O Onçafari

Membros da equipe

O Onçafari é formado por uma equipe interdisciplinar, composta por biólogos, veterinários, guias de campo e até um ex-piloto de corridas.

Conheça o perfil de cada um dos profissionais apaixonados pelo que fazem, que formam esta equipe incrível.

Executivo

Mario Haberfeld

CEO/Fundador

Mario nasceu em São Paulo, Brasil, e desde pequeno sempre teve duas paixões: carros de corrida e vida selvagem. Após uma longa carreira, de quase 20 anos, no automobilismo, com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, resolveu se dedicar integralmente à conservação da vida selvagem. Visitou várias partes do mundo a fim de conhecer diversos projetos de conservação de animais, como gorilas, tigres, ursos polares, pandas, leopardos, leões, etc.. Depois, Mario decidiu fundar o Onçafari com o objetivo de conservar a biodiversidade brasileira, auxiliando no desenvolvendo das comunidades locais por meio do ecoturismo e da ciência.

Simon Bellingham

Co-fundador

Simon é natural do Zimbábue, onde, desde criança, desenvolveu uma paixão pela natureza. Começou como guia de vida selvagem profissional na África do Sul trabalhando para vários importantes grupos de pequenos hotéis que fazem ecoturismo como forma de conservação. Foi progredindo na carreira e hoje é certificado com o mais avançado nível de sua profissão na África do Sul. Ao conhecer Mario, os dois traçaram um plano de como fomentar o ecoturismo no Brasil. Após várias visitas ao Pantanal ficou claro que, para que qualquer plano desse certo, a onça-pintada teria que ser incluída.

Diretoria Estatutária

Alexandre Bossi

Diretor Presidente

Alexandre Bossi é CEO e um dos fundadores do Pandhora ao lado de Isaías Lopes. Possui uma carreira profissional construída em instituições como o Mauá Capital, o Pactual e foi um dos sócios fundadores da Brasil Capital. Iniciou sua carreira na Cannel Capital, em São Francisco, na Califórnia (EUA). É formado em Economia pela Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo está intimamente ligado à preservação do meio ambiente: preside o SOS Pantanal e é conselheiro do Onçafari, entre outras organizações.

Pedro Camargo

Diretor Vice-Presidente

  • Fundador do Mantenedouro de Onças Pintadas Santa Rosa
  • Conselheiro da SOS Pantanal
  • Conselheiro da Rede de proteção e conservação da Serra do Amolar
  • 16 anos de experiência em Value Investing
  • Sócio fundador e gestor da Trilha Investimentos (2013-hoje)
  • Sócio fundador da Pandhora Technologies (2016-hoje)
  • Trabalhou como trainee na Skopos Administradora de Recursos (2007) e foi analista de empresas sênior na DEC Investimentos (2003-2013)
  • Gestor credenciado pela CVM desde março de 2010 e possui certificação CGA (ANBIMA)
  • Formado em Economia pela FAAP (2007) e pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP/Fipecafi (2008)"

Robert Betenson

Diretor

Bobby tem descendência européia, porém nasceu e foi criado no Brasil. Se formou em Gestão Hoteleira na Suíça e foi gerente do Refúgio Ecológico Caiman por 5 anos, onde sua paixão por natureza aflorou e virou um importante valor em sua vida. Depois do Pantanal, Bobby trabalhou com hotéis corporativos antes de fundar a Matueté em 2001, uma produtora de viagens de alto nível situada em São Paulo.

Robert Kozmann

Diretor

Robert Kozmann Jr. tem 28 anos de experiência no setor financeiro, com passagens por São Paulo, Frankfurt, Londres e Nova Iorque. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo de Operações na América Latina em um dos maiores bancos Norte Americanos, baseado em Nova Iorque.
Robert é conselheiro em diversas organizações não governamentais. Participa como voluntário em maratonas auxiliando atletas com necessidades especiais, auxilia na construção de casas para pessoas carentes, além de atuar em diversas iniciativas de proteção do meio ambiente.
Em seu cargo atual, também participa de diversos comitês e fóruns na América Latina, incluindo o Comitê de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, Comitê de Risco Reputacional e Comitê Executivo da América Latina.
Robert tem bacharelado em Economia pela FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), além de ter formação no curso técnico de Mercado de Capitais através da Associação de Mercados Financeiros (SIFMA) pela Wharton University / USA.

Conselho Consultivo

Ana Cristina Haberfeld

Ana Cristina Medeiros Haberfeld é economista de formação e hoje dedica-se a desenvolver roteiros de viagens especializados em experiências únicas. Mãe orgulhosa de 2 filhos, Roberto e Mariana.
Um dos maiores prazeres do seu trabalho é apresentar o Pantanal para os seus clientes mais exigentes e perceber que eles assim como ela se apaixonaram pelo contato com a natureza.

Arri Coser

Com mais de 40 anos de expertise no mercado de alimentação, o empresário consagra o setor de restaurantes investindo em churrasco e pizza, com as redes NB Steak e Maremonti.

Fernando von Zuben

Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UNICAMP, atuou em empresas químicas como Monsanto e Shell e alimentos, Nestlé. Foi responsável pela área ambiental mundial da Tetra Pak, baseado em Lund, Suécia. Foi diretor de meio ambiente da Tetra Pak América Latina, desenvolvendo tecnologias para reciclagem de materiais como o processo a Plasma Térmico. Exerceu a presidencia do CEMPRE, Compromisso Empresarial para a Reciclagem por dois mandatos. Secretário do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo em 2017. Atualmente está a frente da EnviroPartners, especializada em sustentabilidade empresarial.

Guilherme Amaral Ferraz

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP. Trabalhou por 10 anos na gestão de uma propriedade rural da família.
Migrou para o mercado financeiro – onde iniciou a sua carreira em um Banco de Investimentos. Hoje segue atuando na gestão financeira de fundos.
Participa há 20 anos do Conselho de uma ONG que coordena os esforços de preservação da bacia da Represa Itupararanga na região de Ibiúna – SP.

Lilian Marques Esteves

Lilian Marques Esteves é formada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na administração de negócios da família, sendo responsável pela holding patrimonial no Brasil – Romanof Ltda. É presidente do conselho de administração da vinícola italiana Argiano Società Agrícola e tem uma posição de liderança na Agropecuária Santana Do Deserto. Iniciou sua carreira como analista de sistemas na Varig Viação Aérea Rio-Grandense e, posteriormente, ocupou diferentes cargos no desenvolvimento de software em outras empresas locais. Cursou o Harvard Business School HBX Core em 2015 e o Financial Times Non-Executive Director Diploma em 2018. Lilian tem muito interesse pelas causas ambientais e está no Conselho Consultivo brasileiro da Conservação Internacional desde 2012.
Em fevereiro de 2020, tomou posse como membro efetivo do Conselho de Administração da Estapar e passou a integrar o Conselho de um ambicioso projeto filantrópico na área de educação em tecnologia: Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. Recentemente se juntou ao Conselho do Onçafari e da SOS Pantanal.

Marina Courrol

Advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Ambiental pelo COGEAE PUC/SP, mestre em Direito Político e Econômico com ênfase em Mudanças Climáticas pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi professora assistente do Módulo de Mudanças Climáticas da especialização em Direito Ambiental do COGEAE PUC/SP. Atualmente atua na área ambiental e do terceiro setor. No Onçafari é a responsável pelas questões jurídicas da associação.

Raquel Machado

Raquel Machado é médica dermatologista, mineira, radicada na capital paulista, conservacionista, defensora do direito dos animais e da natureza. Fundou um mantenedor legalizado pelo IBAMA em 2010, no município de Porto Feliz, estado de São Paulo, para proteger e abrigar animais silvestres vítimas de tráfico e maus-tratos. É responsável pela gestão da área, no estabelecimento de parcerias, na captação de recursos e nas interfaces institucionais. Atualmente é Presidente do Instituto Raquel Machado, com a missão de promover a conservação da fauna silvestre brasileira por meio do manejo responsável, reabilitação, soltura na natureza e educação ambiental visando inibir o tráfico e a caça, além de atuar na proteção de ambientes naturais e recuperação de áreas degradadas. Passou a atuar diretamente com conservação de terras privadas. Adquiriu duas áreas no MS, ambas reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) destinadas a proteção, a pesquisa, a visitação e a educação ambiental. Uma localizada na Mata Atlântica (RPPN Saci), e outra no Cerrado (RPPN Santuário), contribuindo com a proteção da maior diversidade possível de ambientes. No Pantanal integra o maior projeto de conservação privado do país, a Santa Sofia. É conselheira da Fundação Neotrópica do Brasil, SOS Pantanal e Onçafari.

Roberto Klabin

Formado em Direito pela USP, envolvido com o movimento ambiental desde 1977. Fundador de varias ONGs entre elas a Fundação SOS Mata Atlântica da qual foi presidente durante 22 anos.

Teresa Cristina Ralston Bracher

Teresa Cristina Ralston Bracher passou grande parte de sua infância na fazenda de sua família, no interior do estado de São Paulo. Vem desta época, a sua paixão pela natureza. Em 2005 realizou um sonho antigo e adquiriu sua primeira fazenda, onde pode focar na sua principal vocação, a preservação do meio ambiente. É fundadora da Acaia Pantanal, organização social cuja missão é contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal em ações integradas com a preservação do bioma. Parti-cipou da articulação que culminou na aquisição da Fazenda Santa Sofia, área de 33 mil hectares que corria risco iminente de desmatamento. Teresa integra o conselho do Onçafari e contribui com todo seu conhecimento adquirido em mais de quinze anos de dedicação intensa à preservação do Pantanal.

Conselho Fiscal

Fabio Prada

Conselheiro financeiro voluntário do Onçafari desde 2017, Fábio possui 26 anos de experiência na área financeira como operador financeiro, diretor de finanças e conselheiro fiscal. Possui uma vasta experiência nos departamentos de tesouraria em bancos, atuando para bancos estrangeiros como Citi e Santander, auxiliando clientes corporativos a realizarem operações como: investimentos, coberturas, empréstimos, câmbio e financiamento comercial.
15 anos de experiência como Diretor Financeiro de diversas corporações como: Huawei Technologies, ZTE Technologies e Mitsubishi/Suzuki Motors. Quatro anos de experiência com gerenciamento de patrimônio global, sendo um conselheiro licenciado no Brasil e Estados Unidos.

Administrador de empresas formado pela FAAP, possui 2 licenças FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) para trabalhar na indústria de valores imobiliários dos Estados Unidos: a SIE (Securities Industry Essentials) e a Series 7 (Representante Registrado). Também possui uma licença ANCORD (Certificadora brasileira como a FINRA): AAI (Agente Autônomo de Investimentos), licença que permite comprar e vender valores mobiliários no mercado financeiro brasileiro.

Membro do conselho do CREA-SP (Conselho de Administração de São Paulo).

Rafael Fuganti

Profissional de Mercado Financeiro com 20 anos de experiência em instituições como JP Morgan, Merrill Lynch, Santander, BR Partners e Bank of America. Atua ou já atuou nas areas de Controladoria, Risco e Compliance, Gerencia Operacional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Antes de sua atuação no Conselho do Onçafari, Rafael foi voluntário do Instituto Laje Viva, entidade de proteção da APA marinha da Laje de Santos. Atuou também como fotógrafo submarino do projeto Mantas do Brasil.

Conselho Consultivo de Marketing

Alexandre Max

Conselheiro de Marketing

CEO da Vivae, empresa de capacitação, com foco em educação continuada e empregabilidade. Acumula ampla experiência em edtechs, com passagens pela Pearson e Casa do Saber, além de ter sido gestor de negócios de companhias como Dell, McDonald’s e Kimberly-Clark. É formado em Administração de Empresas e Economia, pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Marketing, pela UC Berkeley.

Ivan Martinho

Conselheiro de Marketing

Ivan Martinho é administrador de empresas graduado pela FAAP, tem pós-graduação na ESPM, MBA na Fundação Dom Cabral e extensão na Kellogg School of Management de Chicago.

Sua carreira inclui passagens pela Ambev, Vivo, Michael Page, T4F(Time fo Fun) , Traffic Sports onde era responsável pela unidade de negócios de patrocinios, media Rights e propriedades esportivas tendo experiência direta em eventos como a Copa do Brasil, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa America 2015 e Olimpiadas Rio2016. Ocupou a posição de CEO da Flix Media, maior empresa de mídia Cinema da América Latina pertencente ao CInemark , foi VP de AdSales dos canais Fox, Fox Sports e National Geographic e nos últimos 3 anos ocupa a posição CEO da WSL(World Surf League) pra América Latina.

Ivan também é professor de Pós-Graduação nos cursos de Marketing Esportivo da ESPM, Ibmec-RJ e CBF Academy, mentor na ArenaHub, conselheiro no MIBR, na FanBase e na ONG Onçafari, colunista na Máquina do Esporte, criador e apresentador do Podcast Patrocinei! além de co-fundador do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros.

Paulo Manzano

Conselheiro de Marketing

Engenheiro Automotivo (FEI), pós-graduado em marketing (ESPM) e administração de empresas (IBMEC) com ampla experiência de gestão em empresas importantes do segmento automotivo incluindo Jaguar Land Rover, PSA, Piaggio/Vespa, BMW/MINI, Lexus, Toyota e GM ocupando posições executivas em Marketing, Vendas, Pricing e Planejamento de Produtos, Gestão de Marcas, Vendas e Engenharia.

Time Administrativo

Amanda Guedes

Analista de Marketing

Amanda é bióloga e educadora formada pela Universidade de São Paulo (USP), com grande interesse pela conservação da biodiversidade, educação e comunicação científica. Durante a graduação, participou de diferentes projetos de extensão universitária para estudantes do ensino básico e foi voluntária em projetos de educação ambiental para conservação de ecossistemas marinhos. Participa de projetos de divulgação científica por meio de podcasts e vídeos, atuando desde a produção de roteiros à edição dos episódios. Fazer parte da equipe Onçafari é uma grande realização para Amanda e importante oportunidade de unir a ciência, a educação e a produção audiovisual em prol da conservação do meio ambiente.

Carina Toledo

Assistente Administrativo

Formada em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com uma bolsa de 100%, realizou o sonho de trabalhar em uma Big Four, atuando por 4 anos na área técnica e contábil de auditoria externa da PwC, onde desenvolveu habilidades técnicas e interpessoais.

Fez curso de marketing digital onde aprendeu a vender produtos digitais através de anúncios nas redes sociais e realizou pequenos trabalhos como Freelancer criando conteúdo para blogs de diversos nichos. Seus hobbies são tocar piano, ler e cozinhar.

Ama viajar, observar e registrar as paisagens.

Encontrou no Onçafari uma grande oportunidade de contribuir, mesmo que indiretamente, na conservação do meio ambiente.

Felipe Oricchio

Analista de Projetos

Felipe costuma dizer que não se tornou biólogo, mas que nasceu biólogo. Desde muito novo era clara sua admiração pela natureza. Em 2012 se formou bacharel em ciências biológicas pela USP e seguiu sua carreira acadêmica, concluindo o mestrado em 2015 e o doutorado em 2019, ambos em ecologia e evolução. Após este período decidiu compreender melhor outras áreas de atuação de um biólogo e trabalhou por três anos como analista ambiental na área de consultoria, produzindo diversos estudos e relatórios de impacto ambiental nos mais diferentes ambientes. Em 2022 ingressou em um MBA em Data Science. Ingressou no Onçafari em abril de 2023 como analista de projetos. Hoje vê seu papel na empresa como um privilégio e uma grande responsabilidade, pois enxerga esta oportunidade como uma chance real de lutar pela conservação da biodiversidade brasileira.

Germano Knorr

Diretor Financeiro

Sempre esteve imerso no universo dos esportes, começou a jogar tênis aos 5 anos de idade e continuou seguindo sua paixão até sua graduação em Business Administration, com foco em finanças, na Whintrop University/USA, onde cursou a faculdade como student athlete. Em 2014 concluiu seu MBA em Global Management pela Thunderbird School of Global Management/USA. Germano possui mais de 10 anos de experiência nas áreas financeira e administrativa adquiridas trabalhando em empresas nacionais e nos Estados Unidos. Atuando em planejamento financeiro, desenvolvimento estratégico, identificação de oportunidades de negócio, aliando gestão de pessoas para alcance de objetivo organizacionais. Seguiu sua trajetória de amor ao esporte, não mais como atleta, mas na área administrativa, e agora entra em um novo universo, diferente, porém tão interessante quanto o esporte, o mundo da biodiversidade.

Isabella Beck

Gerente de Captação e Relacionamento

Formada em Economia pela USP e pós graduada pela Fundação Getúlio Vargas, Isabella atuou na área comercial de grande multinacional até que, em 2020, fez sua transição de carreira para o terceiro setor. Teve passagem por grandes organizações como UNICEF e Habitat para a Humanidade e, atualmente, é responsável pela estruturação e implementação de uma área dedicada à captação de recursos e parcerias. Apaixonada pelo meio ambiente, Isabella viu no Onçafari a oportunidade de contribuir para a preservação da biodiversidade brasileira através da mobilização de pessoas e empresas.

Jéssica Donelli

Assistente de Marketing

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Jéssica tem notável envolvimento e dedicação à divulgação científica da fauna brasileira e à conservação ambiental. Seu envolvimento abrange projetos de extensão para redes sociais e mídia tradicional, além da criação de um jogo de cartas de divulgação científica para estudantes de escolas públicas em uma iniciação tecnológica, o qual resultou na participação do prestigioso European Conference on Research in Science Education (ESERA). Além disso, sua pesquisa na iniciação científica e estágio concentrou-se no estudo de bacteriófagos como alternativa ao uso de antibióticos para tratamento de doenças bacterianas em plantas e animais, demonstrando sua preocupação com o impacto ambiental por esses compostos. Seu compromisso com a biodiversidade é refletido de maneira abrangente, desde seus projetos até sua função no marketing do Onçafari, o que ressalta sua versatilidade e paixão por contribuir tanto para o avanço científico quanto para a sociedade em geral.

João Almeida

Diretor de Conservação e Operações

João nasceu em São Paulo e já criança se apaixonou pela área socioambiental, por influência principalmente de seu pai e de sua mãe, que há muito atuam para melhorar a situação ambiental e social no Brasil. Se formou em Biologia (USP) em 2006, e desde então vem dedicando a sua carreira à agenda socioambiental, com ênfase em conservação da biodiversidade, proteção animal e outros projetos positivos relacionados, nos diferentes biomas brasileiros. Em 2010 concluiu o seu mestrado (USP), quando comprovou os efeitos negativos de certos tipos de poluentes para a flora e a fauna. Entre 2010 e 2017, no setor de consultoria ambiental atuou como líder de projetos socioambientais, cuidando de agendas como fauna, flora e áreas protegidas. Em 2018 iniciou sua trajetória no 3º setor, à época como gerente de vida silvestre na organização internacional World Animal Protection (WAP), o que incluiu liderar campanhas para transformar o setor de turismo e garantir que as experiências com animais selvagens fossem responsáveis. Nos últimos anos na WAP João atuou como diretor executivo da ONG no Brasil. A partir de agosto de 2022 João lidera a área de operações do Onçafari.

Julia Kusminsky

Analista de Relações Institucionais e Eventos

Com formação em Estudos Literários pela Unicamp e um MBA em Book Publishing pelo Instituto Singularidades, tem uma sólida experiência em editoras, onde passou uma década especializando-se em revisão e tradução de textos. Em 2021, aceitou o desafio de se tornar Chapter Manager em uma Associação Internacional, assumindo responsabilidades-chave, incluindo organização de eventos e parcerias estratégicas.

Nos últimos três anos, imersa nesse novo papel, descobriu uma paixão autêntica por eventos. Sua entrada na equipe do Onçafari fortaleceu ainda mais esse interesse, trazendo valiosos aprendizados e um propósito inspirador. Essa é uma oportunidade única de aplicar o conhecimento na organização de eventos que não apenas promovam a conservação da vida selvagem, mas também engajem e inspirem a comunidade.

Juliana Werdesheim Altona

Diretora de Parcerias, Estratégia e Eventos

Formada em Administração de empresas pela PUC-SP, passou por renomadas empresas multinacionais e nacionais, onde por mais de 15 anos atuou com estratégia de negócios, liderou grandes marcas, promoveu inovações e lançamentos de produtos e gerenciou relevantes campanhas de comunicação. Suas grandes paixões são: sua família - casada e mãe de 3 filhos -, natureza e viagens. E foi assim, em uma de suas viagens com sua família para o Pantanal, que se encantou com o Onçafari. Juliana juntou-se como consultora de gestão, estratégia e marketing.

Lélia Bárbara Doumit

Gerente de Marketing

Formada em Relações Internacionais pela FAAP e com MBA em Marketing pela ESPM conta com mais de 10 anos de experiência em marketing digital trabalhando em multinacionais e os últimos 5 anos empreendendo com o próprio negócio. Apaixonada pela natureza, por viagens e pessoas. Praticante de Yôga e vegetariana fez seu primeiro safari em 2017 na África do Sul quando se encantou ainda mais pelos animais e o meio ambiente. Hoje lidera o time de marketing do Onçafari.

Marcella Pônzio

Coordenadora Científica

Marcella nasceu em Viçosa, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Desde cedo, teve muito contato e curiosidade com os temas relacionados à natureza, o que foi decisivo para guiar sua formação. Marcella é bióloga e está finalizando seu doutorado na USP. Ela tem mestrado também pela USP e é graduada pela UFV, com período sanduíche na Inglaterra. Em seu mestrado, estudou como populações de lobo-guará e onça-parda utilizam paisagens formadas por áreas degradadas, cultivos agrícolas e áreas protegidas. Já em seu doutorado, investiga como características das paisagens, como quantidade de vegetação nativa e de heterogeneidade, influenciam comunidades de mamíferos nativos e espécies invasoras em paisagens agrícolas do Cerrado paulista. Com mais de 10 anos de envolvimento na área ambiental, ao longo de sua trajetória já prestou consultorias; desenvolveu e colaborou com projetos de pesquisas nacionais e internacionais; além de ter participado de relevantes eventos científicos e publicado artigos em revistas conceituadas. Suas principais áreas de interesse são: Ecologia, Conservação da Biodiversidade e Mastozoologia. Marcella acredita que a pesquisa científica pode ser uma ferramenta de promoção da justiça socioambiental. Desde maio de 2024, ela é Coordenadora Científica no Onçafari.

Raquel Cassoli

Analista Financeiro

Formada em administração e MBA em Gestão de Negócios, iniciou a trajetória profissional estagiando na área administrativa e financeira, onde segue até hoje. Fez especializações em Comunicação Assertiva e Inovação Estratégica pela FGV, cursos que desenvolveu para falar em público e inovar, quando foi bancária, por 6 anos.Tem grande paixão pela natureza e animais, e muito orgulho de fazer parte de uma ONG que trabalha na proteção de ambos. Raquel ama passar tempo com a família, viajar, cozinhar e ler.

Renata Araújo

Assistente Administrativo

Renata Araújo nasceu em São Paulo. Formada em Administração de Recursos Humanos, iniciou a sua carreira como Auxiliar Administrativo em 2009. Fez cursos como Educação Antirracista e Legislação Trabalhista a fim de se atualizar e desenvolver a sua comunicação corporativa em sua área de atuação como Assistente administrativo de RH.

Stephanie Simioni

Coordenadora de Operações e Coordenadora Social

Bióloga formada em bacharelado e licenciatura pela Universidade de São Paulo (USP), acumulou experiências de estágios e voluntariados relacionados à conservação e educação ambiental, suas áreas de maior interesse. Fez intercâmbio na University of Canterbury, Nova Zelândia, onde expandiu seu conhecimento sobre esses temas e atuou como voluntária em uma ONG local. Estagiou na Divisão de Fauna Silvestre de São Paulo e desenvolveu uma pesquisa sobre as interações humano-fauna na cidade. Apaixonada pelo que faz, acredita que conservação ambiental e transformação social devem andar juntos. No Onçafari desde 2019, hoje coordena a frente Social e as operações da ONG em uma das bases na Mata Atlântica.

Equipe de Campo

Adauto Ferreira

Guia Onçafari

Pantaneiro de raiz, Chipa, trabalhou durante muitos anos no campo. Com muita habilidade, manejava gado de um lado para o outro, foi tratorista e até barqueiro. Por ter nascido na região, possui vasto conhecimento da flora e da fauna pantaneira. Se juntou à equipe do Onçafari em 2018 e recebeu treinamento de guias profissionais africanos. Está tão realizado nesta profissão que decidiu constituir sua família dentro da Caiman. Sua filhinha pantaneira nasceu em 2019 e, em breve, acompanhará seu pai nas jornadas em busca da onça-pintada.

Amanda Aparecida Carvalho Xavier

Serviços Gerais

Nasci em Miranda-MS e sou estudante do curso de Administração. Entrar para o time Onçafari na Reserva Santa Sofia foi uma grande realização. Busco maiores aprendizados para a vida pessoal e profissional, com o sonho de novos cursos e de aprender outras línguas e culturas.

Bruna Nunes

Pesquisadora em Biologia Animal

Nascida e criada em meio ao Cerrado, sempre carregou uma paixão imensa pela natureza, mas principalmente pelos animais. Decidiu então se graduar em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília, optando pela especialização em conservação da biodiversidade. Durante sua formação atuou mesclando projetos de educação ambiental e pesquisas com mamíferos de médio e grande porte. E foi quando teve a oportunidade de ver e estudar mais de perto a ecologia desses animais no Cerrado que se apaixonou de vez e se dedicou a pesquisar o efeito de grandes incêndios na comunidade de mamíferos da região da Chapada dos Veadeiros. Deu seguimento em sua pesquisa durante seu Mestrado em Ecologia pela UnB, analisando os efeitos do fogo na estrutura da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, assim como os efeitos nas principais espécies registradas e nas guildas alimentares da comunidade.
Atualmente atua como Pesquisadora em Biologia Animal na Base da Trijunção. É um privilégio poder viver o Cerrado ainda mais de perto, e conviver e pesquisar uma espécie tão emblemática como o lobo-guará.

Bruno Carvalho

Coordenador de Operações

Formado em biologia e com mestrado em ecologia (UEPG e UFPR). Dedico a minha vida aos trabalhos com fauna desde 2006, com experiência no registro, inventariamento, manejo e liderança de projetos relacionados à fauna em todos os biomas do Brasil. Tenho especial interesse e afinidade na pesquisa e conservação de mamíferos terrestres e aves, especialmente grandes araras. Hoje atuo como coordenador socioambiental da Reserva São Francisco do Perigara.

Bruno Sartori

Guia Onçafari e Biólogo

Biólogo formado pela UNESP-Bauru, apaixonado por fotografia de natureza e educação ambiental. Desde pequeno, sempre buscou entender mais do mundo e, como toda criança que cresceu assistindo documentários de natureza, é apaixonado pela vida selvagem. Trabalha para que mais pessoas conheçam um pouco mais sobre a importância da conservação para os animais e como isso beneficia os seres humanos. É guia bilíngue do Onçafari na base Caiman Pantanal.

Carlos Eduardo Nóbrega

Biólogo e Coordenador de Campo da Base Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

Nascido e criado no Cerrado, minha paixão pela natureza começou na infância e me levou a cursar Ciências Biológicas na Universidade Católica de Brasília. Posteriormente, aprofundei meus conhecimentos com uma pós-graduação em Manejo e Conservação da Fauna Silvestre e Exótica.

Minha trajetória profissional inclui atuação na Equipe Fauna do Aeroporto Internacional de Brasília, bem como nas Diretorias de Mamíferos e de Répteis, Anfíbios e Artrópodes do Zoológico de Brasília. Fui o biólogo responsável pelos Criadouros Comercial e Conservacionista da Fazenda Trijunção e participei de diversos projetos relacionados à fauna nos seis biomas brasileiros.

Essas experiências consolidaram minha formação e contribuíram para a construção de um perfil profissional focado na conservação e manejo da fauna.

Carolina Prange

Guia Onçafari e Bióloga

Carolina é bióloga formada pelo Mackenzie e entrou na biologia por conta de seu amor pela
natureza e pela vida em todas as suas formas.

Durante a graduação participou de projetos científicos de escala nacional em prol da
conservação da flora, pesquisando temas voltados à biogeografia, ecologia e taxonomia. Após
graduada, começou a trabalhar como guia e educadora ambiental, viajando com grupos por
parques estaduais do Sudeste, e em 2023 começou a trabalhar como guia bilíngue no Pantanal
sul.

Para Carol, é incrível vivenciar o Pantanal e sua exuberância de vida selvagem. Essa posição no
Onçafari lhe trouxe a oportunidade de unir sua paixão pessoal pela natureza, e profissional
pela conservação, em um mesmo cargo.

Claudia Nielsen

Bióloga de campo

Sou formada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em 2023. Durante a graduação, sempre busquei estágios relacionados às minhas áreas de maior interesse: conservação e meio ambiente.
Ao longo do curso, estagiei em diferentes setores da Prefeitura de São Paulo. Inicialmente, atuei como voluntária nos setores de reabilitação e quarentenário do Centro de Manejo de Animais Silvestres (CeMaCAS) e, posteriormente, fui contratada pelo setor de Medicina Veterinária Preventiva. Foi durante esse período que tive a certeza de que meu escritório seria a céu aberto. Além do trabalho com fauna silvestre, também estagiei no Herbário Municipal de São Paulo, localizado no Parque Ibirapuera.
Atualmente, trabalho no Onçafari como bióloga de campo na Reserva São Francisco do Perigara, no Pantanal Mato-Grossense.

Daniel Filho

Assistente de Campo

Natural de Mambaí-GO, cidade próxima da divisa com a Bahia. Daniel sempre gostou de estar no meio da natureza e em contato com os animais. Sua primeira experiência profissional foi como brigadista do ICMBio em 2013. Entre 2014 e 2021 trabalhou no Criadouro de animais silvestres da Fazenda Trijunção. Em 2022 voltou ao ICMBio como brigadista, também acompanhando pesquisadores nas Unidades de Conservação goianas e baianas onde trabalhava, sempre se dedicando a proteger e entender a natureza e os animais que nela habitam. Em 2024 passou a integrar o time do Onçafari no Cerrado, no complexo da Pousada Trijunção e Parque Nacional Grande Sertão Veredas, atuando no monitoramento de grandes felinos, incluindo as onças pretas, o que tem sido uma experiência surreal. Daniel espera seguir contribuindo com o projeto no Cerrado, ajudando na preservação dessas espécies e do bioma onde nasceu.

Devair Freitas

Auxiliar

Nasci em Aquidauana (MS), onde resido até hoje. De experiência adquirida até hoje eu tenho a de Vendedor e Cobrador (Logística), Operador de Máquinas Industriais (Vácuo) e Operador de Máquinas Agrícolas. Hoje estou no Onçafari na Reserva Santa Sofia, onde atuo como Auxiliar.

Diogo Lucatelli

Biólogo e Treinador de Guias

Desde que se formou biólogo pela Universidade Federal da Bahia em 2011, Diogo tem trabalhado como guia de natureza no Pantanal. Ele juntou-se ao time em 2012 como guia, biólogo e rastreador. Em sua carreira, aumentou sua experiência como guia liderando viagens a várias outras áreas do Pantanal, mas a parceria nunca cedeu. Através do Onçafari, Diogo atendeu treinamento de rastreamento de animais e, mais recentemente, a um curso de dois meses de guia de safaris na África do Sul. Hoje, ele é responsável pela temporada de seleção e treinamento de guias tanto do Onçafari como do Refúgio Ecológico Caiman. Agora, em 2021, está tocando o Projeto Tapirapé, um novo esforço conjunto pioneiro da Caiman e Onçafari para monitorar e habituar antas. Nosso objetivo é estender o sucesso da habituação das onças ao maior mamífero terrestre do país, e para isso Diogo passa seus dias rastreando e tentando entender melhor estas criaturas maravilhosas.

Eduardo Fragoso

Coordenador da Base Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Natural de Santa Catarina, Edu é um biólogo formado em 2014 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é o coordenador da frente Science do Onçafari. Desde o início da carreira, vem se dedicando à pesquisa e conservação de mamíferos, com ênfase em predadores de topo, como onças-pintadas, pumas e lobos-guarás. Passou a integrar a equipe do Onçafari em 2015, trabalhando com armadilhamento fotográfico, coleta, compilação e análise de dados, rastreamento e habituação de onças-pintadas no Pantanal e de lobos-guarás no Cerrado. Possui profundo interesse em ecologia, comportamento e estratégias para a conservação dessas espécies em vida livre.

Fabio Alexandre

Administrador da Reserva Santa Sofia

Nascido em Nova Andradiana, vive em Aquidauana e cursou Zootecnia. Trabalhou por 3 anos na Caiman Pantanal, onde conheceu o Onçafari, e hoje em dia vive na Reserva Santa Sofia, onde atua como administrador da reserva.

Gabriela Burattini

Bióloga

Gabriela é formada no bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação estagiou no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), onde teve sua primeira experiência trabalhando com animais silvestres. Também realizou atividades de campo para monitoramento de avifauna e mastofauna. Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2022, onde investigou a dieta e conservação da anta brasileira. Atua como bióloga de campo com ênfase nos monitoramentos por armadilhamento fotográfico. Para ela, é uma grande satisfação poder aplicar sua experiência num projeto em prol da conservação da biodiversidade.

Giovanna Leite

Guia Onçafari e Bióloga

Bióloga formada pelo Mackenzie, durante a faculdade atuou com educação ambiental e divulgação científica e foi voluntária no CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres no Estado de São Paulo.

Após sua formação, obteve experiência na comunicação, produção de textos e conteúdos voltados para a conservação da biodiversidade quando trabalhou na GreenBond Conservation. Realizou trabalhos voluntários no Rio Grande do Norte com o monitoramento de ninhos de tartarugas marinhas.

Sua paixão sempre esteve na conservação e por isso, uniu as mídias sociais e a fotografia para divulgar a preservação da natureza. Hoje, é guia bilíngue e bióloga no Onçafari na Base da Caiman Pantanal, realizando um enorme sonho de poder trabalhar com a conservação das onças-pintadas.

Isabela Meniz

Guia Onçafari e Bióloga - Coordenadora da Base Pousada Trijunção e Coordenadora da Frente de Educação

Bióloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e logo no início da faculdade, realizou um voluntariado pelo ICMBio na Chapada dos Guimarães, o que despertou sua paixão pelo Cerrado, decidindo trabalhar em prol da conservação deste bioma. Desde então, atuou por dois anos como monitora ambiental no Parque Ibirapuera, pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (UMAPAZ), onde expandiu suas habilidades com público e guiagem ao ar livre, além de realizar atividades acadêmicas e trabalhos sociais. Estagiou no laboratório de Ecologia Vegetal no Instituto de Biociências - USP, desenvolvendo um jogo educativo sobre espécies exóticas invasoras do Cerrado. Estudou os efeitos da fragmentação do Cerrado na distribuição de populações da Lobeira (Solanum Lycocarpum St Hil.) no Brasil, tendo os resultados desta pesquisa apresentados no Congresso Nacional de Botânica de 2021.

Hoje, Isabela atua como Bióloga e Guia bilíngue, sendo uma grande realização morar no coração do Cerrado trabalhando com Lobo-Guará, contribuindo para conservação da biodiversidade e partilhando com as pessoas todo esse amor pela natureza.

Joacir Lateriello

Manutentor

Joacir Lateriello já fez de tudo nessa vida. Trabalhou como praieiro, auxiliou em construções civis, realizou manutenção de vias de trens, sempre consertando uma coisa aqui, outra ali. Trabalha como manutentor do Onçafari na base da Caiman e está sempre criando soluções para manter tudo funcionando direitinho.

João Mauro Ferreira da Silva

Assistente de Campo

Natural da Comunidade Quilombola de Buraquinhos, desenvolveu desde cedo uma profunda conexão com a natureza. Durante sua infância, viveu com a família no interior do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde construiu um vínculo especial com o território.
Desde 2014, atuou como brigadista ambiental do ICMBio, acumulando ampla experiência no combate a incêndios florestais e na conservação da natureza. Com uma sólida vivência em campo, agora integra a equipe do projeto Onças Pretas, contribuindo para a conservação das onças do Cerrado e a preservação desse bioma tão rico e único.

João Pedro Salgado

Guia Onçafari e Biólogo

Natural de Conceição de Macabu - RJ, João Pedro Salgado é biólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a graduação, trabalhou com restauração e avaliação ambiental na Amazônia, além dos diversos projetos de educação ambiental focados na Mata Atlântica, bioma que desde pequeno ama e busca entender seu funcionamento. Apaixonado por paisagens e animais, João Pedro também é fotógrafo de natureza, e já viajou por grande parte do Brasil fazendo suas fotografias.

Julia Neves

Técnica de Manejo do Fogo

Nascida no Cerrado, na região administrativa da Ceilândia, área periférica de Brasília. Sempre teve um olhar despertado para o meio ambiente e a sua espacialização no território, encontrando, assim, seu amor pela Geografia, uma ciência ampla e analítica. Atual graduanda de Geografia da Universidade de Brasília, participou de projetos e pesquisas no ramo da geografia física e tecnológica, e escreveu alguns artigos na área. Tem interesse pelas áreas de geoprocessamento, manejo de ecossistemas, estudos ambientais, geografia aplicada e manejo integrado do fogo. Atua como técnica de manejo do fogo, sendo uma enorme realização trabalhar na Onçafari e poder colaborar com o controle das queimadas no Pantanal e Amazônia, através da Geografia.

Juninho Correa

Guia Onçafari

Nascido e criado na aldeia IPEG, no distrito de Taunay, em Aquidauana, Juninho é da etnia Terena e desde jovem vive em contato com a natureza, ajudando no campo com manejo de gado. Já adulto, foi contratado como brigadista do PrevFogo - IBAMA, prevenindo e combatendo incêndios na região onde sempre viveu. Trabalhou 05 anos para a instituição, onde também foi chefe de brigada e chefe de esquadrão. Juninho adora aprender coisas novas e estar em contato com a natureza. Em 2023 iniciou suas atividades de guia de campo do Onçafari, na base Caiman – Pantanal, onde ama aprender com as novas pessoas e experiências que vive a cada dia.

Leonardo Sartorello

Coordenador de Reintrodução

Biólogo, iniciou sua carreira em 2004 trabalhando com patologia clinica. Em 2006 ingressou no Zoológico de São Paulo para atuar como educador ambiental e com manejo de mamíferos silvestres. Complementou sua experiência com animais silvestres em cativeiro trabalhando na Fundação Animália (CETAS). Também realizou o monitoramento de animais silvestres na Serra do Mar, entre SP e RJ. Ingressou no Onçafari em 2012, realizando habituação de onças-pintadas e capturas para monitoramento. Coordena o Centro de Reintrodução do Onçafari, Pantanal e Amazônia. Realiza monitoramento de onças-pintadas no estado do Pará com o apoio da FAB – Força Aérea Brasileira, na base do Onçafari localizada na Pousada Thaimaçu. É o responsável técnico (Pantanal e Amazônia) em reintrodução, capturas e monitoramento de onças-pintadas e onças-pardas frente ao Cenap/IcmBio.

Lilian Rampim

Coordenadora de Operações da Base Caiman Pantanal

Graduada em Ciências Biológicas em 2005 com pós-graduação em Manejo e Conservação de Animais Silvestres, sempre almejou trabalhar com animais, tendo suas primeiras oportunidades no Zoológico de São Paulo, onde atuou como pesquisadora de pequenos felinos e bióloga aprimoranda. Trabalhou também em Centro de Animais Silvestres e, posteriormente decidiu ampliar seus conhecimentos em vida-livre, quando iniciou pesquisas com felinos da Serra do Mar. Compõe a equipe do Onçafari desde 2012 e possui funções de coordenação da equipe de campo, organização de dados coletados, apresentação de palestras, dentre outras funções executadas em escritório e também no campo.

Luan Ramires

Guia Onçafari e Auxiliar de Reintrodução

Nascido e criado em fazenda que trabalhava com turismo rural em Miranda-MS, desde pequeno sempre gostei muito de natureza e tive muito interesse em conhecer a fauna e flora pantaneira. Na minha adolescência, descobri minha paixão por aves e fotografia, e comecei a guiar passeios no Pantanal do Delta do Salobra. Em 2022, comecei a estudar ciências biológicas e também tive a grande oportunidade de entrar para o time Onçafari, onde atuo como guia de campo e auxiliar no Centro de Reintrodução de Animais Silvestres.

Lucas Morgado

Guia Onçafari e Biólogo

Sou biólogo formado em bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2020. Sempre fui o tipo de biólogo apaixonado por mato, que gosta de estar em meio à natureza e os animais. Em 2016 fiz uma graduação sanduíche em Perth, na Austrália. Já trabalhei em variadas áreas da Zoologia, com ênfase na Ornitologia, possuindo experiência com observações, censos acústicos e visuais de aves. Entre 2018 e 2020 atuei como Educador Ambiental no Jardim Botânico da UFJF, recepcionando e guiando escolas e turistas, além de participar na elaboração de projetos voltados à educação ambiental e divulgação científica. Foi lá que descobri que gostaria de trabalhar mostrando as maravilhas da nossa fauna e flora para as pessoas. O onçafari se mostrou a oportunidade perfeita para eu atuar profissionalmente no que amo.

Luciano M. Camargo

Cozinheiro

Sulmatogrossense, nascido e criado em Campo Grande MS, aprendi a gostar da gastronomia bem novo, aos 17 anos. Desde então tomei gosto pela profissão, fiz alguns cursos, inclusive técnico em gastronomia. Aventurei-me durante 6 anos na Região dos Lagos RJ, entre Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, onde adquiri mais conhecimento, e retornei ao MS em 2021. Conheci o Onçafari em 2022, e no ano seguinte fui chamado para fazer parte da equipe na Reserva Santa Sofia.

Lucinete Silva

Cozinheira

Nascida e criada na região do Perigara na beira do rio São Lourenço, Lucinete sempre morou na região.
Quando criança Lu estudou na escola que tinha na Fazenda São Francisco.
Depois de crescida já trabalhou em diversas fazendas e pousadas das cercanias como por exemplo na pousada Arara-azul, pousada Treze, pousada Triunfo, fazenda Tarigara e Fazenda São Francisco. Trabalhou como cozinheira principalmente, mas também como camareira e garçonete.
Na Reserva São Francisco do Perigara é a responsável pela cozinha onde encanta a todos com seu tempero maravilhoso e seu bom humor cativante.

Márcio Ramires

Serviços Gerais

Pantaneiro nato, sempre morei em fazenda e desde a minha adolescência trabalho no manejo de gado e serviços em geral. Com 24 anos comecei a trabalhar como guia de turismo na região do Delta do Salobra. Em outubro de 2024, entrei no Onçafari para atuar na Reserva Santa Sofia.

Marcos Ávila

Guia Onçafari e Biólogo

Natural de Goiânia (GO), Marcos é biólogo formado pela Universidade Federal de Goiás. Logo no início da graduação já começou a desenvolver projetos de pesquisa com ecologia de mamíferos no Cerrado, foi monitor por 2 anos de disciplinas de Zoologia, fundou a Liga Acadêmica de Ciências Forenses e foi membro do Laboratório de Ecologia Teórica, Metacomunidades e Ecologia da Paisagem (TheMetaLand). Depois de formado atuou como consultor ambiental, realizando levantamento e monitoramento de fauna com mamíferos. Desenvolveu atividades relacionadas com Ecologia do Fogo como pesquisador voluntário do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio. Apaixonado pela biodiversidade brasileira e com muita vontade de estar próximo à natureza, hoje, atuando como Guia Bilingue no Onçafari, realiza um sonho de vida e segue com um sorriso no rosto e um coração alegre para ajudar a conservar toda a vida do nosso planeta.

Maria Julia Sternberg

Guia Onçafari e Bióloga

Cresceu em Ilhabela/SP, onde se apaixonou pela natureza e se tornou consciente da necessidade de conservar a biodiversidade e da importância do ecoturismo para esse fim. Formou-se em biologia, com o propósito de estar envolvida em áreas que colaborassem para a manutenção saudável dos ecossistemas.
Se envolveu em projetos de pesquisa e ações que visassem uma agricultura sustentável e por isso, ao fim da graduação ingressou em um mestrado na ESALQ/USP com o objetivo de compreender o uso de microrganismos como produtos alternativos ao uso de agrotóxicos.
Após essa vivência, despertou seu desejo por trabalhos diretamente relacionados à conservação da biodiversidade. Por isso, decidiu viver mais próxima da vida silvestre, aprender com mestres do Cerrado, como o Lobo-guará, e trocar aprendizados com aqueles que visitam esse bioma. Com muita satisfação, atua como guia bilíngue e bióloga na base Trijunção no Cerrado.

Marilene Monteiro

Camareira

Marilene Monteiro, mais conhecida como dona Mari, já trabalhou como auxiliar de cozinha, cozinheira e também como camareira em diversas regiões do Pantanal. Atualmente trabalha como camareira no Onçafari na base da Caiman. Em suas horas vagas, gosta de se juntar aos biólogos em campo para conhecer melhor a fauna e flora do Pantanal.

Mario Nelson Cleto

Guia Onçafari

Nascido e criado no Pantanal, Mario Nelson trabalha como guia de campo do Onçafari desde 2015. O Pantanal é a sua casa e ele o conhece como a palma de sua mão. Também possui experiência com manejo de gado, tendo crescido observando seu pai e seu avô trabalhando no campo. Foi treinado por guias profissionais africanos e até visitou este continente para aprender a falar inglês e se comunicar melhor com hóspedes estrangeiros. Adora guiar e cada vez mais aprende novos hábitos da fauna pantaneira, principalmente da majestosa onça-pintada.Foi contratado para trabalhar na manutenção do Refúgio Ecológico Caiman aos 20 anos de idade. Fazia de tudo um pouco. Lá teve contato com os pesquisadores do Projeto Onçafari. Foi aprendendo com eles que devemos respeitar a onça. Passou a sair para observar o animal à tardinha. Foi contratado pelo Onçafari como guia de campo.

Hoje leva os turistas pela mata, atravessa rios e lagoas, apresentando não só as pintadas, mas também tamanduás, araras, tuiuiús, veados-campeiros, garças reais e azuis.

Participa das capturas junto com os veterinários e biólogos. Antes ele tinha medo da onça. Hoje tem medo dela ser extinta.

Mayara Yukiko

Guia Onçafari e Bióloga

Bióloga e mestranda em Zoologia. Sua carreira começou a partir do interesse em compartilhar conhecimentos científicos e curiosidades sobre a vida selvagem e os animais. Participou do podcast Cimusé como cofundadora, atuando também como roteirista, produtora e pesquisadora de conteúdo. Na pesquisa científica, trabalhou com Ecologia de Carnívoros e Conservação de Araras-canindé, ainda na graduação. No mestrado, estuda a filogenia e evolução de peixes de água doce neotropicais. "A natureza é a melhor sala de aula."

Pedro Yamassaki

Biólogo de Campo

Pedro é biólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação, foi voluntário no setor de destinação de animais silvestres por três meses e estagiou no setor de reabilitação de animais silvestres por dois anos no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS). Além disso, foi bolsista na equipe científica da Freeland Brasil por dois anos, onde investigou o padrão das apreensões de fauna silvestre no Brasil.
Após essa experiência, Pedro integrou a equipe de implementação de projetos da Freeland Brasil, contribuindo para cursos de capacitação das forças de fiscalização do Brasil e atuou também como instrutor em um curso sobre tráfico de fauna silvestre para a Polícia Rodoviária Federal de Balsas, no Maranhão, que resultou em um trabalho de manejo e cuidados pós-apreensão dos filhotes de papagaios e araras, apreendidos pela PRF.
Atualmente, Pedro é profissional de monitoramento de fauna, com ênfase em armadilhamento fotográfico no Onçafari, realizando mais um sonho ao trabalhar com a conservação de fauna silvestre no Brasil.

Rachel Befi

Auxiliar de Campo

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP) em 2023, direcionou toda a graduação para o trabalho com animais silvestres. Realizou estágios em diferentes instituições, mas se encontrou principalmente durante seu tempo na Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo, onde conheceu pessoas que pensavam a conservação da fauna integrada ao cuidado social e cultural. Ainda nesse escopo, desenvolveu projeto de iniciação científica trabalhando dados da vigilância da fauna na cidade enquanto ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas.

Atualmente trabalha no Onçafari com monitoramento de fauna por armadilhamento fotográfico, tendo essa oportunidade como uma grande e especial realização profissional.

Rafael Del Prete

Guia Onçafari e Biólogo

Desde de criança, Rafael sempre teve uma relação muito próxima com a natureza e foi isso que o levou a formar-se em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Durante boa parte da Graduação atuou como professor e educador ambiental, porém em 2021 teve o seu primeiro contato com animais silvestres, quando realizou estágio no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCas) e desde então não parou mais. Realizou estágio voluntário no Parque Estadual Carlos Botelho com monitoramento de primatas e no Parque Nacional de Jericoacoara com monitoramento de Cavalos-marinhos.
Em 2023, pôde realizar o sonho de conhecer e trabalhar no Pantanal, como guia bilíngue e se tornar completamente apaixonado pelo bioma e pela profissão. Com o Onçafari ele conseguiu unir o sonho de morar e trabalhar com conservação no Pantanal.

Ricardo Arrais

Veterinário

Médico veterinário, atua em projetos de pesquisa e conservação desde sua graduação, em 2006. São quase 20 anos de captura, manejo e coleta de material biológico de animais silvestres, consultorias, ecologia de estradas, monitoramento por armadilhas fotográficas e dispositivos de rastreamento GPS/VHF.
Além de experiência prática, é mestre em Ciência Animal através do Programa Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, pela Faculdade de medicina Veterinária e Zootecnia da USP, quando pesquisou patógenos transmitidos por carrapatos em lobos-guará e nos cães domésticos que viviam no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, no cerrado mineiro, mostrando interesse pela saúde de carnívoros e a relação com animais domésticos. Também tem doutorado em Conservação e Manejo de Vida Silvestre, realizado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, onde pesquisou padrões populacionais, de atividade e ecologia espacial de felinos silvestres no Parque Estadual do Rio Doce – MG, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais.
Hoje é responsável pelos procedimentos de captura de onças-pintadas, onças-pardas, lobos- guará, antas e jaguatiricas realizados pelo Onçafari em quatro biomas. Atua na anestesia, manejo, coleta de material biológico e no estabelecimento de parcerias na área de medicina veterinária e conservação.

Roberto do Prado Souza

Tratorista

Nascido na região de São Pedro de Joselândia, Roberto cresceu com a família na beira do rio São Lourenço.
Desde sempre aprendeu com os pais o trabalho na terra, plantando e colhendo alimentos como arroz, feijão, mandioca, milho e muitos outros.
Depois, Roberto trabalhou muitos anos na Fazenda Santo André, hoje parte da RPPN do Sesc Pantanal, onde iniciou com o trabalho como vaqueiro e depois aprendeu a trabalhar com o trator, adquirindo experiência e maestria para operar todo o tipo de implemento do trator como roçadeira e grade.
Hoje, na Reserva São Francisco do Perigara, desempenha com muito gosto a função de tratorista, cultivando o encanto e admiração pela vida selvagem da região em que cresceu.

Ronaldo Ribeiro Souza

Serviços Gerais

Nascido em Aquidauana. Atuco como serviços gerais na Reserva Santa Sofia.

Ruan Clemente Ponte

Guia de Campo

Nascido e criado no Pantanal de Aquidauana, Ruan passou sua infância acompanhando seu pai, que também trabalhou por muito tempo como guia de campo.
Apaixonado pela natureza e verdadeiro conhecedor da fauna e flora da região, almeja ser um dos melhores guias de campo, mostrando as riquezas e belezas pantaneiras a todos que se interessarem por visitar sua região. Curioso e dedicado, também quer aprender inglês para melhor atender hóspedes estrangeiros que se aventuram no Pantanal.

Stéphanie Birrer

Coordenadora Social e Líder do Projeto na Terra Indígena Perigara

Gestora ambiental pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2016), atua com Povos e Comunidades Tradicionais desde 2012. Em sua trajetória profissional, sempre busca valorizar a sociobiodiversidade, apoiando processos de produção, boas práticas, comercialização e acesso às políticas públicas. Admira a maneira harmoniosa que Povos e Comunidades Tradicionais convivem com a natureza e conseguem conservar a biodiversidade em territórios de diferentes biomas.

Taile Nascimento

Assistente de Campo e Pesquisa

Nascida na Caatinga, na cidade de Jacobina, interior da Bahia. Passou a maior parte da infância rodeada de muitos bichos que havia na cidade. Crescendo assim um amor por animais, trabalhou por 7 anos com animais domésticos, tendo suas primeiras oportunidades em hotel e creche para cães. Se formou em Radiologia, com especialização em veterinária. Nesse meio tempo, fez cursos nas áreas de comportamento animal, enriquecimento ambiental e técnicas de levantamento de mastofauna. Com o propósito de estar ainda mais envolvida com animais selvagens, foi em busca de trabalhos diretamente relacionados à conservação da biodiversidade.

Atua como assistente de campo e pesquisa, com ênfase no monitoramento por rádio-telemetria, rastreamento e armadilhamento fotográfico, sendo uma enorme realização morar no coração do Cerrado, trabalhar no Onçafari com os grandes carnívoros de vida livre, em especial as onças-pintadas.

Vânia Silva Eduarda

Serviços Gerais

Nasci e fui criada na região de Miranda, sempre tive muito contato com a natureza. Sou filha de pescadores, com 18 anos me casei e fui trabalhar em uma pousada que trabalhava com turismo rural no Pantanal de Miranda, lá tive a oportunidade de atuar como camareira por 12 anos e depois mais 4 anos de cozinha. Em outubro de 2024, comecei a trabalhar na equipe Onçafari na base Reserva Santa Sofia.

Victor Hugo Ramires

Serviços Gerais

Nascido em Miranda-MS, desde muito pequeno, sempre trabalhando no campo com manejo de gado, tive a experiência de trabalhar por 5 anos como guia na região Delta do Salobra, com isso a paixão pelos animais e a conservação da biodiversidade sempre esteve presente em meu interior. Em 2024, pude entrar para o time Onçafari, ajudando na conservação e aprendendo ainda mais sobre as onças pintadas.

Wellington da Silva Moura

Coordenador da Pecuária

Nascido e criado em Pimenteira, município de Barão de Melgaço. Boiadeiro legítimo, Wellington ou Careca, como é conhecido na região, montou a cavalo pela primeira vez aos três anos de idade.
A lida do dia a dia foi aprendida com seu avô, Jose Dias, com quem aprendeu não só a montar, mas também todo o tipo de lida com o gado: da domada de cavalo bravo, à laçar gado no campo e conduzir grandes boiadas por longas distâncias Pantanal a fora.
Trabalhou no campo em diversas fazendas da região do Perigara, como na Fazenda Campo Novo, Fazenda Tarigara e na Fazenda São Francisco desde 2011.
Desde a aquisição da Reserva São Francisco do Perigara pelo Onçafari, Wellington é o capataz, o grande responsável pelas cabeças de gado manutenidas na Reserva.

Tem interesse em fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para nós!

Vigência de mandato do conselho atual: 30 de março de 2021.