Nossa Fauna

Gato-maracajá

Leopardus wiedii

Embora pareça com uma jaguatirica, o gato-maracajá é um pouco menor em seu porte. É encontrado em diversos biomas brasileiros, porém em baixas densidades populacionais.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Leopardus
Espécie: Leopardus wiedii
Nome comum: Gato-maracajá, Maracajá, Margay

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

A espécie tem ampla distribuição pelas Américas, ocorrendo desde o México até a região norte da Argentina e norte do Uruguai, estando presente em grande parte do território brasileiro, exceto em algumas regiões do Nordeste. Encontrado em uma ampla variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, cerrados, caatinga e áreas pantanosas, ocorre em todos os biomas brasileiros, apesar de preferir ambientes florestados.

Características

Podem medir entre 42 e 80 cm de comprimento entre cabeça e corpo, com a cauda medindo de 30 a 51 cm. Chegam a pesar até 5 kg. Tem a cabeça mais arredondada que os demais felinos e olhos surpreendentemente grandes. Em relação a seu tamanho, sua cauda é maior do que a de outros gatos selvagens e pode ser eficaz para equilíbrio e como contrapeso para saltar. Suas garras são também maiores, ajudando a agarrar troncos e galhos.

Comportamento

Vivem em áreas de florestas e são ótimos escaladores e saltadores. Podem saltar, verticalmente, 2,5 metros em um único impulso. Têm tornozelos traseiros muito flexíveis, parecidos com os dos esquilos, e únicos entre os felinos, permitindo rotação de até 180 graus desses membros, o que resulta em rara habilidade de descer de árvores de cabeça para baixo. São solitários e descansam em árvores de dia.

Alimentação

Sua dieta consiste, principalmente, de mamíferos arborícolas, incluindo gambás, esquilos e ratos arborícolas, mas também preda mamíferos terrestres como cutias, coelhos e pacas, além de aves, répteis, anfíbios e insetos.

Reprodução

A gestação varia entre 81 e 84 dias, dando à luz apenas um filhote. Ninhada pequena é característica de mamíferos arborícolas. O filhote nasce com 85 a 125 g e começa a comer alimentos sólidos com 7- 8 semanas. Atingem maturidade sexual com cerca de 2 anos.

Conservação

Classificados como “quase ameaçados” pela IUCN, porém como “vulneráveis” de acordo com a lista nacional do ICMBio. Foram muito caçados nas décadas de 1960 e19 70 para o comércio de peles (são necessários 15 animais para fazer um casaco de peles). Como a espécie está, intimamente, ligada à habitats florestais, o desmatamento e a perda de habitat é uma grande ameaça.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna