Skip to main content

Quais as diferenças entre onças pintadas e leopardos?

A primeira vista, é fácil confundir os dois! Já nos perguntaram isso várias vezes então decidimos fazer esse post comparando os dois. Temos o privilégio de já ter passado bastante tempo com ambos os gatos na natureza. Essas comparações serão mais profundas do que simplesmente a aparência. Iremos mais fundo e compararemos suas fisionomias e comportamentos. Usaremos imagens para tentar ilustrar os pontos.

Jaguar - female

Onça – Fêmea

Leopard - female

Leopardo – Fêmea

Distribuição

A onça pintada é encontrada nas Américas. Historicamente ocorriam desde a Califórnia, hoje extinta nos Estados Unidos, até a Argentina.  – Novo Mundo
Os leopardos são encontrados desde a China, passando pela Índia e Oriente Médio até chegar a África do Sul. – Velho Mundo

Tamanho
Leopardo – Fêmea: 20 – 60 kg
Onça – Fêmea: 85 – 90 kg
Leopardo – Macho: 40 – 80kg
Onça – Macho: 110 -120 kg

A onça pintada é o terceiro maior felino do mundo.

1. Tigre
2. Leão
3. Onça pintada
4. Leopardo

Rosettas

As onças tem rosetas maiores e com pintas nos seus interiores; leopardos não tem pintas no interior de suas rosetas.

Jaguar - large rosettes with small spots in the center.

Onças – Rosetas grandes com pintas pequenas no interior.

Leopard - smaller, more compact rosettes

Leopardo – Pintas menores e mais compactas.

Independência

Onças, pelo menos no Pantanal, ficam independentes de suas mães ainda bastante jovens. De acordo com os dados obtidos no Projeto Onçafari, acreditamos que filhotes fêmeas deixam suas mães com idade entre 14 e 15 meses. Já filhotes fêmeas de leopardos ficam independentes entre os 18 e os 24 meses de idade. Um filhote macho de onça começa a mostrar sinal de independência entre 18 e 20 meses; enquanto que com  filhotes machos de leopardos isso acontece quando tem perto de 24 meses. Portanto a onça parece crescer/amadurecer mais rápido.

Maturidade Sexual

A maturidade em fêmeas de onças ocorre por volta dos 2 a 3 anos de idade. Leopardos com um pouco mais de idade. A maioria das leopardas tem a primeira cria entre os 3 e os 5 anos de vida.

Espectativa de Vida
Leopardos: 12- 15 anos na natureza, apesar de haver casos de fêmeas que atingiram os 17 anos.
Onças: na natureza, não se sabe ao certo mas estima-se que seja por volta de 13 a 15 anos.

Força

Aqui a onça ganha fácil. Kilo por kilo ela é muito forte. Sua mordida tem cerca de 2000Lbs/inch quadrado de força, tornando a onça o felino com a mordida mais forte de todos. Mais forte até que a mordida de leões e tigres.

As 10 mordidas mais fortes do reino animal:
10. leão
9. tigre
8. hiena
7. urso marrom
6. gorila
5. hipópotamo
4.onça pintada (a mais forte dentre os mamíferos)
3. jacaré americano
2. crocodilo de água salgada
1. crocodilo do Nilo

A cabeça

O tamanho e formato da cabeça desses dois felinos são bem diferentes. Devido a diferentes táticas no modo de matar suas presas, a cabeça da onça é bem maior e suas mandíbulas mais largas.

Jaguar

Onça – Fêmea

Leopard

Leopardo – Fêmea

Jaguar - large male jaguar facing the camera

Onça – Macho grande

Leopard - large male leopard walks towards the camera

Leopardo – Macho grande

O Corpo

As onças pintadas tem um abdomem grande em formato de barril. Parecem como se estivessem sempre grávidas ou bem alimentadas. Já os leopardos, normalmente parecem bem mais magros. As onças parecem muito mais parrudas que os leopardos.

Jaguar - female from side on.

Onça – Fêmea

Leopard - female from side on.

Leopardo – Fêmea

Image courtesy of Google Images

Imagens – Google Images

Jaguar - big male side on

Onça – Macho grande

Leopard - big male side on

Leopardo – Macho grande

Poder de subir em árvores

Antes do Projeto Onçafari, acreditávamos que onças raramente subiam em árvores. Por serem gatos, sabíamos que poderiam escalar, mas a literatura em geral sugere que elas só sobem em árvores quando se sentem ameaçadas, por exemplo, quando estão sendo perseguidas por caçadores ou cachorros de caça. Que praticamente só subiriam para fugir de algum confronto.

Porém podemos afirmar que isso não passa de um mito! Aqui no Projeto Onçafari pudemos observar várias onças em diversas árvores diferentes. Temos armadilhas fotográficas espalhadas por várias árvores aqui no Refúgio Ecológico Caiman e já identificamos pelo menos 10 diferentes árvores, de diferentes espécies,  que elas sobem.

As onças pintadas não são tão ágeis quanto os leopardos e nem passam tanto tempo encima de árvores, mas são muito capazes de escalar-las. Do ponto de vista de como são desenhados é interessante reparar na diferença do comprimento da cauda dessas duas espécies. O leopardo é bastante arbóreo e sua longa cauda o ajuda a se equilibrar. Já a onça tem uma cauda bem mais curta, uma indicação de que subir em árvores não faz tanto parte de seu cotidiano assim como no dos leopardos. A razão: falta de outros predadores. Leopardos tem que levar suas caças para cima de árvores para evitar que sejam roubadas por leões, hienas e cachorros selvagens.  As onças estão no topo da cadeia alimentar onde vivem e portanto não tem a necessidade de “esconder” suas caças nos galhos. Elas simplesmente são mais fortes do que qualquer outro animal com os quais convive!

Jaguar- young male up in a tree.

Onça – Macho jovem.

Leopard - young male up in a tree

Leopardo – Macho jovem

Água

Leopardos não gostam de água! Fazem tudo o possível para evitar cruzar um rio ou uma lagoa. Já a onça pintada parece confortavel em passar longos períodos dentro d’água. De qualquer maneira, as onças pintadas do pantanal não tem muita escolha.  Elas vivem em uma região alagada. Já rastreamos uma mãe com 3 filhotes… todos nadaram por pelo menos 100m de distância.

Jaguar

Onça – Macho jovem

Leopard

Leopardo – Macho jovem

Territórios

Acreditamos que esse é um dos aspectos menos sabidos sobre as onças. Existe grande diferença em relação ao tamanho dos territórios. Leopardos são bastante territorialistas e ativamente patrulham, marcam e brigam por seu espaço de terra. Não permitem que outros leopardos passem por suas “propriedades”.  As onças aparentam ser menos territorialistas e parecem ser mais tranquilas em relação a sua área de vida, existe grande sobreposição entre as áreas de vida e essas não são tão ativamente patrulhadas e demarcadas. Estudos recentes mostram que as onças pintadas machos não demonstram tanta agressividade em relação a outros machos passando por seus territórios. As onças podem ter uma área central na qual ela é a única habitante, mas essa área é relativamente pequena se comparada a sua área de vida total. No Pantanal um macho de onça pintada pode ter uma área de vida de até 170km quadrados e uma fêmea de mais ou menos 70 Km quadrados. Os leopardos machos em Londolozi (no parque nacional Kruger, África do Sul) tem territórios de cerca de 40 Km quadrados e as fêmeas de mais ou menos 15Km quadrados. Apesar desses números poderem variar bastante, essas médias servem para ilustrar o quão maior são os territórios das onças pintadas em relação aos dos leopardos.

Modo de caçar

Leopardos matam suas presas por sufocamento. Normalmente mordem a garganta de seua presa ou morde em volta do nariz e boca das mesmas. A onça parece preferir uma das duas estratégias a seguir: 1) Matar a presa fincando seus caninos no crânio de seu futuro alimento (o único grande felino a utilizar essa técnica) ou 2) Morder a  espinha cervical com bastante força e quebrar o pescoço de sua presa. As duas espécies de felinos preferem atacar suas presas de surpresa ao invés de longas perseguições.

Dieta

Leopardos são os felinos com a dieta mais variada do Mundo.  Eles comem praticamente tudo. Sua dieta compreende cerca de 100 espécies diferente. Mas as onças não ficam muito atrás, com 85 espécies de presas. Esses dois felinos parecem ser capazes de se adaptar as presas disponíveis em seus meios ambientes. Dizem que as onças são, dentre os grandes felinos, os únicos que caçam répteis (jabutis, jacarés e inclusive cobras) frequentemente.

Movendo Carcaças

Ambas as espécies tem uma tendência a mover suas presas depois de mata-las. Porém, devido ao tamanho de suas presas, frequentemente as onças movem suas presas caminhando para trás. O leopardo, pelo contrário, as move andando para frente. Onças não tentam esconder seu alimento usando folhas ou areia, coisa que leopardos são frequentemente vistos fazer.

Estas são apenas algumas das diferenças entre esses dois felinos. Tomara que tenha aprendido algo interessante…

Teste seus conhecimentos

Você acha que já sabe diferenciar uma onça-pintada de um leopardo? Acesse o quiz clicando aqui e teste seus conhecimentos!

Escrito e fotografado por: Adam Bannister

Essa comparação apenas representa nossas opiniões sobre o que já observamos ao passar vários momentos com 1- Leopardos em Londolozi (parque nacional Kruger, África do Sul) e 2) Onças pintadas no Refúgio Ecológico Caiman (Pantanal, Brasil). Temos plena consciência de que números, médias e estatísticas podem ser diferentes se outras populações desses animais forem estudadas. Esse texto serve meramente como exemplo.

75 Comentários

  • Beatriz Siedler disse:

    Adorei a comparação entre estes dois felinos. Aprendi muito. Valeu, obrigada.

  • Muito legal, vou compartilhar no grupo “Consciência Verde”, Parabéns!

  • Fernando Silva disse:

    muito bom, parabéns pela matéria. Gostaria de saber se para participar de uma ong como essa relacionada a preservação ambiental é necessário estar formado em ciências biológicas, amo a natureza e gostaria de aplicar o conhecimento na area de preservação ambiental, e não na licenciatura..
    se alguém puder responder, [email protected]
    obrigado desde já =D

  • Guida disse:

    Adorei aprender a identificar cada uma destas maravilhas da Natureza, oxalá vivam sempre nos seus habitats que o homem tanto desrespeita.

  • Aldemar C.de Queiroz disse:

    Obrigado por mais essa informação, com certeza me esclareceu, tirando minhas dúvidas.
    PARABÉNS!!!
    Enf.Aldemar.

  • Cleto disse:

    Mt bom parabéns.

  • Cássui disse:

    Ótimas informações…porém há um pequeno erro de grafia “zoologica” na figura de comparação entre a Onça e o Leopardo: Panthera onca e Panthera padrus ( com o O e o P minúsculo).
    Exceto isso, ótimas imagens e informações.

  • eduarda silva disse:

    ai tiiiiii ameii o leopardoo

  • Obrigado pela resposta, muito interessante as informações sobre este felinos

  • Sabrina disse:

    Muito bom ! Aprendi bastante . Obrigada ! 😀

  • Gabriel Silva Moitinho disse:

    Muinto bom eu sou fã de felinos

  • Rosita Helena Silveira Pereira disse:

    Adorei as informações, os comparativos e imagens para ilustrar. Com certeza aprendi muito e não esquecerei. Abraços

  • andre disse:

    valeu!! aprendi!

  • Silvio disse:

    parabéns pela informação!

  • GABRIEL disse:

    Muito bom! De alguem que parece saber de verdade do que esta falando!

  • Edison Peixoto disse:

    Excelente, melhor impossível!

  • Júlio Ribeiro disse:

    SHOW DE BOLA. SEMPRE TIVE ESSA DÚVIDA. ACHEI QUE NUNCA IA ACHAR UM POST SOBRE ISSO.
    SÓ TENHO UMA GRANDE DÚVIDA; QUAL O TAMANHO DA ONÇA SOBRE AS PATAS TRASEIRAS (OU SEJA, EM PÉ)?
    OBRIGADO E SUCESSO.

  • Ué ??? Hienas não tem a mordida mais forte que a da Onça ? .-.

    • Juliano disse:

      Não. A onça tem a mordida mais forte dos mamíferos.

      • Ricardo disse:

        Bom saber… pois eu achava que a Onça tinha, proporcionalmente, a mordida mais forte entre os felinos, mas que o Tigre Siberiano tinha a mordida mais forte no valor absoluto, independente do tamanho e da massa corporal! Show de bola… Se a Onça tivesse mais tamanho, certamente seria a “manda-chuva” dos grandes felinos! Visto que ela é muito completa e absurdamente forte para o tamanho que tem!

  • Willemberg disse:

    Show de bola… Parabéns

  • Reinaldo Soares disse:

    Vale ressaltar que a onça é o mamifero com a maior mordida da natureza, superando seus primos leôes e tigres, bem como ursos e a hiena ( também temida pela força de sua boca ).

  • Yuri disse:

    Muito Bom !

  • gesana disse:

    Muito bom adorei a explicação!

  • Andressa disse:

    Muito legal!!!! :)))))))

  • Dan disse:

    Muito bom!

  • dani disse:

    Incrivel! Sou estudante de medicina veterinaria, e esse texto me ajudou muito. Parabéns!

  • Danilo freitas disse:

    Muito interessante, parabéns pela matéria.

  • Amanda disse:

    Gostei muito da informação, tenho o projeto em minha vida de trabalhar com felinos! Gosto de leões, onças…faço graduação em ciências biológicas na Uerj ffp. Quero estagiar nessa área! Aqui onde estudo ainda não conheci ninguém que trabalhe com os felinos. Faço licenciatura, mas quero trabalhar em campo, em projetos como o de vocês. Muito obrigada! Amei a matéria!

  • Maria disse:

    saqué minhas duvidas,porem se eu for ver-los em seu habitate creo que ñ reconhecerei. são identicos,leorpados/e onças.parece ser la misma coisa, pero gracias por las informaciones,son todas pintadinhos.ya pensou um sitio lleno de leorpados o onças?

  • Maria ferreira disse:

    saqué minhas duvidas,porem se eu for ver-los em seu habitate creo que ñ reconhecerei. são identicos,leorpados/e onças.parece ser la misma coisa, pero gracias por las informaciones,son todos pintadinhos.ya pensou um sitio lleno de leorpados o onças?

  • Haroldo Cesar disse:

    Muito bom.Parabéns galera Onçafari.

  • Débora Bertolucci disse:

    Excelente!!!

  • raffael soave disse:

    amigo onça esconde sim o seu alimento. morrei muito tempo no pará e direto achava animal morto e até gado da fazenda minha e estava na mata e cheio de folhas por cima! não me leva a mal 🙂

    • Josimar Tarcísio disse:

      Ao relatar que as onças não tem o hábito de esconder seu alimento não significa que nunca escondem, sempre haverá exceção e também adaptação ao meio em que vivem… O que disseram foi em comparação ao leopardo que sempre busca esconder seu alimento (o que também deve haver exceção). Então não é porque você viu isso de uma onça no Pará que verá o mesmo em Rondônia ou no Pantanal Matogrossense. E como esclareceram tudo aqui é opinião dos autores e que suas observações se limitaram à habitats restritos… Tá desculpado. Obrigado e de nada…

  • Emile disse:

    Nossa, aprendi muito. Obrigada por essas informações!!

  • Roberto milanez disse:

    Parabéns deu p/ entender feliz pascoa e muito obrigado,v/c sabem o que fala!

  • isaac fernandes disse:

    hobrigado pela imformaçao

  • Julian costa disse:

    Dois pontos em aberto .
    A onça pelo queveu sabia pessa cerca de 200 kilos ! Informaçao que averiguei em dezenas de estudos . Outra duvida é onde fica o urso pardo na escala da mordida …e bom a orca ..é mamifero e ai ? A onça a supera ? Ou esta escala é apenas de mamiferos terrestres ?

  • Douglas Loiola disse:

    Valeu, gostei das diferenças apresentadas!

  • Ana Paula disse:

    Olá, gostei demais do texto, explicação excelente, faço Ciências Biológicas Bacharelado, e gostaria de saber como faz pra participar desse projeto? Onde está localizado, em que cidade, estado, quais os pré-requisitos necessários pra participar, é preciso já ser formado ou pode fazer um estágio ou algo assim? Por favor preciso muito saber, sou apaixonada pela Onça-pintada desde muito criança, meu sonho é trabalhar com algo relacionado com ela…

  • HULDA BARROS RODRIGUES BASTOS disse:

    Muito bom!

  • Jannayna Duarte disse:

    Adoro felinos, são a espécie mais incrível do planeta. Sempre tive dificuldades em diferenciar um do outro. Aprendi bastante. Obrigada

  • Elisete favetta disse:

    Muito obrigada , vc tirou minhas duvidas, sobre as diferenças entre estes magníficos felinos . Brigaduuuuu

  • Leandro disse:

    Muita boa explicação. Sou professor e meus alunos perguntaram justamente a diferença entre esses dois felinos. Consegui responder a dúvida deles.

  • Ricardo disse:

    A Onça e o Tigre são os felinos que mais admiro, pois são os mais completos em tudo! Sabem nadar, sobem (com destreza) em árvores, enfrentam e matam enormes crocodilianos DENTRO ou fora da água, matam cobras gigantes e muito mais! Ah, e o melhor é que fazem tudo isso SOZINHOS!

  • César disse:

    Muito boa explicação. Já vi uma enorme onça preta macho no Pantanal de Mato grosso e ela era majestosa! Segundo o biólogo que nos acompanhava no dia na reserva devia ter uns 7 anos de idade, do focinho a cauda uns 1,80 de comprimento e pesar uns 130 kilos! Disse também o biólogo que devia ser o macho dominante da área.

  • José Scalassara disse:

    Excelente documento. Matou todas as minhas dúvidas. Muito obrigado

  • Júnior godoy disse:

    Olá amigos ótima mátria.nas gostaria de fazer uma observação. As onças gostam devtampar seus resto de carcaça sim…para que outros predadores menores n se aproveitem… isso érelatos que eu sempre observo aqui no pantanal nati grossense

  • Eduardo Liberato disse:

    Muito boa informacao parabens…

  • José Fernandes disse:

    É um assunto muito interessante, eu achava que eram iguais, a diferença estava no habitat, mas há muitas diferenças. São dois felinos belíssimos, devemos preservar os dois, sem eles a terra perde parte de sua beleza. Obgd.

  • Lucas Silveira disse:

    Excelente artigo. Sempre nos pegamos com dúvidas legais de ter que se assemelham quando era criança e pergunta pro pai: “Qual gato é mais forte?” ????.
    Artigos comparativos sempre são interessantes. Parabéns.

  • Caroline Monteil disse:

    Sensacional, muito completo e de fácil entendimento. Sempre tive essa dúvida. Claro que sabia que não habitavam o mesmo continente, mas cheguei até a pensar que a onça seria menor. Obrigada pelo esclarecimento e força no projeto. Parabéns !

  • Jefferson Amorim disse:

    Muito interessante quão grande é a onça referente aos outros animais, pena que não vimos falar muito deste tremendo animal em comparação com aos outros felinos, aprendi muito com suas colocação, obrigado Adam.

  • Ruben Maciel da Rosa disse:

    Muito bom! Peca, contudo, pelos erros de gramática (tempos de verbo, concordância, grafia, etc.). Acho importante rever isso! No mais, parabéns! Dirimi dúvidas antigas!

  • David Silva disse:

    vi vários erros como por exemplo nas mordidas mais forte faltou tubaroes, pois se são as mais fortes do reino animal, animais como orcas, tubarão tigre branco e touro devia de estar ai, pelo menos o branco

  • David Silva disse:

    antes que me esqueça os pesos de ambos tb n estão bem xD 20 quilos não é um peso normal da espessei, pode sim ser o peso de um leopardo doente xD

  • Camila disse:

    Excelente matéria! Não achamos este tipo de comparação tão bem feita por aí, perfeito para estudantes da área e curiosos de plantão. Obrigada!

  • Nei disse:

    Muitíssimo interessante! Parabéns pelo trabalho!

  • marcelo disse:

    Excelente artigo, porém é merecedor de uma revisão gramatical detalhada. Há muitos erros que, evidentemente, não são de digitação.

  • Rogério disse:

    Ótima matéria,parabéns.
    Porém na nossa região (Tocantins) as onças costumam cobrir suas presas após abatelas,com folhas.

  • Patrícia Raffo Coutinho disse:

    Adorei a publicação, muito informativa e interessante. Parabéns!

  • SABRINA BAPTISTA DE OLIVEIRA disse:

    Muito interessante e bem explicado. Adorei a forma como foi colocado os fatos. Sempre me perguntava a diferença entre um e outro e pra mim era apenas o tamanho e o local onde vivem, mas agora vejo que tem muito mais além disso. Estão de parabéns pelo ótimo trabalho

  • Mauro Gerson Faria Carneiro disse:

    Simples e elucidativo.

  • João Dias disse:

    Adorei o vosso texto, sinto um maior apreço, da sua parte, pelas características da onça e acho totalmente compreensível, devido não só ao facto de o senhor ser Brasileiro bem como pelo porte do animal. Contudo reconheço que aprendi imenso com este artigo e fotografias ❤️???????? obrigado

  • Rachel Almeida disse:

    Lindos!!!!!!! Eu amo todos os felinos!!!! São animais belíssimos, desde um simples gatinho doméstico a um enorme leão!!!! São animais imponentes maravilhosos!!! Amo muito!!!

  • […] No caso das onças, a coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina, uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos. Por isso, animais pretos são chamados de melânicos. Essa característica não é exclusiva da Phantera onca, leopardos melânicos são os mais conhecidos pelo público e são chamados de panteras negras, nome que também é utilizado para se referir às onças-pretas (veja as diferenças entre onças-pintadas e leopardos). […]

  • KarraskO disse:

    Muito bom, conteúdo com ótima qualidade. Bem didático.

  • Neolmir disse:

    Parabéns, ótimo esclarecimento

  • Adolfo Paris disse:

    interesante muito bommm