Skip to main content

As coisas estão realmente começando a acontecer no Projeto Onçafari. A equipe cresce constantemente trazendo novos talentos pra esse ambicioso projeto.

Como sabem, temos usado esse blog para comunicar os novos acontecimentos, resultados e experiências. Estamos sempre aprendendo coisas novas e é muito bom poder compartilhar tudo com vocês. Afinal, esse é um dos objetivos do Projeto.

Somos uma equipe de conservacionistas dedicados, que passam horas a fio no Pantanal, tentando habituar uma população selvagem de onças pintadas. Precisamos provar que as onças valem muito mais VIVAS do que mortas.

Saiba mais sobre os membros de nossa equipe:

MARIO

blog.MH

Mario nasceu em São Paulo, Brasil, e desde pequeno sempre teve duas paixões… Carros de corrida e vida selvagem. Após uma longa carreira de quase 20 anos no automobilismo com passagens pela F1 e F Indy, resolveu se dedicar integralmente a conservação da vida selvagem.Tendo visitado várias partes do mundo afim de conhecer diversos projetos de conservação de animais como Gorilas, Tigres, Ursos Polares e Pandas, leopardos, Leões e etc, agora esta focado em ajudar a conservar e a agregar valor a fauna de seu país.

DIOGO

Diogo

Diogo nasceu em Salvador, onde se formou biólogo pela Universidade Federal da Bahia e desfrutou de uma vida de trânsito entre o meio rural e urbano. Trabalhou como guia naturalista no Pantanal de 2011 a 2012, e agora integra o time do Projeto Onçafari. Além de ser responsável pelos mapas na parte do georreferenciamento, também ajuda na identificação e habituação das onças. Além disso Diogo está sendo treinado por “trackers” (rastreadores) africanos a rastrear onças pintadas.

LILIAN

lili portrait

Bióloga formada em 2005, pós-graduada em manejo de fauna silvestre no ano de 2007, possui 10 anos de experiência com fauna silvestre de cativeiro e de vida-livre. Trabalhou alguns anos no Zoológico de São Paulo, e também realizou breves estágios em zoológicos da Argentina. Atuou também como bióloga responsável em um Centro de Triagem de Animais Silvestres no litoral de São Paulo. Possui vasta experiência em projetos de reintrodução de felinos cativos de volta à natureza. Desde 2011, é também membro de um projeto de monitoramento de felinos de Mata Atlântica Costeira. Trabalha no Projeto Onçafari desde novembro de 2012. Sua especialidade no projeto é a compilação e organização de todos os dados coletados em campo, principalmente informações comportamentais das onças-pintadas da região.

LEONARDO

Leo blog portrait

Biólogo e analista de sistemas, trabalhou com educação ambiental, manejo de mamíferos cativos em zoológico, resgate e tratamento de fauna em centro de triagem de animais silvestres. Atualmente, em um curto espaço de tempo realiza monitoramento de felinos silvestres por armadilhamento fotográfico em região de mata atlântica costeira. Trabalha no Projeto Onçafari desde novembro de 2012. Sua especialidade no projeto Onçafari é o monitoramento das onças por armadilhamento fotográfico e rádio telemetria.

NEGO Onça

Nego Profile

Mais conhecido por seu apelido, Nego nasceu na cidade de Aquidauana e foi criado em fazendas do Pantanal. Começou no ecoturismo em 2005 como garçom, recepcionista e guia em outras Pousadas. Iniciou suas atividades no Refúgio Ecológico Caiman em 2008, onde participou de diversos treinamentos, aprimorou suas técnicas e aprendeu a guiar observadores de aves estrangeiros. Hoje faz parte da equipe do Projeto Onçafari onde está se especializando em rastreamento e habituação de onças-pintadas.

ADAM

Adam - self portrait colour wider

Adam esta envolvido no Projeto ha quase 5 meses. Sua experiência com leões, tigres, leopardos e guepardos o possibilita a contribuir com a habituação das onças pintadas. Sua paixão por documentar a vida selvagem possibilita o Projeto compartilhar muitos fatos interessantes do que acontece aqui no Refúgio Ecológico Caiman com vocês.

RICHARD

Andrea(left) and Richard (right)

Andrea (left) and Richard (right)

Richard é um dos rastreadores que atua no Projeto Onçafari e um dos responsáveis pela transferência de conhecimentos entre a África do Sul e o Pantanal. Ele é um dos melhores rastreadores da África e traz com ele muita experiência de como se rastrear grandes felinos.

ANDREA

Assim como o Andrea, Richard se integrou a equipe através da Tracking Academy da Africa do Sul. Ele é muito talentoso. Não apenas na arte de rastrear mas também no método de como explica essas técnicas a outras pessoas da equipe. Tanto o Richard como o Andrea estão passando toda sua experiência, de como se rastrear e encontrar grandes felinos, ao Nego e ao Diogo.

SIMON

blog.simon

Simon é natural do Zimbábwe onde desde criança desenvolveu uma paixão pela natureza. Começou como guia selvage profissional na África do Sul trabalhando para vários importantes grupos de pequenos hotéis que fazem ecoturismo como forma de conservação. Foi progredindo na carreira e hoje é certificado com o mais avançado nível de sua profissão na África do Sul. Ao conhecer Mario os dois traçaram um plano de como fomenter o ecoturismo no Brasil. Após várias visitas ao Pantanal ficou claro que para qualquer plano dar certo a onça pintada tinha que ser incluida. Daí surgiu a idéia de se habituar as onças pintadas. Simon esta portanto envolvido no Projeto Onçafari desde o seu princípio e ainda visita o Pantanal regularmente trazendo sua expêriencia e novas idéias de como melhor atingirmos nossos objetivos.

JOARES

Joares1

Algumas crianças sonham em ser astronautas, bombeiros e outras sonham em trabalhar com tigres e leõesE foi com o sonho de um dia trabalhar com grandes felinos  que Joares May Júnior foi para a faculdade de medicina veterinária. Graduado em 1997 pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC-CAV), sempre direcionou os estudos para a conservação de espécies selvagens. Trabalhou com clínica de animais selvagens, em hospitais veterinários e jardim zoológicos. Desde 2004 atua exclusivamente na área de medicina da conservação de animais selvagens de vida livre como raposas-do-campo, cachorros-do-mato, lobos-guará, pequenos felinos silvestres, onças-pardas e onças-pintadas. Mestre em Epidemiologia Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), além de especializações na área de medicina e manejo de animais selvagens, hoje é integrante do Instituto Pró-carnívoros, Global Insular Conservation Society e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Tubarão, SC,. Atua no Projeto Onçafari desde seu princípio e é responsável pelas capturas e avaliações epidemiológicas dos animais monitorados.

ROGERIO

blog.roogerio

Rogério Cunha de Paula, é biólogo, mestre em Ciências Biológicas. É analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA). É coordenador da divisão de Planos de Ação, conduzindo a execução dos Planos de Ação Nacionais da onça-pintada, da onça-parda e do lobo-guará. Atua no Projeto Onçafari como responsável técnico geral e participando do planejamento e execução das atividades de captura e monitoramento dos animais, do componente técnico-científico do processo da habituação e das estratégias gerais do projeto como ferramenta de conservação.

Escrito por Adam Bannister

Comentários