Nossa Fauna

Jaritataca

Conepatus semistriatus

É da mesma família do gambá norte-americano.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mephitidae
Gênero: Conepatus
Espécie: Conepatus semistriatus
Nome comum: Jaritataca, Jeritataca, Zorrilho, Cangambá, Jaratataca

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

A jaritataca ocorre no sul do México, no norte da Colômbia, na Venezuela e no Peru. No Brasil, ocorre desde o Nordeste até o estado de São Paulo, ocupando a faixa central do país, nos biomas do Cerrado, da Caatinga e no entorno do Pantanal (apesar de raro).

Características

É um animal de pequeno porte, podendo medir entre 30 e 52 cm de comprimento de corpo e entre 14 e 30 cm de cauda. Pesa entre 2 e 4 kg. Tem uma coloração preta ou marrom-escura, com uma listra branca que sai da cabeça em direção a cauda e se divide em duas listras ao longo do corpo, que variam muito entre os indivíduos.

Comportamento

Possui maior atividade no fim de tarde e à noite. É um animal terrestre e solitário, sendo encontrado em pares apenas durante épocas reprodutivas. Habita áreas de vegetação aberta, como campos e cerrados, evitando regiões de mata mais densa. Pode usar buracos cavados por outras espécies ou cavar seus próprios buracos para servirem de tocas ou para buscarem alimento. Possui glândulas perianais que produzem uma substância volátil de odor muito forte e desagradável e que esguicham quando se sentem ameaçados. Reage agressivamente em encontros com outras espécies, como cachorros-do-mato, lobos-guarás, jaguatiricas, entre outros. 

Alimentação

É um animal onívoro e insetívoro, alimentando-se de insetos e outros invertebrados, pequenos vertebrados e frutos. Já foram registrados exemplares se alimentando de carcaças.

Reprodução

A gestação dura cerca de 60 dias, dando à luz entre quatro e cinco filhotes por vez. Pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos desta espécie.

Conservação

São considerados como “pouco preocupantes” tanto na lista nacional do ICMBio quanto na da IUCN. 

Ameaças

As principais ameaças para a espécie são atropelamentos, incêndios florestais, perda de habitat, caça e conflitos com animais domésticos.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna