Todas as manhãs saimos em busca de onças pintadas. Sempre checamos o solo em busca de sinais deixados na noite anterior. É como se fosse uma complicada caça ao tesouro. Frequentemente, nesse horário, cruzamos com pegadas do Fantasma, o maior macho aqui no Refúgio Ecológico Caiman.
Um dos motivos que demos o nome Fantasma a essa onça é que ela dificilmente é vista, apesar de estar em toda parte. Ela anda pelos campos e florestas como um fantasma. Deixa pistas de que esteve por lá, pegadas gigantes, carcaças de animais comidos e também aparece frequentemente em nossa armadilhas fotográficas.
Pesquisas feitas em uma fazenda vizinha estimam que o território de um macho de onça pintada nessa região seja de 170 Km quadrados… O que é enorme! Somente quando se coloca essa área em um mapa é que se tem noção de quão gigante é o território que ele ocupa. O que também nos ajuda a compreender porque é tão difícil de encontra-lo frequentemente e também porque ele aparece em todas as armadilhas fotográficas que armamos.
Nossa equipe o encontra em média 4 vezes por mês. Mas quando o encontramos é sempre maravilhosos. Ele é gigante e cheio de músculos. A sua cara com cicatrizes sugere que ele seja velho, mas apesar disso ele ainda parece muito ativo. Certa vez já seguimos seus rastros, a pé, por 7km. Acreditamos que ele seja o pai da maioria, se não de todos os filhotes que temos visto por aqui.
Mas a melhor coisa é que quando o encontramos ele sempre está super tranquilo. O que proporciona avistamentos excelentes. Como vc pode conferir no vídeo abaixo, ele é grande e confiante. É realmente um privilégio poder estar perto desse “fantasma das florestas”.
Para os que acompanham nosso blog regularmente e viram um dos posts onde uma onça ignorou uma caracça fresca… bom era o Fantasma. Se vc não viu e quiser assistir ao vídeo, abaixo o link.
Escrito, fotografado e filmado por Adam Bannister
Adam, seu trabalho é demais! Um privilégio!
Que liiiindo! Me emociono de ver o vídeo! Imagina ao vivo!!! Parabéns pelo trabalho!
Ele é simplesmente maravilhoso! Um verdadeiro rei das florestas tupiniquins…