Nossa Fauna

Veado-catingueiro

Mazama gouazoubira

Considerado um cervídeo de pequeno porte, o veado-catingueiro é difundido por quase todo o Brasil, serve de alimento para diversas espécies de predadores, sendo uma importante fonte de recursos.

Status de conservação - IUCN

Taxonomia

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Gênero: Mazama
Espécie: Mazama gouazoubira
Nome comum: Veado-catingueiro, Veado-virá, Virote.

Mapa de distribuição

Clique na imagem para ampliar - Fonte: IUCN

Clique para saber mais

Distribuição

Ocorrem em grande parte do Brasil, em biomas como Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas e Caatinga.

Características

Com a coloração variando do avermelhado ao cinza, pode apresentar coloração mais clara no ventre e manchas brancas acima dos olhos. Pode pesar até 25 kg e medir entre 85 e 105 cm, com 65 cm de cernelha. Os chifres desta espécie não são ramificados como nos cervos-do-pantanal e podem chegar a 12 cm de comprimento. Pode ser confundido com o veado-mateiro, pois ambos têm portes e colorações semelhantes.

Comportamento

Possuem hábitos diurnos e solitários, podendo formar pequenos grupos em épocas de pouco alimento. São tímidos e esquivos, devido ao fato de serem presas vulneráveis para diversos predadores. Machos e fêmeas apresentam comportamentos territorialistas, utilizando odores (fezes, urina e esfregando o corpo em objetos) e marcas visuais (mordendo cascas de árvores).

Alimentação

São animais herbívoros, alimentam –se basicamente de frutos, folhas e flores.

Reprodução

O tempo médio de gestação é de 7 meses, dando à luz um filhote por vez. Uma fêmea pode ter até duas ninhadas no mesmo ano. Os filhotes nascem pintados com manchas brancas pelo corpo que ajudam na camuflagem e desaparecem até o 6º mês de idade. Os filhotes permanecem com as mães até os 8 meses de idade ou até a mãe ter uma outra cria.

Conservação

São considerados como “pouco preocupantes” tanto pela lista nacional do ICMBio quanto pela IUCN. A principal ameaça à espécie é a caça. Esta espécie encontra uma vantagem ante o desmatamento em relação a outros veados, pois adapta-se melhor a ambientes antropizados.

Outras espécies preservadas pelo Onçafari

Seja você também uma empresa parceira ou apoiadora do Onçafari e ajude a preservar nossa fauna