Skip to main content

Uma das maneiras que usamos para tentar encontrar onças pintadas aqui no Pantanal é simplesmente parando e ouvindo os sons que vem da mata. Para nós humanos percebermos uma onça andando pela mata é uma missão quase impossível. Elas andam como se fossem fantasmas. Porém os pássaros e os outros animais são muito mais alertas do que nós. Muitas vezes de posições privilegiadas, ou com um visão muito melhor que a nossa, eles conseguem enxergar esses fantasmas pintados.

Assim que percebem algo de errado eles emitem ruídos alertando os outros animais de que um grande felino esta por perto. Ainda existe muita discussão entre biólogos sobre o real motivo pelo qual eles emitem ruídos nesse caso. Estariam eles fazendo barulho para avisar a onça de que ela já foi vista e com isso alerta-la que ela perdeu o elemento surpresa? Será que é simplesmente para a onça deixa-los em paz? Ou será que é para o bem comum de todos os animais que vivem em determinada área?

Em resumo, será que as gralhas soam o alarme pra não serem comidas ou para avisar os outros animais?

Seja lá qual for o motivo isso é um fenômeno que acontece no mundo inteiro.. as prezas sempre fazem alarde quando avistam um predador! Sejam macaos fazendo ruídos quando veem um leopardo na África, veados alertando os outros sobre a presença de um tigre na India, babuínos quando avistam leões… O mesmo acontece com as onças no Pantanal. O truque é saber identificar em quais animais devemos prestar atenção.

No vídeo abaixo vc pode ouvir as duas principais espécies que prestamos atenção aqui no sul do Pantanal. Assista e aumente o volume. No começo vc pode claramente ouvir os ruídos emitidos por um Gavião-carijó. Depois vc vai ouvir o barulho de uma Gralha-pantaneira. Ambas as espécies estão alertas a presença desse lindo jovem macho de onça pintada.

Mas temos que prestar muita atenção pois as gralhas também emitem sons para um grupo de macacos pregos que estejam passando, “gritam” quando nos veem caminhando e etc… Ninguém disse que entender a língua dos animais era fácil!

Roadside Hawk

Gavião-carijó

Escrito e filmado por Adam Bannister