Skip to main content

No mês de outubro de 2013, a equipe do projeto Onçafari realizou uma campanha para a colocação de radio-colar em algumas das onças do Refúgio Ecológico Caiman.
Este equipamento nos ajuda a elucidar e aprender muitas das atividades importantes para a habituação das onças, bem como os locais que elas mais gostam de frequentar, quais as melhores rotas a serem usadas, e etc. Desta forma, podemos melhorar o trabalho de habituação, sempre visando o bem-estar das onças que nos ajudam no Projeto Onçafari.

Natureza antes do “nódulo” na narina

Uma de nossas onças monitoradas, a Natureza – filha da Esperança – apareceu com uma pequena lesão no focinho, região da narina esquerda, fruto de possível defesa de uma presa (dente, garra ou casco), ou até mesmo em uma briga com outra onça.

Pequeno nódulo na narina esquerda

A equipe do Projeto Onçafari conseguiu retirar uma pequena amostra dessa massa de tecido, que foi fragmentada e enviada para alguns locais a fim de diagnosticar o problema. Com esse processo conseguimos entender melhor as possíveis causas de doenças que acometem animais de vida livre, como as onças do Refúgio Ecológico Caiman.

Natureza sedada pela equipe do Projeto Onçafari

No começo de novembro de 2013 recebemos o primeiro diagnóstico do material. A notícia boa é que se trata apenas um granuloma piogênico ou popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Normalmente nesses casos, não é necessário uma intervenção cirúrgica no animal, mesmo porque não podemos e não devemos intervir na vida selvagem. De acordo com o quadro, esse nódulo deverá regredir naturalmente com o passar do tempo.

“Natureza”

O Projeto Onçafari aproveita a oportunidade para agradecer ao Dr. Oswaldo Alberti Jr. e toda a equipe do Laboratório Imuntec pela ajuda e eficiência na análise e diagnóstico do quadro de saúde de nossa “Natureza”.

Comentários