Espaço Hidroterápico da APAE de Miranda após receber equipamentos para funcionar de forma adequada – Foto: Divulgação

*Por Fábio Paschoal

A cervejaria Cia de Brassagem Brasil (CBB) fabrica a cerveja Onça-Pintada, que direciona uma porcentagem das vendas para o Onçafari e ajuda a promover o projeto e a conservação do maior felino das Américas. Essa parceria acabou gerando benefícios para Apae de Miranda que precisava de recursos para construir e equipar o Espaço Hidroterápico da instituição.

Tudo começou em Maio de 2017, quando ocorreu a Brasil Brau, a maior feira do setor cervejeiro da América Latina, onde foram anunciados os vencedores do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja: CBB na categoria Responsabilidade Social, Perro Libre na categoria Design de Embalagens, Revista da Cerveja na categoria Comunicação da Cultura Cervejeira e Lohn Bier na categoria Sustentabilidade.

Durante a premiação, os vencedores assumiram o compromisso de fazer uma cerveja colaborativa, a Catharia Sour com Café. Segundo Danielle Mingatos, Diretora de Tecnologia Cervejeira da CBB, diferente das outras cervejas do portfólio da cervejaria, que têm animais da fauna brasileira ameaçados de extinção estampados nos seus rótulos e, portanto, têm como parceiros institutos e projetos que cuidam da preservação ambiental, a Catharia Sour com Café foi pensada para promover uma causa social.

A cerveja Catharia Sour com Café foi criada pelos vencedores do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja com o objetivo de ajudar um projeto social – Foto: Divulgação

A produção ficou com a Lohn Bier, o rótulo foi desenvolvido pela Perro Libre, a Revista da Cerveja contribuiu com a divulgação dessa ação e a busca por um parceiro foi feita pela CBB. “A indicação para conversarmos com o Sr. Adalberto Carlos Lopes Garrido, Diretor Administrativo da APAE de Miranda foi feita pelo Onçafari – projeto parceiro da Cia de Brassagem Brasil com a cerveja Onça-pintada – que já realizava algumas ações com a instituição”, diz Danielle.

Garrido expôs as dificuldades relacionadas à escassez de recursos para construir e equipar o Espaço Hidroterápico e o projeto achou seu propósito. A Catharia Sour com Café foi lançada em Maio de 2018. Na mesma ocasião, foi feito um repasse de cada cervejaria envolvida à APAE de Miranda e foram adquiridos equipamentos para uso no Espaço Hidroterápico (steps de fundo, bancos especiais, tablados de fundo, macarrão e plataformas flutuantes, boias cervical e de tronco, tornozeleiras, roupas especiais, capa térmica, fraldas especiais, entre outros), o que permitiu que o espaço pudesse funcionar de forma adequada.

Hoje a CBB, Lohn Bier e Perro Libre repassam parte da venda das cervejas produzidas para que a APAE de Miranda continue aprimorando seu Espaço Hidroterápico.

No Espaço Hidroterápico da APAE de Miranda, uma criança usa colete fornecido graças a parceria entre os vencedores do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja – Foto: Divulgação

*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo do Onçafari e da GreenBond

Envie sua mensagem