Esse era um sonho que tinha desde quando cheguei ao refúgio Ecológico Caiman.
Todas as manhãs saímos para procurar as onças. Aqui tem uma ponte chamada “Paizinho” que é um excelente lugar para procurar-mos pegadas ao amanhecer. Uma de nossas armadilhas fotográficas instaladas ali perto nos mostra que as onças passam muito por ali, mas raramente conseguimos avista-las enquanto cruzam a ponte para atravessar um pequeno riacho. Todo hóspede que visita a pousada obrigatoriamente passa por essa ponte várias vezes durante sua estada aqui na Caiman. Ela é uma das principais vias de acesso as estradas que dão acesso as pousadas.
Outro dia, a equipe do Projeto Onçafari estava trabalhando quando tivemos um dos melhores avisamentos de nossas vidas. O Fantasma, macho dominante da região, estava patrulhando seu território. Ele estava esturrando, demarcando sua área e andando rapidamente. Quando o avistamos a primeira vez ele ainda estava a mais de 1 Km da ponte do Paizinho, mas indo na direção correta. Resolvemos arriscar! O deixamos e fomos para a ponte na esperança de que ele a cruzasse. Na vida temos que correr riscos e deixar um avisamento de um belo macho de onça pintada para trás e ir para a ponte esperar sua passagem não foi algo fácil de se fazer, mas se ele viesse valeria muito a pena!!!
Chegamos a ponte, estacionamos nossa Mitsubishi na posição ideal e preparamos nossas máquinas fotográficas. Estávamos prontos. Agora só precisávamos esperar que ele colaborasse conosco. Meu coração batia cada vez mais forte com o passar do tempo.
Silencio…
Escuridão…
De repente pude ouvir sua respiração ofegante e seu andar pesado sobre a terra da estrada. Leguei nossa lanterna e olhei para a estrada.
Olhos brilhando!!!
Não conseguíamos acreditar que ele estava vindo… que ele estava na posição ideal para cruzar a ponte.
O Fantasma apareceu da escuridão e cruzou a ponte…
Após 6 meses aqui na Caiman consegui a foto que queria, a de uma onça pintada cruzando a ponte do Paizinho. E não foi uma onça qualquer… foi a Onça? Possivelmente uma das maiores do Pantanal!
Escrito e fotografado por Adam Bannister
Lido demais
Parabéns a vocês, testemunhar um acontecimento como esse é um privilégio
Parabéns !!! muito legal vê-la …enorme!!