Skip to main content

Há anos, as onças pintadas são perseguidas e caçadas pelo falso prejuízo que causam as fazendas de animais domésticos em todas as Américas. A maioria dos proprietários acredita que grande parte dos óbitos da criação doméstica tem a onça como principal culpada, porém existem muitas outras causas que acometem a vida do gado como doenças, picadas de cobra, erros de manejo, atolamentos na lama, ingestão de plantas tóxicas e até mesmo afogamento na época de cheia.

Equipe do Projeto Onçafari em avistamento

Equipe do Projeto Onçafari em avistamento

Onças pintadas viviam desde o sul dos Estados Unidos da América (já extinta nessa região) até o Uruguai. Na maioria desses locais, onças eram caçadas por esporte, comercio de peles ou retaliação devido à predação de animais domésticos (gado, em sua maioria). Vale ressaltar que todas essas práticas são ilegais.

Há cerca de 15 anos, o ecoturismo no pantanal cresceu consideravelmente, principalmente em função do turismo de observação de animais selvagens em vida livre, ou seja, animais que vivem em seu habitat natural sem interferência do homem.

Avistamento com hospedes.

Avistamento com hospedes.

Infelizmente existem práticas para facilitar esse encontro com animais em vida livre, a chamada “Ceva” cuja prática é ilegal e repudiada pelo Projeto Onçafari. A “ceva” consiste em oferecer alimentos aos animais selvagens de forma que acostumem sempre a apanharem comida colocada por pessoas em beiras de rios ou áreas de mata, promovendo grande facilidade de observação da fauna selvagem por parte de turistas e entusiastas.

Teorema e sua filhote "Nusa" em avistamento da equipe

Teorema e sua filhote “Nusa” em avistamento da equipe

Porém, como mencionado previamente, além de ilegal essa prática é extremamente perigosa, pois o animal selvagem passa a associar a imagem de pessoas a uma possível oferta de alimento. Além disso, o animal começa a perder boa parte de seus instintos de caça visto que conquista seu alimento sem esforço algum, processo este que pode acarretar uma cadeia de problemas, dentre eles possíveis ataques a seres humanos e consequente declínio da espécie, visto que conseguir seu alimento sem esforço pode tornar o animal acostumado e exigente.

O Projeto Onçafari atua de forma a habituar onças pintadas, e jamais atraí-las com ceva. Quando uma onça é avistada pela equipe técnica, o processo de habituação é realizado utilizando nossas Mitsubishis , sem interferir na vida ou comportamento da onça.

Triton usada na habituação das onças

Triton usada na habituação das onças

Nos dias de hoje existe um serviço do governo federal em resposta à denúncia dessa prática irresponsável que é a ceva, bem como a caça ilegal, desmatamento e tantos outros crimes ambientais. Se você conhece alguém que pratique estes atos, denuncie em http://www.ibama.gov.br/servicos/a-ouvidoria-na-internet

Comentários

  • Andre Damiani disse:

    Oncafari eh um projeto “permanente” gracas a Deus sensacional e unico. Gostaria mutio que essa area de preservacao natural em que as oncas vivem fossem expandidas e que outras fossem criadas em outras areas…Havendo recursos para tal, seria possivel? As oncas vivendo dentro dessas reservas nao teriam risco da caca ilegal e com o programa rewild, aliado ao combate efetivo e agressivo a caca ilegal, seria uma conquista enorme. Parabens Oncafari, sou mais um fa de voces!