Onças comem quase que qualquer coisa. Um estudo feito na região, onde esta situado o Refúgio Ecológico Caiman, em 2003-2004 copilou uma lista de coisas encontradas nas fezes de onças pintadas. Uma dieta variada é prova da capacidade de adaptação desses felinos. Leopardos na África são considerados os felinos com dietas mais variadas com quase 100 animais diferentes formando suas dietas. As onças não ficam muito atras… 85 espécies de presas!

Onças pintadas tem preferencia por mamíferos como presas. Na maior parte do Pantanal cria-se gado e portanto os bois estão entre as presas das onças pintadas. Aqui se cria gado a mais de 200 anos então podemos dizer que o gado já faz parte do dia a dia das onças. O gado faz parte da paisagem por aqui assim como as acácias fazem parte da paisagem nas savanas africanas.

Presas com mais de 15Kg representam cerca de 60% da dieta das onças. No estudo, a presa mais comum foram as capivaras (31%) seguidas dos jacarés (20%). Outra espécie que constitui grande parte da dieta são os cervos do Pantanal (11%).

The Capybara is a crucial component in a Jaguars diet

A capivara é essencial na dieta das onças pintadas.

I believe that the carcasses of Caiman are often dragged into the deep thickets and forests, this results in us hardly ever finding their remains.

As carcças de jacarés são frequentemente arrastadas para a mata fechada, o que as tornam difíceis de serem achadas por nós.

O estudo tbm tentou mostrar se o gado estava tendo impacto nas populações de onças pintadas. Descobriram que apesar da abundância de gado na região, 18 vezes maior que outras espécies selvagens, o gado representava 28% das prezas, representando menos de 20% da biomassa consumida. Um consumeo bem menor do que se assumia previamente, dado a quantidade de bois. O estudo mostrou que sem dúvida a população de animais selvagens pode suportar as onças pintadas e que elas não precisam do gado para sobreviver.

É claro que as chances de se achar uma carcaça de boi é muito maior do que as chances de se achar uma carcaça de capivara. Os peões tbm nos ajudam a achar carcaças e com certeza estão mais atentos a procurar carcaças de bois do que de outras espécies silvestres.

Black Vultures pick away at the decaying carcass of a young cow. This bull was killed a week before this was taken.

Urubus consumindo uma carcaça de boi. Esse boi foi caçado uma semana antes da foto ter sido tirada.

Cowboys doing their thing,,,rounding up the cattle

Peões buscando o gado.

Apesar da maioria das carcaças que achamos aqui na Caiman ser de gado, precisamos entender que isso é apenas uma fração do que as onças pintadas realmente comem.

A Tapir...the heaviest land mammal in South America

Anta, o mamífero terrestre mais pesado da Ámerica do Sul.

A heard of White- lipped Peccary. When together in big numbers these animals can be quite intimidating.

Queixadas… quando em grupos grandes podem ser bem assustadores.

The Pampas Deer

Veado campeiro.

The Giant Anteater... remarked to be one of the more difficult animals to overpower.

Tamanduá bandeira, tem a fama de ser um dos animais mais difíceis de ser caçado pelas onças. Ele é muito forte.

Escrito por: Adam Bannister
Inspirado pela pesquisa de:

Cascelli de Azevedo, F. C. and Murray, D. L. (2007). Spatial organization and food habits of jaguars (Panthera onca) in a floodplain forest. Biol. Conserv. 137: 391-402.

Comentários

Envie sua mensagem