Skip to main content
GeralOnças-pintadasVida Selvagem

A primeira onça encontrada pelos “Trackers” africanos

Por 24 de agosto de 2013setembro 24th, 2019Sem comentários

Os “trackers” (rastreadores) Sul Africanos já ajudaram a encontrar onças no Refúgio Ecológico Caiman apenas 5 dias após sua chegada. Esperava-se que levasse algum tempo para eles se adaptarem, mas não… Richard e Andrea já chegaram, rastrearam e encotraram onças por aqui. Graças a eles mais hóspedes estão avistando esses magníficos animais.

De manhãzinha encontrei e segui as pegadas de um macho.  Quando ficou difícil de segui-las chamei os trackers no rádio e dez minutos depois eles já estavam seguindo as pegadas como se fossem cães rastreadores…

Tracks of a Male jaguar

Pegadas de uma onça pintada macho

Qualquer graminha fora do lugar era examinada. Qualquer pedrinha mexida era investigada como  a cena de um crime. Nenhuma pista era desconsiderada. Apenas 5 minutos depois e já estavam de novo na cola da onça. Mostrando muito conhecimento, os dois se comunicavam em silêncio e sumiram mata a dentro.

Eles estavam em busca do Fantasma das Florestas, a onça pintada.

Tracking a female Jaguar

Pegada de uma onça fêmea

Eles rastrearam por um terreno extremamente difícil. Após duas horas veio o sinal pelo rádio. Eles me pediram para encontra-los em um determinado local.

Por suas vozes eu já sabia que eles haviam conseguido. A equipe do Projeto Onçafari foi ansiosa até o local para saber das novidades.

Os trackers nos contaram a história de como haviam rastreado por mata fechada e áreas alagadas. Eles não tinham visto a onça mas encontraram o local onde ela havia se alimentado. Andrea e Richard nos levaram a um local onde havia uma pequena mancha de sangue no chão. Com barulhos e gestos eles nos contaram o que tinha acontecido. A onça havia arrastado sua caça para dentro da mata fechada, talvez para esconde-la dos urubus.

Nos preparamos para ficar no carro a cerca de 40 metros de distância. Ao cair do Sol de mais um magnífico dia aqui no Pantanal a onça apareceu. Ela voltou para se alimentar da carcaça. Tirando fotos e com sorrisos largos assistimos tudo. Sem ela se preocupar com nossa presença passamos mais de uma hora com essa onça.

A portrait of Andrea and Richard

Foto de Andrea e Richard

Continue nos acompanhando, em breve mais novidades ….

Yara, a sub adult Jaguar side on facing us at night

Uma das onças nos observando

Lhes convidamos a explorar os vários blogs e sites das propriedades e projetos involvidos nessa experiencia pioneira. Clique nos links abaixo para entrar:

Projeto Oncafari

Projeto Oncafari

Caiman Ecological Refuge

Caiman Ecological Refuge

Tracker Academy

Tracker Academy

Londolozi Game Reserve

Londolozi Game Reserve

Written and Photographed by Adam Bannister