Nossa Fauna

Queixada

Tayassu pecari

Os queixadas são membros da mesma família dos catetos (Tayassuidae) e também são conhecidos, popularmente, como porcos-do-mato.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Tayassuidae
Gênero: Tayassu
Espécie: Tayassu pecari
Nome comum: Queixada, Porco-do-mato, Queixo-ruivo, Taiaçu

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Às vezes, são confundidos com javalis e porcos-monteiros, que são espécies invasoras/ exóticas bem diferentes e que pertencem, inclusive, a outra família (Suidae). Em tupi-guarani, Tai wa’su quer dizer “dentes grandes’’, devido às suas grandes presas localizadas na parte frontal da boca.

Apesar de muito parecido com o cateto, os queixadas sofrem muito mais com a ameaça de extinção. Por exemplo, a espécie está criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica e ameaçada no Cerrado.

Distribuição

Ocorrem em uma larga distribuição, desde o sul do México até o nordeste da Argentina e em praticamente todo o território brasileiro, menos em alguns estados do Nordeste.

Características

Machos e fêmeas adultas medem em torno de 113 cm de comprimento, com a cauda medindo cerca de 3 cm. Adultos têm 55 cm de altura e podem pesar de 32 a 40 kg. A pelagem pode variar entre o castanho-acinzentado e o preto, com uma mancha branca na região da mandíbula inferior que se estende até a parte de cima do focinho. Por isso, seu nome em inglês é white-lipped peccary, sendo essa a maneira mais fácil de distingui-lo do cateto, cuja mancha branca forma um colar em volta do pescoço.

Comportamento

Com hábitos predominantemente diurnos e terrestres, os queixadas vivem em grupos que podem chegar a 300 indivíduos. Ao contrário de seus parentes mais tímidos, como o cateto, queixadas são mais sociais. Quando ameaçados, os grupos facilmente afugentam predadores que se aproximam, inclusive onças-pintadas. Queixadas têm áreas de vida de até 7 mil hectares e são sensíveis a mudanças no ambiente, eles necessitam de florestas e uma alta disponibilidade de água para sobreviverem. Possuem várias vocalizações, incluindo batidas de mandíbulas. Usam secreções produzidas por glândulas que têm a função de manter o grupo coeso e demarcar territórios. Gostam de rolar na lama.

Alimentação

São considerados animais frugívoros, alimentando-se principalmente de frutos, porém também podem se alimentar de raízes, sementes, larvas de insetos e minhocas.

Reprodução

A gestação dura em torno de 180 dias, dando à luz, normalmente, dois filhotes por vez. Os filhotes nascem com uma coloração mista – vermelho, marrom e creme – e com uma faixa dorsal mais escura que persiste até 1 ano de idade.

Conservação

É considerada como “vulnerável” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN. Porém, em alguns biomas a situação é mais delicada. Na Mata Atlântica, a espécie é considerada como “criticamente ameaçada”, assim como no Cerrado, onde é considerada como “em perigo”. Na Amazônia e no Pantanal, suas populações são mais estáveis.

Ameaças

As principais ameaças à espécie são a caça e a perda de habitat. Como são animais que vivem em grandes grupos, necessitam de áreas extensas para obtenção de recursos, por isso a fragmentação de habitats é a principal ameaça à espécie.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna