É uma espécie pouco estudada, por isso muitos dados não são aferidos.
Clique para saber mais
O veado-mateiro é a maior espécie do gênero Mazama. A taxonomia desta espécie é confusa, e alguns estudos apontam que Mazama americana deveria ser dividida em diversas outras espécies.
Distribuição
Ocorre em quase toda a América do Sul, desde a Venezuela até o norte da Argentina, e em praticamente todo o Brasil, com exceção de alguns estados do Nordeste.
Características
Com a coloração geralmente avermelhada, pode apresentar manchas brancas abaixo da cauda e na região interna dos membros e orelhas. Pesa em média 30 kg, podendo chegar a mais de 50 kg, e medir entre 90 e 145 cm de comprimento, com 70 cm de cernelha.
Comportamento
Possuem hábitos diurnos e solitários, podendo formar pares durante a época reprodutiva. Preferem forragear em áreas florestadas próximas à água, pois podem fugir de predadores nadando. São adaptados para a vida em floresta.
Alimentação
São animais herbívoros, alimentam-se basicamente de frutos, sementes, fungos, flores e brotos, podendo comer folhas e gramíneas quando outros alimentos são escassos.
Reprodução
O tempo médio de gestação é de 7 meses, dando à luz um filhote por vez. Os filhotes nascem com listras brancas irregulares distribuídas pelo dorso. Não existe sazonalidade na reprodução, podendo acontecer ao longo do ano todo.
Conservação
São considerados como “dados insuficientes” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN, portanto não é possível afirmar o grau de ameaça da espécie. A caça “esportiva” e de subsistência, a fragmentação do habitat e o avanço das cidades são as principais ameaças para a espécie.