Skip to main content

*Por Fábio Paschoal

A cervejaria Cia de Brassagem Brasil (CBB) foi indicada ao Prêmio Alterosa da lata de cerveja artesanal mais bonita do Brasil pela segunda vez consecutiva. Nessa edição, a lata escolhida foi a da Onça-Pintada, cerveja que apoia o Onçafari. “Além de ganharmos uma porcentagem das vendas, que ajudam a financiar nossas atividades, o mais importante é a promoção da nossa causa, da onça-pintada e da filosofia da CBB de apoiar projetos de conservação”, diz Mario Haberfeld, fundador do Onçafari.

“Começamos a pesquisar vários projetos que atuam na conservação de animais em extinção no Brasil. O Onçafari nos chamou a atenção por ser um projeto sério, que atua não somente na conservação das onças, mas também no  entorno com o desenvolvimento socioeconômico da região. Nos encantamos pelo projeto, a conversa com o Mario foi muito harmoniosa desde o início, tivemos a chance de conhecer pessoalmente cada estudo e  cada trabalho desenvolvido por ele e a equipe. O Onçafari é, sem dúvidas, uma das parcerias que mais nos enche de orgulho”, diz Beatriz Oliveira, diretora de Marketing & Parceiras da CBB.

Ajude a CBB e o Onçafari acessando o site do Prêmio Alterosa e vote na lata da cerveja Onça-Pintada. Não se esqueça: para concluir o voto, é necessário votar em todas as categorias até o final.

Cerveja Onça-Pintada destina parte das vendas para o Onçafari. A Tartaruga-de-Pente para o Tamar. A Mico-Leão-Dourado para a Associação Mico-Leão-Dourado – Foto: Divulgação/CBB

Sobre a CBB

A Cia de Brassagem Brasil se inspirou nas figuras mais expressivas da fauna brasileira para criar um portfólio de cervejas que faz homenagem a espécies ameaçadas de extinção. “Não queríamos os nossos produtos associados a carnaval, samba, praia, futebol ou à sensualidade da mulher, como já é uma prática bem comum do mercado e nada original. Então começamos a pensar em qual seria a temática do produto e aquilo que o Brasil tem de melhor e chegamos à biodiversidade brasileira, considerada a maior do mundo”, diz a diretora de Marketing & Parceiras da CBB.

Segundo Beatriz o objetivo de quebrar estereótipos e trazer um produto com uma identidade visual totalmente diferente do que se encontra no mercado cervejeiro, as cervejas foram batizadas com nomes de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. “A ideia era não somente trazer um produto para as gôndolas, mas atuar na conscientização da importância destes animais para o nosso país. Decidimos fazer mais, por entendermos que não bastava somente se apropriar dos nomes destas espécies. Por que não ajudar de alguma forma? Então, antes mesmo de começarmos as nossas primeiras brassagens, constituímos as parcerias com os mais reconhecidos e sérios projetos de conservação ambiental do país que cuidam destes animais.”

Cada uma dessas cervejas ajuda um projeto de conservação parceiro da CBB – Foto: Divulgação/CBB

Parte da renda obtida com a venda dessas cervejas é doada aos projetos de conservação parceiros da CBB. Além do Onçafari, Projeto Tamar, Associação Mico-Leão-Dourado, Instituto Pró-Carnívoros, Projeto Tamanduá, Fundação Biodiversitas, IBDN estão entre as instituições apoiadas pela cervejaria. “É uma forma de não apenas conscientizar, mas de tornar os nossos clientes integrantes desta grande corrente do bem, além de mostrar o trabalho de cada projeto”, afirma a diretora.

Além de ser a vencedora do Prêmio Alterosa da lata de cerveja artesanal mais bonita do Brasil com a Tartaruga-de-Pente (que destina parte das vendas para o Tamar) em 2017, a CBB foi a vencedora do 2º Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cervejas na categoria Responsabilidade Social.

Para experimentar a cerveja da Onça-Pintada e apoiar o Onçafari vá ao Bar da CBB, na Rua Antônio de Macedo Soares, 1295, Campo Belo, em São Paulo ou acesse o site https://www.thepublichouse.com.br/cervejarias/cbb—cia-de-brassagem-brasil/IPA?PS=12&map=c,c,specificationFilter_49

*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo do Onçafari e da GreenBond

Comentários