Skip to main content

O Refúgio Ecológico Caiman é muito conhecido pela grande população de onças pintadas que tem. O que não é muito divulgado é que além das pintadas lá tbm se encontram onças pardas.

A onça parda é bem menor que a pintada e as duas evitam confrontos. A onça pintada é muito mais forte e por isso faz sentido que as pardas as evitem.

Ao habituar onças pintadas de vez em quando tbm nos deparamos com as pardas, com as quais um dia gostaríamos de fazer o mesmo processo. Com o tempo essa propriedade será um dos melhores lugares do mundo para se avistar esses felinos. Assistam o vídeo abaixo e entenderão o que queremos dizer….

O que não da pra perceber no vídeo é que a apenas 100m de distância havia uma onça pintada se alimentando em uma outra caça. Isso tudo aconteceu por volta das 7h da noite em uma vegetação bem favorável para o avistamento. Da segurança e conforto de nossas Mitsubishis conseguíamos ver os dos felinos ao mesmo tempo. Olhando pra esquerda víamos a onça parda, olhando pra direita a onça pintada! Nunca achamos que isso seria possível!

My favourite picture of a Puma that I have been able to take. A remarkable capture of a secretive cat.

Uma de minhas fotos prediletas da onça parda

A parda estava se alimentando tranquilamente sabendo que a pintada estava tranquila com sua caça. Mas quando a onça pintada começou a esturrar, a parda correu e desapareceu em poucos segundos. Ela estava tranquila em relação a nossos carros mas de maneira alguma arriscaria um confronto com a onça pintada.

A onça parda tbm é conhecida como leão da montanha, suçuarana e outros nomes dependendo da região.

Escrito, filmado e fotografado por: Adam Bannister

Comentários