Skip to main content

Pesquisando sobre esse animal achei uma curiosa pergunta:

“O que é, o que é? Tem 4 patas, uma pequena tromba e anda embaixo d’agua?”

A resposta é uma bicho curioso chamado anta. As antas parecem uma mistura de um hipopótamo magrelo, com um porco gigante. Adicione uma pequena tromba e o resultado é uma anta.

They are in fact related to horses and rhinoceroses.

As antas são relacionadas a cavalos e rinocerontes.

A tromba é de fato uma extensão do naris e dos lábios superiores. Elas a usam para pegar galhos e frutas quando estão comendo. Como se pode ver no video abaixo, elas tbm as usam para cheirar. As antas são crepusculares apesar de as vermos em diferentes horários. Elas parecem ser territorialistas e usam áreas parecidas para comer e frequentemente os mesmos caminhos para se chegar até elas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Wk1APEiAzMk&feature=youtu.be]

As antas são excelentes nadadoras e frequentemente afundam e andam no fundo dos lagos e lagoas. Isso as possibilita comer plantas aquaticas. Em dias quentes é comum encontra-las se refrescando nessas “piscinas” naturais. Acreditamos, que assim como muitos animais da Africa, elas também rolam na lama com a finalidade de evitar carrapatos e outros insetos.

Elas tem 4 dedos nas patas da frente e tres nas patas trazeiras, isso as ajudam caminhar na lama e em solos arenosos.
Existem quatro espécies de antas – Todas vulneráveis ou ameaçadas de extinção, principalmente devido a caça e a perda de habitat. A espécie que encontramos aqui no Refúgio Ecológico Caiman é a anta comum.

Tapir-side-on-comica

Espectativa de vida: 25-30 anos
Gestação: 13 meses
Peso: 220 – 370kg

Para conscientizar as pessoas sobre o declínio do número das quatro espécies de antas foi decidido que elas deveriam ter um dia dedicado a elas. Ficou estabelecido então que dia 27 de Abril,todo ano , é dia da Anta.

world-tapir-dayEscrito, filmado e fotografado por Adam Bannister

Comentários

  • Davi Barbosa da Silva disse:

    Parabéns a Equipe Onçafari que vem desenvolvendo um lindo trabalho em nosso Pantanal sul Mato-Grossense.
    Paraben my friend that I am really missing Adam Bannister, gorgeous … your comment abração and God be with the good guys …

    Att David Barbosa da Silva.