Todas as manhãs saimos em busca de onças pintadas. Sempre checamos o solo em busca de sinais deixados na noite anterior. É como se fosse uma complicada caça ao tesouro. Frequentemente, nesse horário, cruzamos com pegadas do Fantasma, o maior macho aqui no Refúgio Ecológico Caiman.

The track of Fantasma resembles that of a lion in Africa. Here the water seeps through and collects in one of his tracks.

A pegada do Fantasma se parece com a de um leão. Nessa foto a água alagou a pegada dele.

Um dos motivos que demos o nome Fantasma a essa onça é que ela dificilmente é vista, apesar de estar em toda parte. Ela anda pelos campos e florestas como um fantasma. Deixa pistas de que esteve por lá, pegadas gigantes, carcaças de animais comidos e também aparece frequentemente em nossa armadilhas fotográficas.

Caught by the camera trap. In this picture you can clearly see the torn region on his lower nose.

Foto de armadilha fotográfica. Nessa foto da pra ver um ferimento em em seu focinho.

Pesquisas feitas em uma fazenda vizinha estimam que o território de um macho de onça pintada nessa região seja de 170 Km quadrados… O que é enorme! Somente quando se coloca essa área em um mapa é que se tem noção de quão gigante é o território que ele ocupa. O que também nos ajuda a compreender porque é tão difícil de encontra-lo frequentemente e também porque ele aparece em todas as armadilhas fotográficas que armamos.

Nossa equipe o encontra em média 4 vezes por mês. Mas quando o encontramos é sempre maravilhosos. Ele é gigante e cheio de músculos. A sua cara com cicatrizes sugere que ele seja velho, mas apesar disso ele ainda parece muito ativo. Certa vez já seguimos seus rastros, a pé, por 7km.  Acreditamos que ele seja o pai da maioria, se não de todos os filhotes que temos visto por aqui.

Mas a melhor coisa é que quando o encontramos ele sempre está super tranquilo. O que proporciona avistamentos excelentes. Como vc pode conferir no vídeo abaixo, ele é grande e confiante. É realmente um privilégio poder estar perto desse “fantasma das florestas”.

Fantasma has odd patterns for a Jaguar. His coat almost resembles that of a Leopard. He does not have the tell-tale spots in the centre of the rosettes. A feature that every other Jaguar that I have seen has. This picture shows just how short a Jaguars tail is!

As pintas do Fantasma parecem mais as de um leopardo do que as de uma onça pintada. Ele não tem pintas no meio das rosetas, como todas as outras onças que já vi.

He is one of the most relaxed Jaguars that we are currently viewing.

Ele é uma das onças mais tranquilas que encontramos.

Fantasma is a huge male Jaguar. We are not sure of his age, but I personally put him in the bracket of 11- 15. I may be way off the mark and would be fascinated to hear all your thoughts on his age!

O Fantasma é gigante. Não temos certeza de sua idade, mas eu diria que ele tem mais de 11 anos. Pode ser que eu esteja errado. Alguém tem alguma idéia?

Para os que acompanham nosso blog regularmente e viram um dos posts onde uma onça ignorou uma caracça fresca… bom era o Fantasma. Se vc não viu e quiser assistir ao vídeo, abaixo o link.

Escrito, fotografado e filmado por Adam Bannister

Comentários

Envie sua mensagem