Nossa Fauna

Cachorro-do-mato

Cerdocyon thous

É um animal comumente encontrado em diversos biomas brasileiros. Possui uma dieta generalista e essa é uma das razões pela qual consegue se adaptar melhor a ambientes já modificados pelo homem. Podem se alimentar até de carcaças quando necessário.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Cerdocyon
Espécie: Cerdocyon thous
Nome comum: Cachorro-do-mato, Lobinho, Raposinha

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

Ocorrem em uma grande parte da América do Sul, desde a Venezuela, o norte da Colômbia, as Guianas e o Suriname até o Uruguai e o norte da Argentina, passando por quase todo o território brasileiro, exceto em uma grande parte da Amazônia, área em que ocorre uma outra espécie, o cachorro-do-mato-de-orelha-curta (Atelocynus microtis).

Características

Medem entre 57 e 77 cm de comprimento, com a cauda variando de 22 a 41 cm. Podem pesar de 4,5 a 8,5 kg. A pelagem é de coloração cinza-clara, mas as tonalidades podem variar nos indivíduos da espécie. Possuem patas escuras e orelhas arredondadas. Não apresentam dimorfismo sexual aparente.

Comportamento

Possuem hábitos predominantemente noturnos e crepusculares. Costumam vagar pelos territórios em pares e, quando estão separados, mantêm contato por latidos de alta frequência a longas distâncias. Embora possa haver sobreposições entre as áreas de vida de grupos vizinhos, foram observados episódios de perseguição e expulsão de invasores, apesar de tolerarem a presença de outros indivíduos quando certos alimentos estão facilmente disponíveis. Diferentes estudos encontraram áreas de vida que variaram entre 54 e 1280 hectares. Normalmente, descansam acima do solo, mas às vezes usam buracos de tatus para descansar.

Alimentação

São animais onívoros, sua dieta inclui diversos frutos, vertebrados, insetos, anfíbios, caranguejos e outros crustáceos, aves e carniça. Aparentemente, têm uma limitação quanto ao tamanho da presa, não conseguindo abater presas com peso corporal maior do que o seu. A dieta varia de acordo com a disponibilidade de alimento. Em áreas de perturbação humana, sua dieta pode incluir frutas cultivadas, aves domésticas e até lixo. Podem consumir pequenas pedras de cascalho, presumivelmente como fonte de minerais.

Reprodução

A gestação leva aproximadamente 56 dias, quando nascem de dois a seis filhotes pesando de 120 a 160 g. As ninhadas são produzidas uma vez por ano, normalmente de junho a dezembro. Ambos os pais são responsáveis pela criação e pelos cuidados dos filhotes. Entre 16 e 20 dias, eles já consomem comidas sólidas e são desmamados com, aproximadamente, 90 dias. Filhotes permanecem com seus pais até dispersarem, entre 18 e 24 meses. Muitas vezes ocorre o retorno de filhotes adultos à área de vida dos genitores, sendo tolerados por seus pais.

Conservação

Considerada como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN. É considerada comum na maioria dos países, e as populações são consideradas estáveis. No Brasil, a espécie não é tida como ameaçada.

Ameaças

O cachorro-do-mato é perseguido por moradores rurais por ser acusado de predar principalmente galinhas e cordeiros. Por conseguir viver próximo de áreas urbanizadas, é uma constante vítima de atropelamentos em todo o Brasil.

foto: Valquiria Cabral

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna