Sem dúvida, as onças pintadas são as maiores atrações por aqui, mas não são os unicos animais espetaculares que temos no Pantanal. Aqui se encontra uma enorme diversidade de animais, alguns até um pouco estranhos. O Pantanal já é mundialmente conhecido por seus belos pássaros mas em relação aos outros animais, nem todo mundo sabe o que se pode observar aqui quando se passa alguns dias no Refúgio Ecológico Caiman.
Apesar de sairmos todos os dias em busca de onças pintadas e seus rastros, sempre prestamos atenção nos outros animais que convivem com ela no mesmo ambiente. Afinal de contas a onça é apenas um dos muito animais que habitam o Pantanal, o qual o Projeto Onçafari visa conservar.
Veja abaixo e se familiarise com alguns dos animais que vemos por aqui…
Mão Pelada – Esse animal não é muito fácil de se avistar. São bem mais raro do que seus “primos”, os raccoons, da América do Norte. Recentemente encontramos uma toca desses animais. Se vc ainda não viu, clicque ao lado para ver a filmagem da toca com mãe e filhotes: here.
Cervo do Pantanal- o maior cervídeo do Pantanal. Chega a 2 metros de comprimento e 1,3 metros de altura nas costas. Habitam áreas permanentemente alagadas. Ele é um dos “Big Five” do Pantanal junto com a Capivara, a Anta, o Tamanduá Bandeira e a Onça Pintada.
Tamanduá Bandeira- um dos mais estranhos animais da América do Sul. Bem inusitado no que se diz respeito a aparência. Aqui na Caiman encontramos bastante desses animais, de dia ou de noite. Eles não possuem dentes e usam suas longas e grudentas línguas para puxar formigas e cupins de seus ninhos. Ha algumas semanas atras mostramos um vídeo interessante sobre os tamanduás aqui em nosso blog. Se ainda não viu, clique ao lado: here .
Quati – Encontrados tanto no chão quanto em árvores esses animais são onívoros e comem quase tudo que acham pela frente. Formam suas tocas in ocos de árvores e podem ser avistados em grandes grupos.
Queixada – Esse animal se parece bastante com um porco selvagem. É encontrado em bandos que muitas vezes ultrapassam os 50 indivíduos.
Veado Campeiro – um veado que é encontrado em várias regiões da América do Sul onde se tem vegetação rasteira. Hoje em dia existem apenas cerca de 80.000 deles na América do Sul inteira. São tidos como bio indicadores de regiões saudáveis. Isso mostra que aqui na Caiman as coisas estão bem balanceadas, já que aqui eles são relativamente comuns.
Jaguatirica – Na foto acima conseguimos ver uma Jaguatirica comendo uma Siriema. Jaguatiricas são excelentes pescadoras e os melhores lugares para avista-lsão locais onde haja água com peixes que elas possam pescar !
Anta -A população de anta aqui na Caiman parece estar ficando cada vez mais tranquila. Os avistamentos desses animais melhoraram dramaticamente nos últimos meses. Acima, uma fotografada durante o dia.
Jabuti – são encontradas nas regiões um pouco mais altas e portanto mais secas. Frequentemente os encontramos durante caminhadas por aqui.
Gibóia – uma cobra magnífica. Podem crescer bastante e são encontradas normalmente tamando sol. Não são venenosas e matam suas presas por constrição.
Tamanduá Mirim – Esses são difíceis de serem vistos. Mas os que os veem, com certeza não os esquecem.
Tatú Peba – são encontrados por praticamente toda a área da Caiman. Quando esta muito calor os encontramos tomando banho de lama. Se quiser ver cenas engraçadas desses animaizinhos clique ao lado: here.
Capivara – o maior roedos do Mundo. Frequentemente falamos delas nesse blog.
Macaco Prego – Essa é uma das duas espécies de macacos encontrada aqui. A outra é bem maior, os Bugius.
Jacarés – Essa espécie é muito mais dócil do que os crocodilos encontrados na África ou os jacarés dos Estados Unidos. Assim que as águas começam a secar encontramos centenas deles tomando sol nas beiras das lagoas. Para ver mais imagens de jacarés aqui na Caiman, clique ao lado: here.
Onça Pintada – A estrela do Show
Para ver belas imagens de pássaros aqui do Pantanal, clique ao lado: here.
Escrito e fotografado por: Adam Bannister
Acompanho e admiro muito o trabalho do Projeto Onçafari e só à título de colaboração gostaria de informá-los que a cobra que aparece nesse último post é uma sucuri e não uma gibóia como diz o texto. Muito obrigada e continuem com esse trabalho tão, tão interessante.
Adoro Pantanal!!! Sou louca para conher
boa noite qual o numero de onças pintadas em todo pantanal.. tem como tira elas da extinçao ….