Nossa Fauna

Veado-mateiro

Mazama americana

É uma espécie pouco estudada, por isso muitos dados não são aferidos.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Gênero: Mazama
Espécie: Mazama americana
Nome comum: Veado-mateiro, Suaçupita, Veado-pardo

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

O veado-mateiro é a maior espécie do gênero Mazama. A taxonomia desta espécie é confusa, e alguns estudos apontam que Mazama americana deveria ser dividida em diversas outras espécies.

Distribuição

Ocorre em quase toda a América do Sul, desde a Venezuela até o norte da Argentina, e em praticamente todo o Brasil, com exceção de alguns estados do Nordeste.

Características

Com a coloração geralmente avermelhada, pode apresentar manchas brancas abaixo da cauda e na região interna dos membros e orelhas. Pesa em média 30 kg, podendo chegar a mais de 50 kg, e medir entre 90 e 145 cm de comprimento, com 70 cm de cernelha.

Comportamento

Possuem hábitos diurnos e solitários, podendo formar pares durante a época reprodutiva. Preferem forragear em áreas florestadas próximas à água, pois podem fugir de predadores nadando. São adaptados para a vida em floresta.

Alimentação

São animais herbívoros, alimentam-se basicamente de frutos, sementes, fungos, flores e brotos, podendo comer folhas e gramíneas quando outros alimentos são escassos.

Reprodução

O tempo médio de gestação é de 7 meses, dando à luz um filhote por vez. Os filhotes nascem com listras brancas irregulares distribuídas pelo dorso. Não existe sazonalidade na reprodução, podendo acontecer ao longo do ano todo.

Conservação

São considerados como “dados insuficientes” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN, portanto não é possível afirmar o grau de ameaça da espécie. A caça “esportiva” e de subsistência, a fragmentação do habitat e o avanço das cidades são as principais ameaças para a espécie.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna