Conselho consultivo

Alexandre Bossi

Alexandre Bossi é CEO e um dos fundadores do Pandhora ao lado de Isaías Lopes. Possui uma carreira profissional construída em instituições como o Mauá Capital, o Pactual e foi um dos sócios fundadores da Brasil Capital. Iniciou sua carreira na Cannel Capital, em São Francisco, na Califórnia (EUA). É formado em Economia pela Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo está intimamente ligado à preservação do meio ambiente: preside o SOS Pantanal e é conselheiro do Onçafari, entre outras organizações.

Ana Cristina Haberfeld

Ana Cristina Medeiros Haberfeld é economista de formação e hoje dedica-se a desenvolver roteiros de viagens especializados em experiências únicas. Mãe orgulhosa de 2 filhos, Roberto e Mariana.
Um dos maiores prazeres do seu trabalho é apresentar o Pantanal para os seus clientes mais exigentes e perceber que eles assim como ela se apaixonaram pelo contato com a natureza.

Arri Coser

Com mais de 40 anos de expertise no mercado de alimentação, o empresário consagra o setor de restaurantes investindo em churrasco e pizza, com as redes NB Steak e Maremonti.

Fernando von Zuben

Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UNICAMP, atuou em empresas químicas como Monsanto e Shell e alimentos, Nestlé. Foi responsável pela área ambiental mundial da Tetra Pak, baseado em Lund, Suécia. Foi diretor de meio ambiente da Tetra Pak América Latina, desenvolvendo tecnologias para reciclagem de materiais como o processo a Plasma Térmico. Exerceu a presidencia do CEMPRE, Compromisso Empresarial para a Reciclagem por dois mandatos. Secretário do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo em 2017. Atualmente está a frente da EnviroPartners, especializada em sustentabilidade empresarial.

Marina Courrol

Advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Ambiental pelo COGEAE PUC/SP, mestre em Direito Político e Econômico com ênfase em Mudanças Climáticas pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi professora assistente do Módulo de Mudanças Climáticas da especialização em Direito Ambiental do COGEAE PUC/SP. Atualmente atua na área ambiental e do terceiro setor. No Onçafari é a responsável pelas questões jurídicas da associação.

Pedro Camargo

  • Fundador do Mantenedouro de Onças Pintadas Santa Rosa
  • Conselheiro da SOS Pantanal
  • Conselheiro da Rede de proteção e conservação da Serra do Amolar
  • 16 anos de experiência em Value Investing
  • Sócio fundador e gestor da Trilha Investimentos (2013-hoje)
  • Sócio fundador da Pandhora Technologies (2016-hoje)
  • Trabalhou como trainee na Skopos Administradora de Recursos (2007) e foi analista de empresas sênior na DEC Investimentos (2003-2013)
  • Gestor credenciado pela CVM desde março de 2010 e possui certificação CGA (ANBIMA)
  • Formado em Economia pela FAAP (2007) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP/Fipecafi (2008)"

Roberto Klabin

Formado em Direito pela USP, envolvido com o movimento ambiental desde 1977. Fundador de varias ONGs entre elas a Fundação SOS Mata Atlântica da qual foi presidente durante 22 anos.

Robert Betenson

Bobby tem descendência européia, porém nasceu e foi criado no Brasil. Se formou em Gestão Hoteleira na Suíça e foi gerente do Refúgio Ecológico Caiman por 5 anos, onde sua paixão por natureza aflorou e virou um importante valor em sua vida. Depois do Pantanal, Bobby trabalhou com hotéis corporativos antes de fundar a Matueté em 2001, uma produtora de viagens de alto nível situada em São Paulo.

Robert Kozmann

Robert Kozmann Jr. tem 28 anos de experiência no setor financeiro, com passagens por São Paulo, Frankfurt, Londres e Nova Iorque. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo de Operações na América Latina em um dos maiores bancos Norte Americanos, baseado em Nova Iorque.
Robert é conselheiro em diversas organizações não governamentais. Participa como voluntário em maratonas auxiliando atletas com necessidades especiais, auxilia na construção de casas para pessoas carentes, além de atuar em diversas iniciativas de proteção do meio ambiente.
Em seu cargo atual, também participa de diversos comitês e fóruns na América Latina, incluindo o Comitê de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, Comitê de Risco Reputacional e Comitê Executivo da América Latina.
Robert tem bacharelado em Economia pela FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), além de ter formação no curso técnico de Mercado de Capitais através da Associação de Mercados Financeiros (SIFMA) pela Wharton University / USA.

Teresa Cristina Ralston Bracher

Teresa Cristina Ralston Bracher passou grande parte de sua infância na fazenda de sua família, no interior do estado de São Paulo. Vem desta época, a sua paixão pela natureza. Em 2005 realizou um sonho antigo e adquiriu sua primeira fazenda, onde pode focar na sua principal vocação, a preservação do meio ambiente. É fundadora da Acaia Pantanal, organização social cuja missão é contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal em ações integradas com a preservação do bioma. Parti-cipou da articulação que culminou na aquisição da Fazenda Santa Sofia, área de 33 mil hectares que corria risco iminente de desmatamento. Teresa integra o conselho do Onçafari e contribui com todo seu conhecimento adquirido em mais de quinze anos de dedicação intensa à preservação do Pantanal.

Lilian Marques Esteves

Lilian Marques Esteves é formada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na administração de negócios da família, sendo responsável pela holding patrimonial no Brasil – Romanof Ltda. É presidente do conselho de administração da vinícola italiana Argiano Società Agrícola e tem uma posição de liderança na Agropecuária Santana Do Deserto. Iniciou sua carreira como analista de sistemas na Varig Viação Aérea Rio-Grandense e, posteriormente, ocupou diferentes cargos no desenvolvimento de software em outras empresas locais. Cursou o Harvard Business School HBX Core em 2015 e o Financial Times Non-Executive Director Diploma em 2018. Lilian tem muito interesse pelas causas ambientais e está no Conselho Consultivo brasileiro da Conservação Internacional desde 2012.
Em fevereiro de 2020, tomou posse como membro efetivo do Conselho de Administração da Estapar e passou a integrar o Conselho de um ambicioso projeto filantrópico na área de educação em tecnologia: Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. Recentemente se juntou ao Conselho do Onçafari e da SOS Pantanal.

Raquel Machado

Raquel Machado é médica dermatologista, mineira, radicada na capital paulista, conservacionista, defensora do direito dos animais e da natureza. Fundou um mantenedor legalizado pelo IBAMA em 2010, no município de Porto Feliz, estado de São Paulo, para proteger e abrigar animais silvestres vítimas de tráfico e maus-tratos. É responsável pela gestão da área, no estabelecimento de parcerias, na captação de recursos e nas interfaces institucionais. Atualmente é Presidente do Instituto Raquel Machado, com a missão de promover a conservação da fauna silvestre brasileira por meio do manejo responsável, reabilitação, soltura na natureza e educação ambiental visando inibir o tráfico e a caça, além de atuar na proteção de ambientes naturais e recuperação de áreas degradadas. Passou a atuar diretamente com conservação de terras privadas. Adquiriu duas áreas no MS, ambas reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) destinadas a proteção, a pesquisa, a visitação e a educação ambiental. Uma localizada na Mata Atlântica (RPPN Saci), e outra no Cerrado (RPPN Santuário), contribuindo com a proteção da maior diversidade possível de ambientes. No Pantanal integra o maior projeto de conservação privado do país, a Santa Sofia. É conselheira da Fundação Neotrópica do Brasil, SOS Pantanal e Onçafari.

Alexandre Max

Conselheiro de Marketing

CEO da Vivae, empresa de capacitação, com foco em educação continuada e empregabilidade. Acumula ampla experiência em edtechs, com passagens pela Pearson e Casa do Saber, além de ter sido gestor de negócios de companhias como Dell, McDonald’s e Kimberly-Clark. É formado em Administração de Empresas e Economia, pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Marketing, pela UC Berkeley.

Ivan Martinho

Conselheiro de Marketing

Ivan Martinho é administrador de empresas graduado pela FAAP, tem pós-graduação na ESPM, MBA na Fundação Dom Cabral e extensão na Kellogg School of Management de Chicago.

Sua carreira inclui passagens pela Ambev, Vivo, Michael Page, T4F(Time fo Fun) , Traffic Sports onde era responsável pela unidade de negócios de patrocinios, media Rights e propriedades esportivas tendo experiência direta em eventos como a Copa do Brasil, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa America 2015 e Olimpiadas Rio2016. Ocupou a posição de CEO da Flix Media, maior empresa de mídia Cinema da América Latina pertencente ao CInemark , foi VP de AdSales dos canais Fox, Fox Sports e National Geographic e nos últimos 3 anos ocupa a posição CEO da WSL(World Surf League) pra América Latina.

Ivan também é professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing Esportivo da ESPM, Ibmec-RJ e CBF Academy, mentor na ArenaHub, conselheiro no MIBR, na FanBase e na ONG Onçafari, colunista na Máquina do Esporte, criador e apresentador do Podcast Patrocinei! além de co-fundador do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros.

Conselho fiscal

Rafael Fuganti

Profissional de Mercado Financeiro com 20 anos de experiência em instituições como JP Morgan, Merrill Lynch, Santander, BR Partners e Bank of America. Atua ou já atuou nas areas de Controladoria, Risco e Compliance, Gerencia Operacional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Antes de sua atuação no Conselho do Onçafari, Rafael foi voluntário do Instituto Laje Viva, entidade de proteção da APA marinha da Laje de Santos. Atuou também como fotógrafo submarino do projeto Mantas do Brasil.

Fabio Prada

Conselheiro financeiro voluntário do Onçafari desde 2017, Fábio possui 26 anos de experiência na área financeira como operador financeiro, diretor de finanças e conselheiro fiscal. Possui uma vasta experiência nos departamentos de tesouraria em bancos, atuando para bancos estrangeiros como Citi e Santander, auxiliando clientes corporativos a realizarem operações como: investimentos, coberturas, empréstimos, câmbio e financiamento comercial.
15 anos de experiência como Diretor Financeiro de diversas corporações como: Huawei Technologies, ZTE Technologies e Mitsubishi/Suzuki Motors. Quatro anos de experiência com gerenciamento de patrimônio global, sendo um conselheiro licenciado no Brasil e Estados Unidos.

Administrador de empresas formado pela FAAP, possui 2 licenças FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) para trabalhar na indústria de valores imobiliários dos Estados Unidos: a SIE (Securities Industry Essentials) e a Series 7 (Representante Registrado). Também possui uma licença ANCORD (Certificadora brasileira como a FINRA): AAI (Agente Autônomo de Investimentos), licença que permite comprar e vender valores mobiliários no mercado financeiro brasileiro.

Membro do conselho do CREA-SP (Conselho de Administração de São Paulo).

Tem interesse em fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para nós!