É parente próximo do mão-pelada. Só existem duas espécies de quati no mundo, Nasua nasua e Nasua narica.
Clique para saber mais
Distribuição
São exclusivos da América do Sul. Ocorrem desde o sul da Colômbia até o norte do Uruguai e da Argentina. No Brasil, ocorrem em boa parte do território nacional, em todos os biomas.
Características
Pode medir entre 46 e 66 cm de comprimento de corpo, além de ter uma cauda que varia entre 22 e 69 cm. Pesa em média 4 kg, podendo chegar até a 11 kg. Possui uma pelagem com coloração amarelo-acinzentada. O focinho é preto e alongado, apresentando manchas brancas no rosto e ao redor dos olhos. As patas dianteiras e traseiras são pretas, assim como os anéis em sua longa cauda.
Comportamento
É um animal de hábitos diurnos e sociáveis. As fêmeas vivem em bandos, enquanto os machos vivem sozinhos depois de adultos. Esses bandos podem emitir sons de alerta quando ameaçados. Os bandos podem variar bastante de acordo com a região, podendo chegar a mais de 25 indivíduos. O quati usa seu focinho alongado para procurar por comida. Normalmente, dorme em árvores, podendo se locomover tanto entre elas como pelo chão.
Alimentação
São onívoros, alimentando-se principalmente de frutas, insetos, pequenos répteis, crustáceos, peixes, anfíbios e pequenos mamíferos.
Reprodução
A gestação dura em torno de 75 dias, nascendo entre um e sete filhotes. Fêmeas aceitam machos em seus grupos durante a época de acasalamento, e os machos, por sua vez, se mantêm fiéis ao grupo.
Conservação
É considerado como “pouco preocupante” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN.
Ameaças
É um animal muito caçado por sua carne, além de sofrer por conflitos com animais domésticos e por doenças contraídas deles.