Skip to main content

“Normalmente, espécies exóticas e invasoras são uma grande ameaça a vida selvagem nativa: Competem com as espécies locais, introduzem parasitas e doenças, e atrapalham o regime ecológico. Mas um caso raro ocorreu no Pantanal. Aqui, um mamífero introduzido ajudou na conservação da vida selvagem local” – Environmental News Network

Porcos foram introduzidos no Pantanal cerca de 200 anos atrás. Normalmente a introdução de animais exóticos são sempre ruins para a bio-diversidade e para o eco-sistema local. Especialmente porcos, devido ao seu apetite voraz e o habito de comer raízes. Tbm carregam doenças, estragam plantas e populações de pequenos animais. Apesar disso tudo, isso não aconteceu no Pantanal.

Até1967 a caça comercial era uma ameaça a bio-diversidade do Pantanal. A introdução de porcos aliviou a caça a animais nativos, dando a chance de populações se reerguerem. Muitos no Pantanal, até hoje, preferem caçar estes porcos ferais em vez de animais selvagens, devido a facilidade de encontra-los, seu grande número e por eles proporcionarem uma boa quantidade de carne. A caça a porcos monteiro faz parte da cultura dos pantaneiros.

Como no Refúgio Ecológico Caiman a caça é estritamente proibida poderíamos imaginar que a população desses porcos monteiro sairia de controle, mas isso não acontece pois as onças mantém essa população balanceada.

Veja abaixo um vídeo de um porco monteiro se alimentando de uma caraça de boi, morto na noite anterior por uma onça.

An unusual image... a dead cow, an alive cow, a feral pig and a wake of vultures.

Uma imagem pouco comum. Um porco monteiro, um boi vivo, um morto e muitos urubus

The Feral Pigs in the Pantanal eat just about anything.

Os porcos monteiros no Pantanal comem praticamente tudo

The Feral Pig gets stuck into the soft insides of the carcass.

O porco monteiro se alimenta das partes mais moles da carcaça

Fotografado, escrito e filmado por: Adam Bannister
Inspirado na pesquisa de Arnaud Desbiez