Nossa Fauna

Tatu-peba

Euphractus sexcinctus

O nome Tatu’pewa vem do tupi e significa “tronco gordo e achatado”, em referência a suas características corporais. Já o nome tatu-papa-defunto vem da crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Chlamyphoridae
Gênero: Euphractus
Espécie: Euphractus sexcinctus
Nome comum: Tatu-peba, Tatupeba, Peba, Tatu-papa-defunto, Tatu-peludo

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

Ocorre no leste da Bolívia, no Paraguai, na Argentina e no Brasil. Em território nacional, ocorre no Pantanal, nos Pampas, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e na porção leste da Amazônia. 

Características

Pode medir por volta de 40 cm de comprimento de corpo, com uma cauda que varia entre 11 e 24 cm. Pesa entre 3,6 e 6,5 kg. Sua carapaça é de coloração pardo-amarelada e possuei de 6 a 8 cintas móveis, com longos pelos esbranquiçados. Sua cabeça tem a forma de cone, achatada na parte superior. Enxerga mal, porém possui um olfato apurado. Na carapaça é possível encontrar de 2 a 4 glândulas que soltam uma substância com odor característico, utilizado tanto para demarcar territórios (tocas) quanto para atrair parceiros sexuais.

Comportamento

É uma espécie de hábitos diurnos, porém pode apresentar atividade noturna. Tem hábitos solitários, mas pode ser visto em pequenos grupos durante a época de reprodução ou quando se alimenta de carcaças grandes. É uma espécie de hábitos semi-fossoriais, escava diversos buracos em campos abertos que servem de tocas. Os buracos têm em média 1,5 metro de profundidade, com o fundo em forma de “u”, espaço suficiente para o animal virar-se dentro da toca.

Alimentação

São onívoros, alimentando-se de frutas, insetos, pequenos répteis, anfíbios, roedores e ocasionalmente carniças.

Reprodução

A gestação dura em torno de 60 dias, nascendo entre um e três filhotes. A fêmea dá à luz dentro de tocas, geralmente construídas por elas próprias. Em geral, os filhotes abrem os olhos a partir do 20º dia de vida.

Conservação

É considerado como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN. É um animal muito caçado por sua carne.

Galeria de imagens

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna