Nossa Fauna

Quati

Nasua nasua

É parente próximo do mão-pelada. Só existem duas espécies de quati no mundo, Nasua nasua e Nasua narica.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Procyonidae
Gênero: Nasua
Espécie: Nasua nasua
Nome comum: Quati, Quati-de-cauda-anelada, Quati-sul-americano

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

São exclusivos da América do Sul. Ocorrem desde o sul da Colômbia até o norte do Uruguai e da Argentina. No Brasil, ocorrem em boa parte do território nacional, em todos os biomas.

Características

Pode medir entre 46 e 66 cm de comprimento de corpo, além de ter uma cauda que varia entre 22 e 69 cm. Pesa em média 4 kg, podendo chegar até a 11 kg. Possui uma pelagem com coloração amarelo-acinzentada. O focinho é preto e alongado, apresentando manchas brancas no rosto e ao redor dos olhos. As patas dianteiras e traseiras são pretas, assim como os anéis em sua longa cauda. 

Comportamento

É um animal de hábitos diurnos e sociáveis. As fêmeas vivem em bandos, enquanto os machos vivem sozinhos depois de adultos. Esses bandos podem emitir sons de alerta quando ameaçados. Os bandos podem variar bastante de acordo com a região, podendo chegar a mais de 25 indivíduos. O quati usa seu focinho alongado para procurar por comida. Normalmente, dorme em árvores, podendo se locomover tanto entre elas como pelo chão.

Alimentação

São onívoros, alimentando-se principalmente de frutas, insetos, pequenos répteis, crustáceos, peixes, anfíbios e pequenos mamíferos.

Reprodução

A gestação dura em torno de 75 dias, nascendo entre um e sete filhotes. Fêmeas aceitam machos em seus grupos durante a época de acasalamento, e os machos, por sua vez, se mantêm fiéis ao grupo.

Conservação

É considerado como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN. 

Ameaças

É um animal muito caçado por sua carne, além de sofrer por conflitos com animais domésticos e por doenças contraídas deles.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna