Estávamos pacientemente aguardando uma onça pintada fêmea sair do mato. Havíamos encontrado ela usando a telemetria / sinal de VHF em uma mata bem fechada. Apesar de não conseguirmos vê-la, o beep, beep, beep do receptor de sinal de VHF indicava que ela estava lá. Ela é uma das duas onças fêmeas que estão sendo monitoradas pelo CENAP e Projeto Onçafari no Refúgio Ecológico Caiman através de um colar com GPS e transmissão via satélite. A mata era bem densa então não havia nada a ser feito a não ser esperar. Apagamos as luzes e esperamos em silêncio.
Com a luz da lua cheia, mesmo com os faróis desligados, podiamos ver se alguma coisa se movimentasse ali por perto. Passou-se meia hora. “Ela deve ter dormido!”
De repente vimos um movimento a nossa direita. A 180 graus de onde vinham os beeps. Devagar peguei e liguei o cilibin.
Não conseguia acreditar no que estávamos vendo…
Uma jaguatirica arrastando uma siriema. Jaguatiricas são noturnas, escalam árvores muito bem e caçam muitos pássaros. Porém siriemas são passaros relativamente grandes e assistir a este episódio foi fantástico.
Rapidamente peguei minha câmera com uma mão e segurando o cilibin na outra consegui bater quatro fotos. Abaixo estão elas…
A jaguatirica olhava para a mata, a mesma área onde a onça estava dormindo. Em poucos segundos ela sumiu na mata com o pássaro na boca.
Deixamos o local muito felizes em ter tido esse avistamento incrível.
Na manhã seguinte fomos até lá investigar. Achamos rastros tanto da onça quanto da jaguatirica, mas apenas uma das penas da pobre siriema! Será que a onça comeu a siriema antes que a jaguatirica pudesse aproveitar a refeição?
Escrito e fotografado por Adam Bannister
Lindo!
Que satisfação a oportunidade de fotografar esse animal maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!