Esse era um sonho que tinha desde quando cheguei ao refúgio Ecológico Caiman.

Todas as manhãs saímos para procurar as onças. Aqui tem uma ponte chamada “Paizinho” que é um excelente lugar para procurar-mos pegadas ao amanhecer.  Uma de nossas armadilhas fotográficas instaladas ali perto nos mostra que as onças passam muito por ali, mas raramente conseguimos avista-las enquanto cruzam a ponte para atravessar um pequeno riacho. Todo hóspede que visita a pousada obrigatoriamente passa por essa ponte várias vezes durante sua estada aqui na Caiman. Ela é uma das principais vias de acesso as estradas que dão acesso as pousadas.

Outro dia, a equipe do Projeto Onçafari estava trabalhando quando tivemos um dos melhores avisamentos de nossas vidas.  O Fantasma, macho dominante da região, estava patrulhando seu território. Ele estava esturrando, demarcando sua área e andando rapidamente. Quando o avistamos a primeira vez ele ainda estava a mais de 1 Km da ponte do Paizinho, mas indo na direção correta. Resolvemos arriscar! O deixamos e fomos para a ponte na esperança de que ele a cruzasse. Na vida temos que correr riscos e deixar um avisamento de um belo macho de onça pintada para trás e ir para a ponte esperar sua passagem não foi algo fácil de se fazer, mas se ele viesse valeria muito a pena!!!

Chegamos a ponte, estacionamos nossa Mitsubishi na posição ideal e preparamos nossas máquinas fotográficas. Estávamos prontos. Agora só precisávamos esperar que ele colaborasse conosco. Meu coração batia cada vez mais forte com o passar do tempo.

Silencio…

Escuridão…

De repente pude ouvir sua respiração ofegante e seu andar pesado sobre a terra da estrada. Leguei nossa lanterna e olhei para a estrada.

Olhos brilhando!!!

Não conseguíamos acreditar que ele estava vindo… que ele estava na posição ideal  para cruzar a ponte.

O Fantasma apareceu da escuridão e cruzou a ponte…

About to cross fence

walking through fence

Crossing the bridge1

Crossing the bridge2

Crossing the bridge3

Crossing the Bridge4

Crossing the Bridge5

Ghost in the Darkness

Ghost in the Darkness2

Após 6 meses aqui na Caiman consegui a foto que queria, a de uma onça pintada cruzando a ponte do Paizinho. E não foi uma onça qualquer… foi a Onça? Possivelmente uma das maiores do Pantanal!

Escrito e fotografado por Adam Bannister

Comentários

Envie sua mensagem