Em tupi, o nome Paka significa “desperto, vigilante, sempre atento”.
Clique para saber mais
É um roedor de grande porte, que vive em extensa área do país. Existem criadouros comerciais autorizados para a criação destes animais para a venda de produtos, como a sua carne.
Distribuição
Ocorre em grande parte das Américas, desde o México até o sul do Brasil, ocupando praticamente todo o território brasileiro.
Características
Pesando entre 6 e 12 kg (alguns machos podem pesar até 15 kg), a paca é um grande roedor e fica atrás apenas da capivara quando o assunto é tamanho. Pode medir até 70 cm de comprimento. Possui pelos duros e eriçados, variando a coloração entre o vermelho e o cinza-escuro, sempre apresentando manchas brancas nas laterais do corpo. As patas dianteiras possuem quatro dedos enquanto as traseiras possuem cinco, ambas com unhas afiadas. Apresentam dentes incisivos grandes, uma marca registrada dos roedores. Podem atingir grandes velocidades quando correm, devido a suas patas traseiras musculosas.
Comportamento
São considerados animais de hábitos noturnos, sempre muito ariscos. Estão sempre alertas, principalmente enquanto se locomovem pela floresta. São excelentes nadadores, dotados de um fôlego incrível, fugindo para a água quando se sentem ameaçados (assim como as capivaras). Geralmente, saem para forragear quando já está bem escuro.
Alimentação
Sua dieta é a base de frutas, folhas, raízes e sementes.
Reprodução
Na natureza, pacas geralmente se reproduzem apenas uma vez ao ano. A gestação dura em média 115 dias, dando à luz apenas um filhote (raramente podem parir gêmeos).
Conservação
São consideradas como “pouco preocupantes” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN.
Ameaças
A principal ameaça à espécie é a caça por conta de sua carne, muito apreciada por caçadores e de alto valor dentro do comércio ilegal.