Skip to main content

“Atingimos os objetivos planejados”, afirmou Mario Haberfeld, fundador e CEO do Onçafari, depois de a sua equipe de trabalho realizar o balanço do evento organizado para celebrar os 12 anos da ONG, alertar a sociedade para a necessidade urgente de preservar a natureza, diante de números de destruição alarmantes, e levantar recursos para seus projetos de conservação da fauna e da flora.

O encontro de ativistas, parceiros, artistas, simpatizantes da causa e profissionais do Onçafari foi uma festa, realizada dia 28 no conceituado hotel Rosewood, em São Paulo. O mestre de cerimônia, o ator Klebber Toledo, junto do grupo musical Trio Anaisa Neo Acoustic e da DJ Marina Diniz animaram o ambiente, enquanto o respeitado leiloeiro Henri Zylberstajn conduzia as disputas pelas valiosas peças.

O que mais chamou a atenção foi o engajamento de parcela significativa dos presentes ao tema do evento: “Era uma vez 2050: o Legado”. A obrigatoriedade de agirmos já para garantir às futuras gerações um planeta com menos problemas ambientais – responsáveis por várias tragédias em nações de clima quente e frio – e melhor qualidade de vida.

Quando assumiu a palavra, Haberfeld disse: “Para nós continuarmos reintroduzindo onças e lobos-guará nos seus habitats naturais, para eles e outras espécies seguirem existindo é preciso que as florestas, os campos, rios, mares, tudo seja preservado. Os números da redução de seus habitats são assustadores. A hora de agir é agora”.

Os recursos obtidos no evento se destinam aos projetos do Onçafari que visam a exatamente conservar os biomas em que atua, Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, com base própria, dotada de infraestrutura, biólogos, veterinários e técnicos.

Esses recursos vieram dos acordos de patrocínio estabelecidos com empresas para o evento, responsáveis por cerca de metade da arrecadação. São elas:

  • Defender (Land Rover)
  • BTG
  • ITAU
  • Nike
  • Goodyear
  • United Airlines
  • Ellus
  • CanAm
  • Fairfax
  • KWARA
  • Isa Cteep
  • IOS. Energy
  • Biofílica Ambipar
  • Premier Pet

Outra fonte foi o leilão de 18 peças, dentre elas o espetacular modelo de quadriciclo Outlander Max 500 da Can-Am e uma sofisticada pintura realizada durante o evento pela artista plástica Flávia Braun, com a face de uma onça-pintada definida por elegantes linhas que brilham sob efeito de luzes.

Havia ainda a loja de produtos do Onçafari, como camisetas, bonés, mochilas, fotos, livros, enquanto outra fonte de receita veio do valor pago pelos mais de 500 participantes da festa.

Quem decidiu fazer uma doação ao programa Amigo da Onça, criado pelo Onçafari, recebeu um número para concorrer a pacotes de viagem para o Brasil e o exterior. Uma extraordinária coleção de fotos também estava disponível. Elas podem ainda ser adquiridas através do site [email protected].

Uma das estrelas da noite foi a presença do sensacional modelo Defender, da Land Rover, cedido em comodato pela montadora para os trabalhos de campo do Onçafari, dando sequência a uma parceria de sucesso que remonta a 2019.

Equipe contratada produziu um vídeo sobre a festa, destacando o seu tema, “Era uma vez 2050: o Legado”.

Haberfeld explica melhor sua satisfação com os resultados do evento: “Eles são importantes para os nossos projetos de preservação da biodiversidade, conservação ambiental e as ações sociais nas comunidades existentes nos biomas em que atuamos. Além disso, como a divulgação na mídia é grande, eles aumentam a visibilidade da causa, de nossos projetos e dos nossos parceiros”.

O fundador do Onçafari lembra, ainda, que a ONG conta com parceiros regulares. Sem eles não seria possível realizar obra de tamanha extensão, o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa nas bases mencionadas em quatro biomas.

Já percorremos um bom caminho, somos pioneiros na reintrodução de onças, por exemplo, mas temos muito trabalho, alguns urgentes, ainda pela frente”, afirma Haberfeld.