Nossa Fauna

Mão-pelada

Procyon cancrivorus

É muito parecido com o guaxinim norte-americano (Procyon lotor), seu primo mais famoso.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Procyonidae
Gênero: Procyon
Espécie: Procyon cancrivorus
Nome comum: Mão-pelada, Guaxinim, Jaracambeva

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

É chamado de mão-pelada devido à quase ausência de pelos em suas mãos. Procyon vem do latim e significa “antecessor do cão”. Já cancrivorus quer dizer “comedor de caranguejos”.

Distribuição

Ocorre em grande quantidade desde a Costa Rica até o sul da América do Sul, presente em quase todos os países do continente ao leste dos Andes. No Brasil, ocorre em praticamente todo o território nacional, em todos os biomas. 

Características

Pode medir por volta de 60 cm de comprimento de corpo, com uma cauda que varia entre 28 e 35 cm. Pesa entre 3 e 8 kg. Possui uma pelagem densa, com coloração acinzentada, quase negra. Ao redor do rosto, possui uma espécie de “máscara” negra, além de anéis negros na cauda. As patas são curtas, com longos dedos, e uma pelagem bastante curta. Possui orelhas curtas e arredondadas, com um focinho pontiagudo.

Comportamento

É uma espécie pouco estudada, portanto pouco se conhece sobre seus hábitos. São animais de hábitos noturnos, geralmente associados a corpos d’água. Possuem um sentido tátil muito desenvolvido e utilizam muito as mãos para diversas atividades, inclusive para procurar e capturar crustáceos, manipulando o alimento e depois levando-o à boca, assim como os macacos.

Alimentação

São onívoros, alimentando-se principalmente de crustáceos, além de frutas, insetos, pequenos répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

Reprodução

A gestação dura em torno de 64 dias, nascendo entre um e dois filhotes. A mãe mantém os filhotes abrigados em ocos de árvores até que tenham por volta de 7 a 9 semanas, quando começam a acompanhar a mãe nas caçadas. 

Conservação

É considerado como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN.

Ameaças

É um animal muito caçado por sua pele, além de sofrer muito com a perda de habitats.

Galeria de imagens

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna