prata), que resultam em um grande potencial hídrico e permitem a proliferação da vida.

Este incrível ecossistema é um dos hotspots de biodiversidade mundial. Lar para milhares de espécies ameaçadas, o Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 11.500 espécies de plantas nativas já catalogadas, cerca de 200 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 1.200 espécies de peixes, 180 espécies de répteis e mais de 150 espécies anfíbios. Casa de diversas espécies endêmicas, ou seja, espécies que só ocorrem aqui, os números chegam à 28% de anfíbios endêmicos e 17% das espécies de répteis.

Apesar da riqueza e exuberância deste bioma, o Cerrado é hoje um dos mais ameaçados biomas do Brasil. São quase 140 espécies da fauna em risco de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana, devido principalmente ao aumento da atividade agropecuária. O bioma é considerado como um dos 25 ecossistemas do mundo com alto risco de extinção, possuindo a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral e apenas 8,21% de seu território legalmente protegido por Unidades de Conservação. Isso ocorre também com a população de onças-pintadas, cuja densidade geral foi estimada em dois indivíduos adultos para cada 100km², utilizando uma estimativa bastante conservadora.

No Cerrado, atuamos na Pousada Trijunção, no coração do bioma, na tríplice divisa entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Aqui trabalhamos com ecoturismo, ciência e educação.

Galeria de imagens

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna