Skip to main content

O Brasil é o campeão mundial da biodiversidade. Faça a sua parte para protegê-la.

E se você soubesse que há no Brasil 1.173 espécies de animais correndo o risco de serem extintas? É um número assustador e por demais preocupante, não? Pois essa é a realidade do país, de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2018.

A data de hoje, 22 de setembro, é desde 1980 celebrada no Brasil como o Dia de Defesa da Fauna. A ocasião é perfeita para estimular cada cidadão a refletir sobre a necessidade de preservar a fauna e flora, pelo respeito que devemos ter por todas as formas de vida e em razão de animais vivendo bem, a natureza podendo se expressar livremente, ou seja, com ecossistemas e biomas saudáveis, quem mais ganha é o próprio ser humano, pela elevação da sua qualidade de vida.

O Brasil é o país com a fauna mais extensa e diversa do planeta, com mais de 100 mil espécies catalogadas, entre vertebrados e invertebrados. Isso vem do fato de a nação ter impressionantes 4.394 quilômetros de extensão no sentido Norte-Sul, com largura semelhante, mas principalmente por sua extensão territorial se estender da latitude 5 graus Norte até 33 graus Sul.

Sabe o que isso significa? Temos clima equatorial, no Norte, tropical, subtropical e até uma área, no extremo Sul, com características de temperado. Enquanto no Monte Caboraí, em Roraima, pode estar fazendo 40 graus na floresta ao seu redor, nos campos do Pampa do Arroio Chuí, extremo Sul do Brasil, há chance de cair neve. No mesmo dia!

 

Natureza para todos os gostos

Nos seus 8,5 milhões de quilômetros quadrados – quinto maior país – encontramos seis biomas bem distintos e cada um do tamanho de vários países reunidos: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Cada bioma tem a sua fauna e flora particulares, daí também o Brasil ter a maior biodiversidade da Terra.

O que está mais comprometendo a preservação desse esplendor todo de vida? Não é difícil imaginar: o impacto ambiental da ocupação humana, sem critério científico, sem cumprimento das leis, o desmatamento, a caça e a pesca ilegais, a poluição do ar, dos rios e mares, e o tráfico de animais, este com alucinantes 12 milhões contrabandeados todos os anos. Dentre outros.

O Onçafari tem como missão proteger a fauna e a flora. A razão maior de ter sido criado é a manutenção ou crescimento da população das onças, pintadas e pardas, do lobo-guará e da anta, ainda que ao preservar a natureza como um todo a fauna se beneficie. Tem bases no Pantanal, Cerrado, na Amazônia e Mata Atlântica.

 

Medidas práticas

Rodrigo Falcão Ventura é biólogo da base na Amazônia, está na linha de frente do desafio de preservar a fauna. Ele faz suas reflexões sobre o dia de hoje:

– A educação ambiental deve ser a linha de frente para que possamos ter cada vez mais aliados para proteger a fauna. Protegemos os animais para que, assim como eu me fascinei com eles quando era criança, nossos filhos e netos possam também sentir a emoção de ver uma onça com toda a sua majestade, um jacaré espreitando em um rio, o voo de uma ave no céu ou uma capivara simpática tomando sol.

 

Agora, algumas dicas, dentre tantas, do que você pode fazer para ajudar a preservar a fauna:

  • Respeite o meio ambiente de todas as formas.
  • Repassar às crianças a importância de preservarmos a natureza.
  • Dentro do possível, converse com amigos sobre a questão.
  • Acompanhe os movimentos políticos sobre o tema. Posicione-se.
  • Consuma tudo de forma mais sustentável.
  • Siga os programas de reciclagem do lixo.
  • Controle com rigor o uso da água.
  • Consuma menos energia elétrica.
  • Denuncie maus-tratos aos animais.
  • Denuncie o tráfico de animais.
  • Se puder, faça doações para projetos de conservação.
  • Se puder, faça trabalhos voluntários para esses projetos.

Como afirma o fundador e CEO do Onçafari, “com cada um fazendo a sua parte, tudo fica mais fácil”.