Skip to main content

Gostaríamos muito de agradecer a todos pela parceria, pela generosidade, e por contribuir com a jornada de reintrodução da Cacau! Obrigado por todos os #AmigosDaOnça que fizeram parte da campanha, divulgando e incentivando mais amigos a doarem.

Mais uma vez vocês fizeram toda a diferença!

Forte abraço, Equipe Onçafari.

CAMPANHA ENCERRADA!

AJUDE-NOS COM MAIS UM PROCESSO DE REINTRODUÇÃO – AGORA, DA ONÇA-PARDA.

2021 já se aproxima: é hora de virarmos a página de 2020. Aproveitando esse momento de renovação que se aproxima, nós do Onçafari lançamos agora nossa nova campanha de financiamento coletivo, a “The Wild to The Wild: agora é a vez a onça-parda”.

Como todos os anos, a campanha de 2021 também oferece calendários pensados exclusivamente para você que pode colaborar com nossos planos para o futuro – entre diferentes conjuntos de recompensas. Desta vez, no entanto, o financiamento acontece por um objetivo ainda mais especial: reintroduzir a nossa primeira onça-parda no Pantanal.

Você já deve saber que uma das frentes de trabalho do Onçafari é a reintrodução de animais selvagens – principalmente aqueles com pouca densidade populacional – na natureza. As irmãs de onças-pintadas Isa e Fera, Pandora e Vivara, Jatobazinho e até os lobinhos-guará que resgatamos no meio do ano são alguns desses casos – tanto de sucesso na reintrodução como de processos em andamento. Como a onça-parda Cacau é nosso próximo foco de reintrodução, o nosso calendário de 2021 será totalmente voltado para as histórias de cada um nesses animais – que também estarão presentes mês a mês em fotos incríveis, claro.

SOBRE A CACAU

A Cacau é uma onça-parda que passou cinco anos em um recinto de poucos metros quadrados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Sensibilizados com a situação que Cacau se encontrava, nós do Onçafari decidimos tentar dar uma segunda chance para ela: a reintrodução. Como ela atendia a todos os pré-requisitos para os primeiros passos do processo, nós a trouxemos para nosso recinto no Pantanal para começarmos a conduzi-la para uma nova vida: em liberdade. E é aqui que sua colaboração fará toda a diferença.

Com essa campanha de financiamento coletivo pretendemos arcar com os recursos necessários para todo o processo até a soltura da Cacau: anestésicos para capturas e exames, alimentação rica em proteína enquanto ela ainda não caça presas vivas, armadilhas fotográficas e, claro, rádio-colar com GPS para podermos monitorá-la pós-soltura.

FAÇA PARTE DESSE MOMENTO ÚNICO EM NOSSA HISTÓRIA

As onças-pintadas que passaram anteriormente pelo processo de reintrodução representam casos de extremo sucesso no Onçafari. Isa e Fera, por exemplo, vivem tranquilamente em habitat natural no Refúgio Ecológico Caiman, já são mães e até avós.

Queremos proporcionar o mesmo futuro para a Cacau, a primeira onça-parda que pretendemos reintroduzir, mas com o objetivo de alcançarmos o mesmo sucesso de nossas reintroduções anteriores. Além disso, durante esse processo, também aprenderemos um pouco mais sobre a própria espécie, que no pantanal costuma ser mais solitária e arisca que as onças-pintadas.

VAMOS TORNAR A REINTRODUÇÃO DA CACAU UMA REALIDADE?

Clique no botão abaixo para colaborar com a campanha “The Wild to the Wild” de financiamento coletivo por meio da Kickante e escolha sua forma de contribuir a partir de R$ 10,00.

QUER CONHECER MAIS SOBRE A ONÇA-PARDA?

A onça-parda é um felino solitário e observador que também vive no Pantanal, mas mantém a discrição em um ambiente dominado pelas onças-pintadas. Clique aqui e conheça mais sobre a espécie.