Nossa Fauna

Furão

Galictis cuja

Assim como um bom representante da família Mustelidae, os furões são espertos e compridos. Além do Galictis cuja, uma outra espécie de furão, o Galictis vittata, também ocorre no Brasil, porém mais ao Norte.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Galictis
Espécie: Galictis cuja
Nome comum: Furão, Furão pequeno, Aracambé

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

Ocorre em quase toda a porção sul da América do Sul, desde o sudeste do Peru até o sul da Argentina, ocupando grande parte da região sul, sudeste, nordeste e centro-oeste do Brasil.

Características

Possui características em comum com outros membros da família Mustelidae, tais como corpo alongado e esguio, pescoço longo, com uma cauda comprida e patas curtas. Pode medir entre 27 e 52 cm de corpo, mais a cauda, que pode medir até 19 cm. Pesa até 2,5 kg. Grande parte do seu corpo (topo da cabeça, costas e patas traseiras) é coberta por um pelo acinzentado, já o rosto, o peito e as patas dianteiras são cobertas por pelos pretos ou cinza-escuros.

Comportamento

São considerados animais de hábitos diurnos, apesar de também apresentarem um certo grau de atividade noturna. São, frequentemente, vistos em pares ou em pequenos grupos. Comunicam-se por vocalizações diversas e utilizam buracos em troncos ou sob pedras, além de cavarem seus próprios buracos.

Alimentação

São animais carnívoros, alimentando-se de pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ovos, eventualmente podem predar animais maiores que eles. Os principais predadores do furãoe são o lobo-guará, as jaguatiricas, o gato-mourisco e outros pequenos felinos.

Reprodução

Podem dar à luz até cinco filhotes, geralmente parindo dois. Os pais caçam juntos enquanto os filhotes estão sendo criados. Os filhotes se desenvolvem rapidamente, atingindo o tamanho adulto em poucos meses. É possível avistar pequenos grupos compostos por pai, mãe e filhotes de porte adulto.

Conservação

São considerados como “pouco preocupantes” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN.

Ameaças

As principais ameaças à espécie são caça, conflito com animais domésticos, perda de habitat, atropelamentos e incêndios.

Galeria de imagens

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna