Skip to main content

Em meio a tantas notícias alarmantes no cenário atual, percebemos que a ação individual pode fazer uma grande diferença. Entendemos que não podemos mudar o mundo por conta própria, porém conseguimos mudar nossa realidade e estimular outros a fazerem o mesmo.

Recentemente, o Onçafari neutralizou 100% de suas emissões de carbono, em todas suas operações (turismo, pesquisa científica e outras atividades). Ou seja, zeramos nossa pegada de carbono equivalente ao ano de 2019. Mas o que isso quer dizer?  Vamos explicar.

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono na atmosfera por uma pessoa, empresa, organização, atividade ou governo

Todas as atividades humanas geram algum impacto para o meio ambiente e podemos calcular esse impacto através da quantidade dióxido de carbono (CO₂) gerados por cada uma delas.  A emissão desses gases é uma das principais causas das mudanças climáticas. Isso quer dizer que, independente da atividade realizada, seja dirigir um carro ou a queima de combustível para produção de energia em usinas termoelétricas, estamos impactando negativamente o ambiente.

Fonte: internet

 

O cálculo dessas emissões resultam em sua pegada de carbono. As quantidades de emissões podem ser medidas através de calculadoras online ou contratando serviços de empresas especializadas no assunto.

 

Como neutralizar essa pegada?

A neutralização da pegada de carbono é o processo no qual uma empresa ou pessoa física compensa a sua quantidade de CO₂ emitida ao longo do ano. Essa neutralização se dá através de diminuição de emissões dos gases, ações que convertam essa emissão ou através da compra de créditos de carbono.

Funciona assim: 

  1. Uma empresa “A” emite 10 toneladas de carbono em suas atividades ao longo do ano. Para neutralizar essas emissões, a empresa precisa comprar 10 créditos de carbono (01 crédito de carbono = 01 tonelada de carbono).                                                                                                                                                                                                                                                                                            
  2. Uma empresa “B” trabalha com o manejo sustentável de madeira na floresta amazônica, preservando milhares de hectares de floresta nativa. Após um processo muito rigoroso de certificação, essa empresa é aprovada e passa a gerar X créditos de carbono. O crédito dessa empresa é calculado de acordo com a quantidade  de CO₂ que deixou de ser gerado e lançado na atmosfera por essa conservação. Estes créditos gerados podem ser comercializados a outras empresas.                                                                                                                                                                  
  3. Cria-se então uma parceria entre a empresa “A”, que precisa comprar créditos para compensar suas emissões, e a empresa “B”, que vende os créditos excedentes que ela gerou a partir da preservação da floresta. Ou seja, a empresa “A” paga pelo serviço que a empresa “B” prestou em preservar a natureza.

Fonte: Internet

As emissões podem ser compensadas em 3 níveis: escopos 1, 2 e 3. O escopo 1 é quando você neutraliza a emissão de gases produzidos por suas atividades diretas (deslocamento, viagens, alimentação, dentre outras coisas). O escopo 2 é quando você neutraliza inclusive a pegada da energia elétrica utilizada em suas atividades. Já o escopo 3, é quando você neutraliza também as emissões indiretas à sua atividade, como o deslocamento de fornecedores ou clientes que interagem com seu negócio.

 

Como o Onçafari fez para neutralizar a sua pegada de carbono?

Primeiro, firmamos uma parceria com a Terra Vista, empresa que comercializa créditos de carbono e dá assessoria em projetos de redução da pegada de carbono para empresas, ONG’s, eventos e até pessoas físicas.

Juntos com a Terra Vista, calculamos qual o total de emissões de CO₂ que nossas atividades geraram no ano de 2019. Essas atividades incluem: 

  • Combustível gasto nos carros de pesquisas e safáris
  • Viagens de avião de nossa equipe
  • Uso de energia elétrica em nossas bases
  • Botijões de gás
  • Voos e traslados dos hóspedes nacionais e internacionais que nos visitaram

A soma dessas emissões chegou em um total de 1.050 toneladas de carbono gerados em 2019. 

Passamos então para o próximo passo: adquirir créditos de carbono suficientes para zerar as toneladas emitidas.

Selo Terra Vista comprovando a neutralização de carbono do Onçafari.

A empresa que escolhemos para comprar os créditos, foi a Agrocortex. Eles possuem um projeto de manejo florestal sustentável, em uma área de mais de 200.000 hectares na floresta amazônica. Através do manejo, eles protegem a floresta, geram emprego e renda para os moradores da região onde atuam e ainda estimulam o desenvolvimento socioeconômico. Eles passam regularmente por rígidas auditorias internacionais, que garantem a seriedade do processo além da efetividade em evitar a emissão de carbono da atmosfera e o desmatamento da área. Desde o início do projeto, a Agrocortex evitou desmatamento de 3.299 hectares de floresta.

 

Mais do que conservação

Entendemos que além de conservar a biodiversidade, é nosso dever estarmos em dia com nossa conta ambiental. Afinal, enquanto tecnologias limpas ainda não são acessíveis em todos os níveis, nós também contribuímos para as mudanças climáticas com nossas atividades. A única pegada que queremos apagar da natureza é a de carbono!

Somos o primeiro projeto de conservação do Brasil a neutralizar nossas emissões de carbono no escopo 3, ou seja, neutralizamos inclusive as emissões indiretas, relacionadas aos nossos hóspedes. Você pode checar a autenticidade do certificado que comprova a veracidade de nossos créditos, clicando aqui.

Você também pode se informar como zerar a sua pegada de carbono, ou da sua empresa, entrando em contato com a Terra Vista pelos e mails: [email protected] ou [email protected]