Tudo depende de qual parte do mundo você vem. Na África do Sul, consideramos porquinhos da Índia como animais de estimação bonitinhos e mantidos por crianças em gaiolas cheias de serragem como se fossem roupas de cama. Eles têm nomes como George, Fluffy e Banjo. No Equador, exatamente o mesmo animal é considerado uma grande refeição, apreciada com uma cerveja bem gelada. O mundo é realmente estranho.
Agora pegue um porquinho da India e encha-o de testosterona. Eventualmente você pode simplesmente transformar esse porquinho da Índia bonitinho em uma capivara. Bem, não realmente, mas quase….
A capivara é o maior roedor do mundo! Nativa da América do Sul, a capivara habita savanas e florestas densas e vive perto de corpos de água. Elas são extremamente sociais. Aqui no Refúgio Ecológico Caiman muitas vezes encontramos grupos de até vinte delas, felizes e “pastando” juntas. Do que exatamente você chama um grupo de capivaras? Você pode acreditar que em média elas tem 50 kg de peso e o recorde mundial é de 91 kg de puro roedor? Do seu jeito, não posso negar que elas são muito bonitas.

A capivara deveria ser capaz de viver até 10 anos na natureza, mas com alta predação elas têm a sorte se viverem 4 ou 5.
Em uma longa caminhada no Pantanal pode ser muito divertido parar e sentar-se calmamente em meio a uma família dessas criaturas peludas. Assista-as se alimentando e interagindo umas com as outras. Também vale a pena escutar… através de uma série de grunhidos incomuns elas estão sempre se comunicando umas com as outras. Eu acho que elas estão tentando tranquilizar o macho dominante de que ele ainda está no controle. Você vai perceber qual é esse macho … ele tem uma glândula muito estranha na parte superior do nariz. Elas são animais bem estranhos de fato mas adicionam grande valor para qualquer visita ao Pantanal.

Aqui você pode ver glândula na parte superior do nariz do macho. Supõe-se que essa glândula secreta uma substância que é utilizada para ajudar a marcar território

Capivaras gostam de nadar. Se você olhar bem para cara delas vai ver que o nariz, as orelhas e os olhos estão todos colocados no alto da face. Isto torna mais fácil sua natação.

Capivaras comem as próprias fezes. Isto ajuda a digerir a celulose no capim, que forma a sua dieta normal.
Escrito e fotografado por Adam Bannister