Skip to main content

Depois de 25 anos de comércio proibido, a China, na manha de ontem (29/10) resolveu liberar novamente a comercialização de produtos derivados de Tigres e Rinocerontes, como chifres e ossos no país.

Ossos e pele de tigres expostos. Fonte: Imagens da internet

Este passo enorme na direção contrária da conservação foi anunciado pelo primeiro-ministro Li Keqiang. Ele reforçou que somente em circunstâncias particulares a comercialização poderá ocorrer, como para “pesquisas científicas” ou “tratamentos médicos”.

 

Chifres de rinoceronte medidos apreendidos pelo Departamento de Vida Selvagem de Kuala Lumpur. Fonte: Manan Vatsyayana/Agence France-Presse — Getty Images

Apesar da liberação ser somente para alguns médicos de hospitais cadastrados na Administração Nacional de Medicina Tradicional, e dos produtos serem oriundos de fazendas de criação de tigres na China,  ambientalistas temem que essa medida possa reascender a chama do comércio ilegal de produtos de vida selvagem, que já vem devastando espécies há anos como rinocerontes na África e tigres na Ásia.

Tigresa com filhotes. Fonte: internet

Tigres e Rinocerontes são animais criticamente ameaçados na natureza, e foram levados à beira da extinção principalmente pela caça excessiva, para a comercialização de suas partes em mercados asiáticos. Estima-se que existam somente 3,900 tigres selvagens no mundo, um número muito crítico para a espécie que corre risco sério de ser extinta na natureza.

Peles de tigres apreendidas. Fonte: WWF

Os rinocerontes estão em estado crítico também. Milhares são mortos todos os anos, principalmente por causa de seus chifres, que são considerados medicinais e afrodisíacos em países asiáticos.

Rinoceronte morto com o chifre arrancado para venda no comércio ilegal. Fonte: Internet

Margaret Kinnaird, responsável por Biodiversidade da WWF, lamentou a decisão chinesa:

“A retomada do comércio legal poderá não apenas servir para encobrir o tráfico clandestino, mas também para estimular uma demanda que havia baixado quando a proibição entrou em vigor”

As onças-pintadas também estão na mira

O mercado fomentado pela China não se resume apenas aos rinocerontes e tigres. Esta demanda milenar por partes de animais já atinge a América Latina, onde onças-pintadas estão sendo mortas para que suas presas e ossos abasteçam a demanda do mercado asiático, que a cada dia tende a crescer.

Cabeças de onças-pintadas encontradas pelo Ibama. Fonte: BBC Brasil

 

 

Por: Gustavo Figueirôa

Biólogo, Esp. em manejo e conservação da fauna silvestre.

 

Comentários

  • […] criadores comerciais – não permitindo animais oriundos da natureza – essa liberação preocupa muito os ambientalistas e especialistas em conservação de todo o mundo. Este ato vai na contramão das políticas de […]

  • Andre Damiani disse:

    A caca ilegal eh um verdadeiro absurdo, sabemos que os governos pouco fazem para coibir e punir . Quais as acoes reais e propostas do oncafari para lutarmos nessa guerra pra proteger as oncas? Tentar identificar atravessadores? Pressao politica? Embora ficamos todos felizes com nascimentos de filhotes de onca, isso nao ira pra frente se as oncas estao sendo exterminadas…Precisamos nos articular melhor.