Skip to main content

Uma das atividades oferecidas pelo Refúgio Ecológico Caiman é andar de canoa no maior lago da fazenda. É uma boa mudança do modo de como normalmente nos locomovemos. Nos possibilita relaxar e apreciar esse habitat alagado. O melhor horário para se andar de canoa é no fim da tarde, quando a temperatura cai um pouco e a luz fica maravilhosa. Dependendo das nuvens, você conseguirá ver o pôr do sol mais espetacular da sua vida.

The sunsets here in the Pantanal are incredible - rivaled only by the sunrises

O pôr do Sol aqui no Pantanal é maravilhoso e só compete com o amanhacer.

Os guias da Caiman os acompanharão e lhes mostrarão a fauna e a flora, mas vc também terá tempo de relaxar e curtir o passeio. Fora os pássaros, minha parte favorita nos passeios de canoas é o tanto que ela possibilita chegar perto dos jacarés. Como venho da África, onde os crocodilos são muito ferozes, no começo tomei cuidado pra não chegar muito próximo dos seus primos sul-americanos. Mas quando vi as outras canoas chegando perto, resolvi arriscar. Calmamente deixamos a canoa se aproximar de um jacaré bem grande e fiquei maravilhado, observando aquela criatura nadar calmamente em nossa frente. Ele não demonstrou nenhum sinal de agressividade. A água estava escura, mas transparente o suficiente para enxergar seu corpo de baixo d’agua. Poucas contraçoes de sua cauda e ele deslizava como se fosse um torpedo. Inacreditável.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gCBapmNWx64&feature=youtu.be]

Assim que o Sol comçou a se pôr, fizemos meia volta e fomos em direção a margem. Um casal de araras azúis passaram voando sobre nossas cabeças. Esse lugar parece o paraíso.

Escrito, fotografado e filmado por Adam Bannister

Guests at Caiman Ecological Refuge go out for guided afternoon canoe

Hóspedes do Refúgio Ecológico Caiman saem para passear de canoa.