Conheça o perfil de cada um dos profissionais apaixonados pelo que fazem, que formam esta equipe incrível.
O Onçafari
Membros da equipe
O Onçafari é formado por uma equipe interdisciplinar, composta por biólogos, veterinários, guias de campo e até um ex-piloto de corridas.
Executivo
Diretoria Estatutária
- Fundador do Mantenedouro de Onças Pintadas Santa Rosa
- Conselheiro da SOS Pantanal
- Conselheiro da Rede de proteção e conservação da Serra do Amolar
- 16 anos de experiência em Value Investing
- Sócio fundador e gestor da Trilha Investimentos (2013-hoje)
- Sócio fundador da Pandhora Technologies (2016-hoje)
- Trabalhou como trainee na Skopos Administradora de Recursos (2007) e foi analista de empresas sênior na DEC Investimentos (2003-2013)
- Gestor credenciado pela CVM desde março de 2010 e possui certificação CGA (ANBIMA)
- Formado em Economia pela FAAP (2007) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP/Fipecafi (2008)"
Robert é conselheiro em diversas organizações não governamentais. Participa como voluntário em maratonas auxiliando atletas com necessidades especiais, auxilia na construção de casas para pessoas carentes, além de atuar em diversas iniciativas de proteção do meio ambiente.
Em seu cargo atual, também participa de diversos comitês e fóruns na América Latina, incluindo o Comitê de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, Comitê de Risco Reputacional e Comitê Executivo da América Latina.
Robert tem bacharelado em Economia pela FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), além de ter formação no curso técnico de Mercado de Capitais através da Associação de Mercados Financeiros (SIFMA) pela Wharton University / USA.
Conselho Consultivo
Um dos maiores prazeres do seu trabalho é apresentar o Pantanal para os seus clientes mais exigentes e perceber que eles assim como ela se apaixonaram pelo contato com a natureza.
Migrou para o mercado financeiro – onde iniciou a sua carreira em um Banco de Investimentos. Hoje segue atuando na gestão financeira de fundos.
Participa há 20 anos do Conselho de uma ONG que coordena os esforços de preservação da bacia da Represa Itupararanga na região de Ibiúna – SP.
Em fevereiro de 2020, tomou posse como membro efetivo do Conselho de Administração da Estapar e passou a integrar o Conselho de um ambicioso projeto filantrópico na área de educação em tecnologia: Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. Recentemente se juntou ao Conselho do Onçafari e da SOS Pantanal.
Conselho Fiscal
15 anos de experiência como Diretor Financeiro de diversas corporações como: Huawei Technologies, ZTE Technologies e Mitsubishi/Suzuki Motors. Quatro anos de experiência com gerenciamento de patrimônio global, sendo um conselheiro licenciado no Brasil e Estados Unidos.
Administrador de empresas formado pela FAAP, possui 2 licenças FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) para trabalhar na indústria de valores imobiliários dos Estados Unidos: a SIE (Securities Industry Essentials) e a Series 7 (Representante Registrado). Também possui uma licença ANCORD (Certificadora brasileira como a FINRA): AAI (Agente Autônomo de Investimentos), licença que permite comprar e vender valores mobiliários no mercado financeiro brasileiro.
Membro do conselho do CREA-SP (Conselho de Administração de São Paulo).
Conselho Consultivo de Marketing
Sua carreira inclui passagens pela Ambev, Vivo, Michael Page, T4F(Time fo Fun) , Traffic Sports onde era responsável pela unidade de negócios de patrocinios, media Rights e propriedades esportivas tendo experiência direta em eventos como a Copa do Brasil, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa America 2015 e Olimpiadas Rio2016. Ocupou a posição de CEO da Flix Media, maior empresa de mídia Cinema da América Latina pertencente ao CInemark , foi VP de AdSales dos canais Fox, Fox Sports e National Geographic e nos últimos 3 anos ocupa a posição CEO da WSL(World Surf League) pra América Latina.
Ivan também é professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing Esportivo da ESPM, Ibmec-RJ e CBF Academy, mentor na ArenaHub, conselheiro no MIBR, na FanBase e na ONG Onçafari, colunista na Máquina do Esporte, criador e apresentador do Podcast Patrocinei! além de co-fundador do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros.
Time Administrativo
Fez curso de marketing digital onde aprendeu a vender produtos digitais através de anúncios nas redes sociais e realizou pequenos trabalhos como Freelancer criando conteúdo para blogs de diversos nichos. Seus hobbies são tocar piano, ler e cozinhar.
Ama viajar, observar e registrar as paisagens.
Encontrou no Onçafari uma grande oportunidade de contribuir, mesmo que indiretamente, na conservação do meio ambiente.
Nos últimos três anos, imersa nesse novo papel, descobriu uma paixão autêntica por eventos. Sua entrada na equipe do Onçafari fortaleceu ainda mais esse interesse, trazendo valiosos aprendizados e um propósito inspirador. Essa é uma oportunidade única de aplicar o conhecimento na organização de eventos que não apenas promovam a conservação da vida selvagem, mas também engajem e inspirem a comunidade.
Equipe de Campo
Atualmente atua como Pesquisadora em Biologia Animal na Base da Trijunção. É um privilégio poder viver o Cerrado ainda mais de perto, e conviver e pesquisar uma espécie tão emblemática como o lobo-guará.
Minha trajetória profissional inclui atuação na Equipe Fauna do Aeroporto Internacional de Brasília, bem como nas Diretorias de Mamíferos e de Répteis, Anfíbios e Artrópodes do Zoológico de Brasília. Fui o biólogo responsável pelos Criadouros Comercial e Conservacionista da Fazenda Trijunção e participei de diversos projetos relacionados à fauna nos seis biomas brasileiros.
Essas experiências consolidaram minha formação e contribuíram para a construção de um perfil profissional focado na conservação e manejo da fauna.
natureza e pela vida em todas as suas formas.
Durante a graduação participou de projetos científicos de escala nacional em prol da
conservação da flora, pesquisando temas voltados à biogeografia, ecologia e taxonomia. Após
graduada, começou a trabalhar como guia e educadora ambiental, viajando com grupos por
parques estaduais do Sudeste, e em 2023 começou a trabalhar como guia bilíngue no Pantanal
sul.
Para Carol, é incrível vivenciar o Pantanal e sua exuberância de vida selvagem. Essa posição no
Onçafari lhe trouxe a oportunidade de unir sua paixão pessoal pela natureza, e profissional
pela conservação, em um mesmo cargo.
Ao longo do curso, estagiei em diferentes setores da Prefeitura de São Paulo. Inicialmente, atuei como voluntária nos setores de reabilitação e quarentenário do Centro de Manejo de Animais Silvestres (CeMaCAS) e, posteriormente, fui contratada pelo setor de Medicina Veterinária Preventiva. Foi durante esse período que tive a certeza de que meu escritório seria a céu aberto. Além do trabalho com fauna silvestre, também estagiei no Herbário Municipal de São Paulo, localizado no Parque Ibirapuera.
Atualmente, trabalho no Onçafari como bióloga de campo na Reserva São Francisco do Perigara, no Pantanal Mato-Grossense.
Após sua formação, obteve experiência na comunicação, produção de textos e conteúdos voltados para a conservação da biodiversidade quando trabalhou na GreenBond Conservation. Realizou trabalhos voluntários no Rio Grande do Norte com o monitoramento de ninhos de tartarugas marinhas.
Sua paixão sempre esteve na conservação e por isso, uniu as mídias sociais e a fotografia para divulgar a preservação da natureza. Hoje, é guia bilíngue e bióloga no Onçafari na Base da Caiman Pantanal, realizando um enorme sonho de poder trabalhar com a conservação das onças-pintadas.
Hoje, Isabela atua como Bióloga e Guia bilíngue, sendo uma grande realização morar no coração do Cerrado trabalhando com Lobo-Guará, contribuindo para conservação da biodiversidade e partilhando com as pessoas todo esse amor pela natureza.
Desde 2014, atuou como brigadista ambiental do ICMBio, acumulando ampla experiência no combate a incêndios florestais e na conservação da natureza. Com uma sólida vivência em campo, agora integra a equipe do projeto Onças Pretas, contribuindo para a conservação das onças do Cerrado e a preservação desse bioma tão rico e único.
Quando criança Lu estudou na escola que tinha na Fazenda São Francisco.
Depois de crescida já trabalhou em diversas fazendas e pousadas das cercanias como por exemplo na pousada Arara-azul, pousada Treze, pousada Triunfo, fazenda Tarigara e Fazenda São Francisco. Trabalhou como cozinheira principalmente, mas também como camareira e garçonete.
Na Reserva São Francisco do Perigara é a responsável pela cozinha onde encanta a todos com seu tempero maravilhoso e seu bom humor cativante.
Se envolveu em projetos de pesquisa e ações que visassem uma agricultura sustentável e por isso, ao fim da graduação ingressou em um mestrado na ESALQ/USP com o objetivo de compreender o uso de microrganismos como produtos alternativos ao uso de agrotóxicos.
Após essa vivência, despertou seu desejo por trabalhos diretamente relacionados à conservação da biodiversidade. Por isso, decidiu viver mais próxima da vida silvestre, aprender com mestres do Cerrado, como o Lobo-guará, e trocar aprendizados com aqueles que visitam esse bioma. Com muita satisfação, atua como guia bilíngue e bióloga na base Trijunção no Cerrado.
Hoje leva os turistas pela mata, atravessa rios e lagoas, apresentando não só as pintadas, mas também tamanduás, araras, tuiuiús, veados-campeiros, garças reais e azuis.
Participa das capturas junto com os veterinários e biólogos. Antes ele tinha medo da onça. Hoje tem medo dela ser extinta.
Após essa experiência, Pedro integrou a equipe de implementação de projetos da Freeland Brasil, contribuindo para cursos de capacitação das forças de fiscalização do Brasil e atuou também como instrutor em um curso sobre tráfico de fauna silvestre para a Polícia Rodoviária Federal de Balsas, no Maranhão, que resultou em um trabalho de manejo e cuidados pós-apreensão dos filhotes de papagaios e araras, apreendidos pela PRF.
Atualmente, Pedro é profissional de monitoramento de fauna, com ênfase em armadilhamento fotográfico no Onçafari, realizando mais um sonho ao trabalhar com a conservação de fauna silvestre no Brasil.
Atualmente trabalha no Onçafari com monitoramento de fauna por armadilhamento fotográfico, tendo essa oportunidade como uma grande e especial realização profissional.
Durante boa parte da Graduação atuou como professor e educador ambiental, porém em 2021 teve o seu primeiro contato com animais silvestres, quando realizou estágio no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCas) e desde então não parou mais. Realizou estágio voluntário no Parque Estadual Carlos Botelho com monitoramento de primatas e no Parque Nacional de Jericoacoara com monitoramento de Cavalos-marinhos.
Em 2023, pôde realizar o sonho de conhecer e trabalhar no Pantanal, como guia bilíngue e se tornar completamente apaixonado pelo bioma e pela profissão. Com o Onçafari ele conseguiu unir o sonho de morar e trabalhar com conservação no Pantanal.
Além de experiência prática, é mestre em Ciência Animal através do Programa Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, pela Faculdade de medicina Veterinária e Zootecnia da USP, quando pesquisou patógenos transmitidos por carrapatos em lobos-guará e nos cães domésticos que viviam no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, no cerrado mineiro, mostrando interesse pela saúde de carnívoros e a relação com animais domésticos. Também tem doutorado em Conservação e Manejo de Vida Silvestre, realizado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, onde pesquisou padrões populacionais, de atividade e ecologia espacial de felinos silvestres no Parque Estadual do Rio Doce – MG, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais.
Hoje é responsável pelos procedimentos de captura de onças-pintadas, onças-pardas, lobos- guará, antas e jaguatiricas realizados pelo Onçafari em quatro biomas. Atua na anestesia, manejo, coleta de material biológico e no estabelecimento de parcerias na área de medicina veterinária e conservação.
Desde sempre aprendeu com os pais o trabalho na terra, plantando e colhendo alimentos como arroz, feijão, mandioca, milho e muitos outros.
Depois, Roberto trabalhou muitos anos na Fazenda Santo André, hoje parte da RPPN do Sesc Pantanal, onde iniciou com o trabalho como vaqueiro e depois aprendeu a trabalhar com o trator, adquirindo experiência e maestria para operar todo o tipo de implemento do trator como roçadeira e grade.
Hoje, na Reserva São Francisco do Perigara, desempenha com muito gosto a função de tratorista, cultivando o encanto e admiração pela vida selvagem da região em que cresceu.
Apaixonado pela natureza e verdadeiro conhecedor da fauna e flora da região, almeja ser um dos melhores guias de campo, mostrando as riquezas e belezas pantaneiras a todos que se interessarem por visitar sua região. Curioso e dedicado, também quer aprender inglês para melhor atender hóspedes estrangeiros que se aventuram no Pantanal.
Atua como assistente de campo e pesquisa, com ênfase no monitoramento por rádio-telemetria, rastreamento e armadilhamento fotográfico, sendo uma enorme realização morar no coração do Cerrado, trabalhar no Onçafari com os grandes carnívoros de vida livre, em especial as onças-pintadas.
A lida do dia a dia foi aprendida com seu avô, Jose Dias, com quem aprendeu não só a montar, mas também todo o tipo de lida com o gado: da domada de cavalo bravo, à laçar gado no campo e conduzir grandes boiadas por longas distâncias Pantanal a fora.
Trabalhou no campo em diversas fazendas da região do Perigara, como na Fazenda Campo Novo, Fazenda Tarigara e na Fazenda São Francisco desde 2011.
Desde a aquisição da Reserva São Francisco do Perigara pelo Onçafari, Wellington é o capataz, o grande responsável pelas cabeças de gado manutenidas na Reserva.
Tem interesse em fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para nós!
Vigência de mandato do conselho atual: 30 de março de 2021.