Skip to main content

Isa, uma das onças monitoradas pelo Onçafari e estrela da coleção Preserve – Foto: Edu Fragoso

*Por Fábio Paschoal

O Onçafari se uniu ao Atelier Schiper com o objetivo de atrair mais olhares para a conservação do meio ambiente, dos animais e da flora do Pantanal. Dois anéis inspirados na história de duas onças-pintadas monitoradas pelo projeto (contaremos mais sobre elas no próximo post) são as estrelas da Coleção Preserve. “Fiquei muito feliz com a parceria! Uma porcentagem de cada joia vendida será doada ao Onçafari e esses recursos ajudam a salvar o Pantanal”, afirma Mario Haberfeld, fundador e presidente da ONG.

A ideia veio após uma viagem que Alessandra Schiper, diretora criativa da joalheria, fez à maior planície alagável do mundo: “A rica fauna e flora da região do Pantanal serviram de inspiração para a coleção Preserve. Através da minha arte quis chamar atenção das pessoas para aquele cenário. Em cada peça tem um pouco do que eu senti ao estar ali. Em gratidão quis devolver para a natureza um pouco do que recebi. Pesquisei algumas ONGs e me identifiquei com o Onçafari. A joia passa então a ter outro sentido: quem adquirir também estará contribuindo para a conservação da natureza.”

A Isa foi a inspiração para esse anel do Atelier Schiper, – Foto: Divulgação/Atelier Schiper

Os brincos, colares, pulseiras e anéis da Preserve nascem com formas geométricas que foram combinadas às curvas e contornos orgânicos, o que atribui vida e movimento único à coleção. Produzidas em ouro amarelo de 18K e com detalhes em rubi, esmeralda e ródio negro, as peças trazem animais brasileiros e elementos naturais transformados em peças únicas e exclusivas.

A Fera foi a inspiração para esse anel do Atelier Schiper, – Foto: Divulgação/Atelier Schiper

As joias podem ser encontradas nas lojas físicas da marca (no Rio de Janeiro e em São Paulo) ou pelo site do Atelier Schiper. Use o código promocional: preserve.oncafari para ganhar 10% de desconto na compra de qualquer item da coleção Preserve.

A Fera é irmã da Isa e também é monitorada pelo Onçafari – Foto: Edu Fragoso

Os recursos obtidos com a parceria serão destinados para custear os salários dos nossos biólogos, veterinário, guias e colaboradores que contribuem para que o Onçafari continue seu trabalho em 6 frentes diferentes:

  • Ecoturismo: habituação de animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos de safári para que eles sejam vistos com mais frequência e por mais tempo por turistas. É importante dizer que o processo não envolve métodos de domesticação (como o oferecimento de comida) e os felinos selecionados permanecem selvagens.
  • Ciência: Monitoramento do comportamento de animais frente à atividade de ecoturismo com o objetivo de avaliar o estado de saúde de cada indivíduo e fazer pesquisas em ecologia e fisiologia das onças-pintadas e lobos-guarás, aumentando assim o conhecimento científico sobre as espécies e potencializando sua proteção.
  • Social: Atuação direta com as comunidades locais onde nossos projetos estão inseridos. Fornecemos uniformes e materiais didáticos para alunos e professores em escolas locais, realizamos palestras sobre profissões que promovem ascensão social e disponibilizamos atendimento na área da saúde (odontológico, médico e veterinário) em comunidades próximas.
  • Rewild: Estruturação de projetos de pesquisa com foco em reintrodução de onças-pintadas na natureza, em parceria com o CENAP-ICMBio. Uma importante ferramenta para a recuperação de populações ameaçadas de extinção.
  • Florestas: Preservação de áreas de interesse ecológico. Mantemos propriedades que abrigam áreas de mata nativa ou em regeneração com o objetivo de protegê-las. Além de auxiliarmos na criação de unidades de conservação e áreas de proteção.
  • Educação: O Onçafari Education tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da biodiversidade, através de palestras, atividades de campo, filmes e eventos.

*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo do Onçafari e da GreenBond

Comentários