Essa semana os membros do Projeto Oncafari tiveram um avistamento incrível.  Naquela manhã haviamos rastreado um onça e achamos um boi que ela havia matado. A onça não estava na carcaça mas nela ainda havia muita carne. Decidimos voltar para a base, fazia muito calor naquele dia, e retornar a noite quando estivesse mais fresco e as onças mais ativas.

Após mais um lindo pôr do sol aqui no Pantanal entramos no carro e nos dirigimos em direção a carcaça pelos campos cada vez mais secos. A onça chegou na nossa frente. Quando chegamos ao local encontramos um macho se alimentando. Ele devia estar com tanta fome que parece nem ter percebido nossa chegada.

Era o filhote da Yara. Como podem ver nas fotos e vídeos abaixo ele já não é mais filhote, mas o nome continua esse por enquanto… Sua mãe, a Yara é uma das onças mais velhas que faz parte do Projeto. Acreditamos que ela tenha cerca de 13 anos de idade! Seu filhote nasceu na metade do ano passado. É impressionante como esses felinos crescem rápido. O que tbm foi muito bom ver foi a tranquilidade com a qual ele se portou na nossa presença. Se precisássemos de provas de que a habituação esta funcionando… Ali estaria ela…

In this picture you can clearly see the pronounced bite marks. We believe that these injuries were sustained in a fight with the large resident male of the area

Nessa foto da pra ver um machucado no pescoço dele. Acreditamos que o Fantasma, o macho dominante na Caiman, tenha sido o responsável por esses ferimentos.

He fed for close on half an hour. We were able to slowly move closer and closer until we were parked a mere 15 meters from this spectacular animal.

Ele se alimentou por cerca de 30 min. Aos pouco fomos nos aproximando e ficamos a 15 metros dele.

His facial features helped us to identify him as a young male jaguar, believed to have been born in August 2012

Suas pintas nos possibilitaram identifica-lo como o Filhote da Yara.

Hard to believe that this jaguar is roughly 14 months old.

Difícil acreditar que essa onça tenha apenas cerca de 14 meses de idade.

Escrito, fotografado e filmado por: Adam Bannister

Comentários

Envie sua mensagem