Skip to main content

No dia 10 de outubro, a Expedição Pantanal, realizada pelo SOS Pantanal, passou aqui no Refúgio Ecológico Caiman e teve uma incrível experiência junto do Onçafari. Além de mapear as frentes de trabalho realizadas por nós, a equipe da Expedição também conseguiu avistar algumas onças durante o safári, certificando-se de que elas estão bem após os incêndios de setembro.

Equipe da Expedição Pantanal, Onçafari e BTS. (Foto: Gustavo Figueirôa)

SOBRE A EXPEDIÇÃO PANTANAL 

A iniciativa, que começou em 2011, tem o objetivo de documentar projetos de conservação e pontos de ecoturismo por todo o Pantanal. Durante o mês de outubro, uma equipe formada por conselheiros do projeto, biólogos, veterinários e profissionais especializados viaja pelas principais localizações do bioma, avaliando, ensinando e aprendendo com cada iniciativa. 

Além dos projetos de conservação, a edição de 2019 também foca no reconhecimento do ecoturismo, que é uma das principais frentes de trabalho do Onçafari. 

Passagem da Expedição Pantanal 2019 pelo Onçafari. (Foto: Onçafari)

VISITA AO REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN 

Além de abrigar o Onçafari, o Refúgio Ecológico Caiman também é o local de trabalho do Projeto Arara Azul e Papagaio Verdadeiro, portanto, seria ponto obrigatório no roteiro da Expedição. Apesar de ter sido atingida, em grande parte, pelas queimadas durante o mês de setembro, os projetos conseguiram não apenas se salvar, mas também se certificar de que a fauna local estava bem e saudável. Esse foi um dos focos da Expedição ao passar por aqui. 

Durante o safári fotográfico, a equipe da Expedição conseguiu avistar, por exemplo, a Fera, que caminhava tranquilamente ao lado do nosso carro junto de seu filhote. Desde que o Refúgio reabriu, todos os hóspedes que nos visitaram tiveram a oportunidade de ver uma ou mais onças livres em seu habitat.

Avistamento da Fera e seu filhote durante o passeio na Caiman. (Foto: Gustavo Figueirôa)

DONAL BOYD 

Além do time do SOS Pantanal, nós também tivemos o prazer de receber o fotógrafo de vida selvagem Donal Boyd com sua equipe.  

Fotógrafo profissional desde 2016 e com um talento diferenciado para comandar as lentes, Donal tem um propósito muito coerente com o Onçafari. Suas fotos e legendas estimulam o público a refletir sobre o mundo animal e considerar algumas conexões que todos compartilhamos. Ele é profundamente apaixonado pela conservação da vida selvagem e grande parte de seu trabalho promove projetos envolvidos na proteção de ecossistemas frágeis ao redor do mundo. 

Foto: Donal Boyd

Fizemos uma parceria com o fotógrafo, que, ao final da Expedição, fará uma mostra com as imagens registradas aqui no Onçafari, além de outros registros capturados durante a viagem. Em breve, traremos mais informações sobre a exposição.