Tudo depende de qual parte do mundo você vem. Na África do Sul, consideramos porquinhos da Índia como animais de estimação bonitinhos e mantidos por crianças em gaiolas cheias de serragem como se fossem roupas de cama. Eles têm nomes como George, Fluffy e Banjo. No Equador, exatamente o mesmo animal é considerado uma grande refeição, apreciada com uma cerveja bem gelada. O mundo é realmente estranho.
Agora pegue um porquinho da India e encha-o de testosterona. Eventualmente você pode simplesmente transformar esse porquinho da Índia bonitinho em uma capivara. Bem, não realmente, mas quase….
A capivara é o maior roedor do mundo! Nativa da América do Sul, a capivara habita savanas e florestas densas e vive perto de corpos de água. Elas são extremamente sociais. Aqui no Refúgio Ecológico Caiman muitas vezes encontramos grupos de até vinte delas, felizes e “pastando” juntas. Do que exatamente você chama um grupo de capivaras? Você pode acreditar que em média elas tem 50 kg de peso e o recorde mundial é de 91 kg de puro roedor? Do seu jeito, não posso negar que elas são muito bonitas.
Em uma longa caminhada no Pantanal pode ser muito divertido parar e sentar-se calmamente em meio a uma família dessas criaturas peludas. Assista-as se alimentando e interagindo umas com as outras. Também vale a pena escutar… através de uma série de grunhidos incomuns elas estão sempre se comunicando umas com as outras. Eu acho que elas estão tentando tranquilizar o macho dominante de que ele ainda está no controle. Você vai perceber qual é esse macho … ele tem uma glândula muito estranha na parte superior do nariz. Elas são animais bem estranhos de fato mas adicionam grande valor para qualquer visita ao Pantanal.
Escrito e fotografado por Adam Bannister