Nossa Fauna

Capivara

Hydrochoerus hydrochaeris

Em tupi, o nome Kapi’wara significa “comedor de capim”. É o maior roedor do mundo, sendo muito adaptado ao ambiente aquático. Na água, é uma presa difícil para os demais predadores, pois é uma excelente nadadora.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Hydrochoerus
Espécie: Hydrochoerus hydrochaeris
Nome comum: Capivara

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

Ocorre em quase toda a América do Sul, ao leste dos Andes, desde os países próximos da América Central à Argentina, ocorrendo em todo o Brasil. Tem uma capacidade excepcional de sobreviver em ambientes alterados pelo homem, com grupos vivendo nas margens dos poluídos rios Tietê e Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Características

A capivara é o maior roedor do mundo. Adultos pesam 50 kg em média, podendo chegar a 100 kg. O comprimento varia de 106 a 134 cm e a altura varia de 50 a 62 cm. A pelagem é longa e grossa, com coloração marrom-avermelhada na parte superior e marrom-amarelada na parte inferior. Possui quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, os quais são providos de membranas interdigitais, que ajudam o animal a se locomover na água. Como os demais roedores, possui um par de dentes incisivos na frente, usado para roer.

Comportamento

Têm hábitos aquáticos, ao menor perigo se lançam na água e mergulham. Podem ficar mais de 5 minutos debaixo d’água sem respirar. Os grupos sociais variam de 3 a mais de 40 indivíduos, com um macho dominante facilmente reconhecido devido à presença de uma glândula supra nasal. Eles marcam seus territórios esfregando a glândula em arbustos e árvores. São ativas a qualquer hora do dia, mas mais ativas das 16 horas até o início da noite.

Alimentação

São animais herbívoros, alimentando-se basicamente de capim. Porém, podem se alimentar, em algumas ocasiões, também de frutos e brotos.

Reprodução

A reprodução ocorre uma vez por ano, podendo chegar a duas em condições favoráveis. A gestação dura 16 semanas, quando nascem de um a oito filhotes, mas a média é quatro filhotes. A cópula ocorre, geralmente, dentro da água, após o macho seguir a fêmea por alguns minutos.

Conservação

Considerado como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN, é um animal que, em alguns casos, existe em superpopulação, devido à falta de predadores naturais. No Nordeste, no entanto, é mais difícil de ser encontrado, pois é altamente caçado por sua carne, gordura e couro, além da retaliação por causa dos prejuízos causados às plantações.

Galeria de imagens

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna