Skip to main content

Existe um mito que diz que onças não sobem em árvores! Bom, temos evidencias que provam o contrário. Não apemas vimos, como temos isso filmado. Se olhar no YouTube verá que não existem muitas filmagens disso feitas na natureza. A maioria dos videos são de zoológicos. Mas as cenas que temos aconteceram na natureza, mais precisamente no Pantanal, aqui no Brasil.

Até esse evento nossa equipe tinha achado oito árvores  que provavam que onças subiam sim e descançavam em árvores. Inclusive deixamos uma armadilha fotográfica em uma das árvores e conseguimos cenas interessantes durante o mês que a câmera ficou lá. Não somente filmamos uma onça pintada encima da árvore como também filmamos uma onça parda com seu filhote.

Já tinhamos as marcas de arranhoes nas árvores e também as imagens da armadilha fotográfica… mas queríamos ver com nossos próprios olhos.

One of the trees that we have recently found that has numerous claw marks high up in the branches.

Uma das árvores encontradas que tem várias marcas de garras em seu tronco.

This tree is frequented by a female Jaguar, known by the habituation team as Esperanca

Essa árvore é frequentada por uma onça conhecida no Projeto como Esperança. Se olhar com cuidado conseguirá ver a armadilha fotográfica que instalamos em um dos galhos.

This huge tree has amazing number of scratch and claw marks. Some as high as five meters up.

Essa árvore tem inúmeras marcas de garras, algumas a 5 metros de altura.

Um dia, seguindo uma fêmea e seu filhote enquanto andavam pelas matas, observamos o filhote subir em uma árvore. A confiança com que ele subiu no tronco nos faz acreditar que não era a primeira vez que ele fazia isso. Ele estava muito relaxado encima da árvore, o que nos proporcionou boas oportunidades de fotografa-lo. De repente, como se estivesse se sentindo “por fora” sua mãe também subiu. Porém quando os dois estavam lá encima, eles ficaram meio sem espaço e com cautela desceram da árvore.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rUvyssuTYAY&feature=youtu.be]
Yara's male sub-adult cub resting in the branches of a tree.

Filhote da Yara descançando em um dos troncos.

Foi realmente um privilégio poder assistir esses felinos brincando. Passamos mais de tres horas com eles naquela noite, o que nos mostra que nosso sonho de habitua-los a presença de nossos veículos esta se tornando realidade.

This young male has quickly become my favourite jaguar. He has the inquisitive nature typical of a young cat

Esse filhote é uma das minhas onças favoritas. Ele tem uma curiosidade aguçada, típica de um jovem felino.

Escrito e fotografado por Adam Bannister
Filmagens de Adam Bannister e Diogo Lucatelli

10 Comentários